Qual a ferramenta certa para o seu negócio: API de WhatsApp ou WhatsApp Business? Venha entender as diferenças entre elas e descobrir essa resposta!
Na dúvida se utiliza uma API de WhatsApp ou o WhatsApp Business no seu negócio? Neste artigo, te explicaremos as diferenças e vantagens de cada uma dessas ferramentas e te ajudaremos a tomar essa decisão. Então, venha com a gente e acompanhe a leitura até o final!
Primeiro, vamos entender a diferença entre WhatsApp e WhatsApp Business
Você provavelmente já sabe que existem versões diferentes do nosso mensageiro favorito. Mas você sabe exatamente qual a diferença entre eles? A gente te explica!
Simplesmente “WhatApp” é o nome da versão original e mais antiga do app de mensagens que invadiu nosso dia a dia.
Ele foi lançado em 2009 e de lá para cá se tornou o aplicativo de comunicação mais utilizado pelos brasileiros. Está baixado em 99% dos smartphones do nosso país e no mundo já soma mais de 2 bilhões de usuários!
Seu propósito é a troca de mensagens instantâneas e online entre amigos, familiares e outros contatos próximos. Ou seja, ele é uma espécie de evolução do MSN ou ICQ.
É claro que com o fenômeno da digitalização e a popularidade que o app ganhou, seu uso não ficou restrito às relações pessoais. Logo o “zap” passou a ser usado para comunicações e atendimentos comerciais.
E esse comportamento inspirou o próprio WhatsApp a criar uma versão voltada para essa demanda: o WhatsApp Business.
WhatsApp Business
O WhatsApp Business é a versão comercial do aplicativo que foi lançada em 2018. Em pouco tempo, ela se tornou uma verdadeira ferramenta de negócio ao oferecer recursos interessantes para atendimento, fidelização e vendas.
Portanto, além dos recursos já conhecidos do WhatsApp, a versão Business trouxe métricas, automações, catálogos e outros upgrades pensados para o uso corporativo. E, ainda, conta com medidas de segurança reforçadas para manter as trocas entre marcas e consumidores resguardadas e confiáveis.
Vantagens do WhatsApp Business em relação ao WhatsApp
Vamos, então, descobrir as vantagens que o WhatsApp Business oferece para os negócios comparado com a versão padrão do WhatsApp?
- Criação de um perfil comercial – O WhatsApp Business permite criar perfis comerciais, o que garante mais credibilidade e profissionalismo para as empresas que o utilizam.
- Facilidade para exibir produtos – Por ter um foco comercial, o WhatsApp Business também tem um recurso de catálogo. Nele, o usuário pode cadastrar nomes, fotos e preços de produtos ou serviços, criando uma vitrine virtual para sua marca.
- Estatísticas valiosas para análise – Outra funcionalidade vantajosa do WhatsApp Business é o menu de estatísticas. Nessa área, o usuário acessa dados como a quantidade de mensagens enviadas, entregues, lidas e recebidas, entre outros. Assim, ele tem um panorama da interação com seu público e suas estratégias, e pode direcionar suas ações futuras.
- Etiquetas organizadoras – O WhatsApp Business conta com etiquetas organizadoras que permitem categorizar os contatos e segmentar os atendimentos de forma personalizada.
- Automação de mensagens – Os recursos de automação de mensagens do WhatsApp Business permitem que as marcas não deixem seus clientes esperando por respostas. Os consumidores recebem mensagens pré-programadas que agilizam seu atendimento até você estar disponível para ver e responder apropriadamente à mensagem.
Resumindo: o WhatsApp Business é mais completo e apropriado para demandas comerciais, garantindo os recursos e oportunidades que as marcas precisam. Mas será que o WhatsApp Business por si só é suficiente? É disso que falaremos a seguir!
E a API de WhatsApp? Qual seu principal diferencial?
Além da versão Business, há a API de WhatsApp, uma versão integrável a outros sistemas, como seu ERP, por exemplo.
Ou seja, a API de WhatsApp representa um passo adiante, em que as funcionalidades do WhatsApp são levadas para dentro do sistema de gestão e integradas a outros processos e departamentos do negócio.
Essa integração com outros sistemas é o principal diferencial que a API de WhatsApp oferece em relação às suas outras versões. A partir dela, é possível potencializar ainda mais as vantagens e usos do WhatsApp dentro das organizações.
WhatsApp Business x API de WhatsApp: qual escolher?
Como vimos, o WhatsApp Business e a API do WhatsApp são opções para empresas que desejam usar o WhatsApp como canal de comunicação. Ambas têm vantagens e desvantagens, que listamos a seguir para te ajudar a tomar uma decisão:
Vantagens e desvantagens do WhatsApp Business
O WhatsApp Business é uma versão comercial e profissional do aplicativo, conta com recursos nesse sentido (automações, métricas, catálogo, etc.) e é gratuito.
Por outro lado, não oferece integração com outras ferramentas de atendimento, não pode ter sua interface personalizada e tem limitações com relação à quantidade de usuários simultâneos e mensagens que podem ser enviadas.
Vantagens e desvantagens da API de WhatsApp
Já a API de WhatsApp, olhando para as suas possibilidades e vantagens:
- Pode ser integrada a outras ferramentas, como ERP, CRM, sistemas de automação e outras;
- Não tem limitações de mensagens;
- Comporta múltiplos usuários simultâneos;
- Permite a personalização da interface e criação de features, como chatbots;
- É possível automatizar grande parte dos atendimentos rotineiros;
- Garante escalabilidade, agilidade e eficiência para o atendimento;
- Gera autonomia e satisfação para o consumidor;
- Abre as portas para o WhatsApp Marketing.
É claro que todas essas possibilidades requerem um investimento financeiro para sua implementação e uso. No entanto, ao optar por uma aplicação completa, é possível ter o que chamamos melhor custo-benefício e retorno sobre investimento!
Como desvantagem, algumas APIs de WhatsApp podem envolver um processo de integração mais complexo e não oferecer recursos nativos para criação de perfil comercial e catálogo de produtos. Entretanto, este não é o caso da solução que vamos te apresentar agora…
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- Catálogo de Produtos;
- Envio de Notas Fiscais pelo WhatsApp;
- Automação no envio de cobranças, boletos, avisos de vencimento e inadimplência;
- Realização e lembretes de agendamentos;
- Solicitações de segundas vias de faturas;
- Acompanhamento de entregas;
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