Descubra como a API Pix do PlugBank pode abrir novos caminhos para o crescimento da sua software house e otimizar a gestão de cobrança de seus clientes!
Que a inovação anda de mãos dadas com o crescimento dos negócios você já sabe. Mas já considerou como a adoção de recursos de cobrança via Pix pode impactar positivamente a rentabilidade dos seus softwares, gerando mais uma fonte de receita para a sua Software House?
Estamos falando da implementação de uma API Pix e da cobrança via QR Code Pix para os clientes do seu ERP, que levarão a gestão de cobranças dos seus clientes a outro nível e irá aumentar o valor percebido pelo seu cliente do seu sistema na parceria que você tem com ele.
Então, acompanhe a leitura até o final para entender exatamente como a cobrança via Pix funciona, as vantagens que ela oferece para você, seus clientes e os clientes do seus clientes, e como tirar essa oportunidade de negócio do papel!
A revolução dos pagamentos e cobranças Pix
Falou em Pix, falou em revolução. E isso não é diferente quando o assunto é a cobrança via Pix. Inicialmente, logo após o lançamento e implementação desse sistema, os pagamentos via transferência passaram a poder ser realizados de forma instantânea e muito mais prática.
Rapidamente, o “Faz um Pix!” caiu nas graças da população ao reduzir os custos, a burocracia e o tempo de processamento das transações monetárias.
Pouco tempo depois, novas modalidades de transação baseadas em Pix foram incluídas no portfólio das instituições financeiras para atender às necessidades do público Pessoa Jurídica.
O QR Code do Pix dinâmico, um dos grandes destaques entre elas, possibilitou que o Pix se tornasse um meio de pagamento e cobrança oficial, tal qual o boleto bancário.
A partir dessa nova modalidade de Pix, os usuários podem emitir guias de cobrança via Pix, ou exibirem um QR Code exclusivo de uma transação financeira, configurando não apenas um valor da transação específico, mas uma data de vencimento, prazo de expiração do pagamento, condições de juros, multas e descontos, bem como dados sobre o produto ou serviço a ser pago e identificadores que possibilitam a conciliação.
E essa modalidade de Pix com QR Code Dinâmico não está disponível no Internet Banking, ou em um sistema gratuito que é possível baixar da internet: Ou o estabelecimento opta por utilizar a maquininha de cartão de crédito – que possui tarifas mais altas – ou ele precisa de um sistema integrado com sua instituição bancária.
Vantagens de oferecer cobrança Pix no seu software
Conheça o que a implementação da cobrança via Pix garante para sua software house e seus clientes:
Segurança
O QR Code Dinâmico do Pix permite o processamento de uma única transferência. Ou seja, a cada nova transação, um novo QR Code deve ser gerado. Isso torna a cobrança via Pix rastreável e muito mais segura contra fraudes, inadimplências e erros como pagamentos em duplicidade.
As cobranças via Pix também são protegidas e autenticadas com o que há de mais avançado em tecnologia fintech e o respaldo de todos os meios de pagamento e funcionalidades do próprio Pix que antecederam esse tipo de operação.
E essa vantagem se estende para todos os agentes envolvidos: pagadores, recebedores, instituições financeiras e empresas intermediárias.
Além disso, a cobrança via Pix oferece os mesmos recursos de garantia e protesto do boleto, mais características que contribuem com a segurança dos usuários desse modelo.
Liquidação imediata
A grande vantagem e diferencial das modalidades do Pix é a liquidação instantânea das operações, a tecnologia do Pix se destaca pela agilidade.
Além disso, é um meio de pagamento alternativo ao boleto, costumeiro dos e-commerces e estabelecimentos comerciais para diversos trâmites e negociações, evitando pagamentos com atrasos e menos tempo de espera na entrega e disponibilização de produtos ou serviços para os consumidores/contratantes.
Portanto, investir na cobrança via Pix é sinônimo de dinheiro na conta e facilidade na gestão do fluxo de caixa para os negócios.
Economia
As cobranças via Pix possuem custos menores comparados aos meios de pagamento tradicionais e a agilidade, praticidade e segurança desse sistema confirmam seu custo-benefício.
Facilidade para conciliar
Para quem cobra, o Pix reduz o tempo gasto em conferências e conciliações, deixando de ser necessários os esforços na conciliação manual dos pagamentos feitos por pix fora do sistema.
Isso também retoma a vantagem de segurança, pois o empreendimento tem maior segurança ao registrar todos os pagamentos recebidos por Pix diretamente dentro do sistema de gestão, e não em diversos processos externos, descolados do ERP.
Essa facilidade fortalece sua gestão de cobrança, otimiza a experiência de pagamento dos clientes e permite um recebimento instantâneo, sem restrição de dias ou horários.
Abre portas para a inovação
Além de transformar o Pix em um verdadeiro documento de cobrança, o QR Code Dinâmico promove a conciliação automática de pagamentos. Afinal, ele pode ser vinculado a Notas Fiscais, softwares de gestão e outras ferramentas de integração e automação.
Em paralelo, a implementação da cobrança via QR Code Pix serve de base para uma série de outras modalidades, como o Boleto Híbrido e o Pix Garantido. Ou seja, amplia as possibilidades de pagamento, o que beneficia seu sistema, sua software house, seus clientes e os clientes deles.
Estratégias para aumentar sua rentabilidade
Ao incluir as cobranças via Pix no seu portfólio de soluções financeiras, existem diferentes estratégias que você pode adotar para aumentar sua rentabilidade.
A primeira e mais óbvia é integrar essa funcionalidade ao seu software de gestão financeira e utilizá-la como um diferencial para potencializar o valor e as vendas desse seu produto.
Outra alternativa é oferecer essa solução combinada com o seu sistema ERP, tornando-o ainda mais completo, competitivo e indispensável. Ou seja, você poderá tanto conquistar novos clientes quanto manter aqueles que já possui.
Além disso, você pode integrar também uma conta transacional aos seus serviços e traçar, a partir disso, uma estratégia de tarifas para lucrar com as transações Pix de cada cliente. Ou, ainda, disponibilizar um aplicativo para que eles possam acompanhar as movimentações e fazer consultas e resgate de valor.
Antes de colocar qualquer uma dessas estratégias em prática, porém, é preciso dar o primeiro passo: contar com a API Pix do PlugBank e todos os recursos, homologações e automações que reunimos nela especialmente para fortalecer o seu software:
API Pix: o papel do PlugBank da Tecnospeed
Uma API Pix é a solução ideal para incluir o Pix como meio de pagamento disponível no seu software ou estabelecimento. E a API Pix do Plugbank da Tecnospeed é a escolha certa para fazer parte dessa revolução da cobrança via Pix que comentamos até aqui.
Ela depende somente de uma integração para ser implementada e te libera de diversas etapas burocráticas e homologações complexas. Além disso, garante eficiência operacional e otimiza o tempo, os recursos, os lucros e os resultados – para sua software house e seus usuários!
Com esse recurso, seus clientes poderão:
- Fazer o registro do Pix diretamente no banco;
- Consultar o status dos pagamentos;
- Gerar e imprimir QR Codes Pix;
- Incluir o QR Code do Pix nos seus boletos;
- Configurar o envio de Webhooks para automatizar o processo de cobrança.
Precisa falar mais alguma coisa? Se quiser, confira neste link mais informações sobre a API Pix do PlugBank.
E para continuar se aprofundando, confira também o que o cliente do seu software espera das funções de cobrança no seu ERP e como ter várias formas de pagamento no ERP impacta o cliente final.