Esteja à frente da concorrência e descubra o que fazer para oferecer a cobrança no ERP completa ainda hoje!
Se você desenvolve softwares há algum tempo, sabe que é preciso manter o sistema atualizado com as novidades do mercado.
Possibilitar a cobrança no ERP é um desses recursos que os clientes vêm demandando cada vez mais, principalmente com novos meios de pagamento como o Pix, por exemplo.
Afinal, no dia a dia, as pessoas precisam de uma plataforma que opere cobranças de maneira segura, rápida e que seja fácil de usar.
Na TecnoSpeed, estamos sempre atentos às necessidades de pessoas desenvolvedoras e software houses.
Por este motivo, compilamos a seguir informações sobre o que o cliente do seu ERP espera das funções de cobrança no seu sistema, e como manter seu produto competitivo dentre tantas opções no mercado. Acompanhe!
O desafio de gerir cobranças no negócio
Ter uma boa gestão de cobranças em uma empresa é tarefa árdua pelos inúmeros processos e informações que envolvem a atividade.
Afinal, não basta só cobrar: é preciso validar os dados, enviar as informações de pagamento, gerenciar riscos de inadimplência, monitorar os processos para evitar cobranças abusivas ou indevidas, e organizar os documentos para os setores responsáveis.
Por isso, é essencial que o seu cliente tenha, por meio do seu software, uma tecnologia que apoie e automatize a rotina de quem trabalha com cobranças.
Oferecer as ferramentas certas vai poupar tempo e dor de cabeça ao seu cliente, além de melhorar o relacionamento dele com o usuário final.
Gestão financeira no sistema
Centralizar a gestão financeira no sistema é um requisito para qualquer empresa que deseja saúde e escalabilidade do negócio.
Ao apresentar o módulo financeiro do seu ERP ao cliente, a expectativa vai além de um fluxo de caixa ou PDV básico.
Decisões de alto impacto podem vir de relatórios financeiros gerados em tempo real. Para isso acontecer, é necessário ter um software com o máximo de automatizações possíveis: tanto em processos como conciliação bancária quanto na cobrança de contas a receber.
Além disso, os dados no sistema devem estar sempre atualizados até mesmo para o relacionamento com o cliente final.
Erros na cobrança, por exemplo, podem levar a problemas judiciais, reclame aqui, reclamações e insatisfações, ruídos na experiência do cliente.
Por exemplo, um cliente que realiza o pagamento, mas não é feita a baixa correta da cobrança, este cliente poderá sofrer um bloqueio do serviço, mesmo tendo pago por ele.
O que o cliente do software realmente espera do ERP no quesito cobrança?
Para trazer valor aos seus clientes, seu software precisa ter funcionalidades completas quando falamos de cobrança. Isso porque as contas a receber são, sem dúvida nenhuma, o ponto prioritário de qualquer negócio.
Entenda a seguir o que considerar para seu módulo de cobrança:
Centralize a cobrança no ERP, incluindo Pix
Automatizar o faturamento inclui centralizar a cobrança em um só lugar, inclusive com meios de pagamento novos, como o Pix. Afinal, ter cobranças separadas do sistema pode incorrer em fraudes, desvios de dinheiro, erros em relatórios e informação descentralizada.
Para ter um módulo básico, considere as formas de pagamento mais utilizadas pelos brasileiros, como boleto, cartões e Pix.
Cada uma possui sua especificidade: o Pix, por exemplo, pode ser via QR-Code, chave Pix ou até o Pix Cobrança, que é uma alternativa mais ágil e segura ao boleto bancário. A liquidação do Pix é imediata, diferente do boleto que leva de 1 a 3 dias úteis para ser compensado.
Lembre-se também de possibilitar o controle de taxas de cada meio de pagamento no seu sistema, e de garantir recursos antifraudes para manter a segurança da operação.
Construa uma boa experiência e usabilidade
Uma navegação confusa não causa problemas somente para o seu cliente. Ela também traz prejuízos para a sua software house.
Um sistema difícil de usar, sem uma jornada intuitiva e clara às pessoas usuárias, faz o suporte da empresa disparar, trazendo mais custos, além de que o fato de ter uma gestão de cobranças problemática, pode gerar outros problemas na experiência do cliente na ponta.
Além disso, as pessoas querem que o processo de contas a receber seja simples e fluido – afinal, é o que movimenta todo o negócio. Uma boa experiência vai render à sua organização um processo que se encaixa nas necessidades das pessoas usuárias, quedas na taxa de churn, mais engajamento e menos tempo de implementação.
Forneça relatórios gerenciais
Não é novidade: as empresas se movimentam em torno do lucro, ou seja, estão muito atentas ao faturamento. Mas para que este processo seja eficaz, é preciso fornecer ao cliente a visão gerencial das contas a receber. Para isso, insira no relatório informações como valores de entrada, valores referentes às taxas e o saldo líquido a ser recebido pela empresa.
Como este ponto é primordial para a gestão financeira da empresa, atente-se para oferecer não só a versão web dos relatórios, mas também a versão mobile deles. Caso seu software ainda não tenha dashboards versão mobile, veja neste artigo como integrar dashboards mobile ao seu ERP.
Não deixe seu cliente fazer cobranças Pix fora do seu ERP
Agora que você já sabe o que o seu cliente espera das funções de cobrança do seu software, temos uma notícia boa: você não precisa desenvolver tudo isso do zero!
A API PIX da TecnoSpeed pode te ajudar nessa!
Com apenas uma única integração, seu ERP estará preparado para gerar o QR-Code Pix e permitir o recebimento instantâneo para os seus clientes. Além disso, sua equipe não vai precisar se preocupar com burocracias, atualizações e regras dos bancos.
Nossa solução é quem faz tudo isso por você, desde o processo de homologação com as instituições financeiras, até a padronização da geração e recebimento do Pix. Conheça a API PIX da TecnoSpeed e deixe os clientes do seu software mais satisfeitos: Solicite uma demonstração da API PIX
Para explorar ainda mais as novidades que acontecem no mundo da tecnologia financeira, confira as atualizações do blog na categoria de conteúdos fintech.