Linguagem C# mobile: construindo aplicativos mobile para Software ERP em desktop.

Já pensou em levar a linguagem C# mobile para o seu sistema? Separamos alguns pontos que é melhor você prestar atenção, confira!


Se você é desenvolvedor de software ERP e tem a intenção de ampliar os horizontes do seu sistema diretamente para aplicativos mobile, esse artigo é para você!

É desafiador esse momento que todos os criadores de software no estilo Enterprise Resource Planning estão vivendo. Por mais que todos respirem tecnologia, planejar o desenvolvimento de um software de gestão continua sendo um maciço dever de proporcionar adaptabilidade e flexibilidade aos sistemas, para integrá-los aos novos projetos e demandas que o futuro nos reserva.

O ato de construir um sistema que trata do gerenciamento de recursos empresariais requer uma preocupação constante em transcender os padrões atuais, impulsionando o pensamento do desenvolvedor para construir software preparados para sempre acompanhar o futuro destas organizações em evolução.

Esse pensamento de evolução necessita estar alinhado à criação de sistemas expansivos e adaptáveis às novas gerações e às empresas 4.0, onde a demanda por mobilidade é cada dia maior.

Para alcançar essa demanda, a linguagem de programação utilizada deve permitir correlações tecnológicas e projeções do sistema ERP para dispositivos totalmente mobile, por exemplo.

E vamos, então, conversar um pouquinho sobre a linguagem C#.

Conheça a suíte de aplicativos móveis do PlugMobile.

Um pouco sobre C#

A linguagem de programação C# (intimamente chamado de C Sharp), é um dos dialetos de programação que atingiu um status muito popular! Essa linguagem foi desenvolvida pela Microsoft e é a principal linguagem do NET Framework, o framework criado para o desenvolvimento da Microsoft.

Orientada a eventos e orientada a objetos, a sintaxe da linguagem C# foi baseada em linguagem C++ e possui alguns aspectos provenientes de outras linguagens de programação, como Java e Object Pascal.

A C# permite o uso de uma sintaxe mais familiar aos desenvolvedores, porém, ainda gera inúmeras dúvidas quando trata-se da adaptação de sistemas à linguagem C# mobile.

Desafios C#

A linguagem C# é considerada multiparadigma. Em outras palavras, consiste em uma linguagem aberta à junção de mais de um paradigma de programação, fornecendo um framework maleável, onde o desenvolvedor poderá trabalhar com vários estilos de programação ao mesmo tempo.

Além disso, a C Sharp é uma linguagem multiplataforma, o que significa ser passível de desenvolver software para desktop, para plataformas web e também para aplicativos mobile.

Entretanto, sabe-se que tudo o que é considerado “multi” está sujeito a trazer “multidificuldades” em consequência, levando o programador a demandar mais tempo no desenvolvimento de novos projetos e na investigação mais aprofundada para o desdobramento do software dentro de novas tecnologias.

Veja algum desafios do mobile C#

Apesar de popular, o C# apresenta alguns desafios.

Desafio 01 – Aprendizado

Para programadores que estão se aventurando nesse universo do C# e que estão se preparando para transformar o seu software ERP com linguagem C Sharp em C# mobile, um dos primeiros desafios é conseguir compreender a própria raiz da linguagem.

Para conseguir alcançar o ambiente mobile para software ERPs portadores da linguagem C#, muitos dos profissionais acabam optando por percorrer um caminho mais longo para conquistar o domínio dessa linguagem: antes de realizar aplicações com C# mobile, muitos desenvolvedores iniciam sua jornada no aprofundamento das linguagens de programação que são correlatas e/ou semelhantes a linguagem C# mobile.

Exemplo dessas linguagens semelhantes são a Objective-C, Object Pascal, Java e Swift.

É claro que aprofundar seus conhecimentos em mais linguagens de programação lhe proporcionará um grande progresso em seus conhecimentos dentro da área da programação, mas isso não significa que irá facilitar a sua vida no momento de partir para o aprendizado da linguagem C# mobile e, principalmente, no momento de adaptar o seu software para o dispositivo móvel.

Sabemos que isso leva tempo, custos e uma alta dedicação, mas aprofundar seus conhecimentos diretamente na C# é, de longe, a opção mais viável e segura para este fim, evitando confusões e possíveis erros no decorrer do desenvolvimento da aplicação em C# mobile.

Desafio 02 – Custos e equipamentos

Outro desafio a enfrentar é o obstáculo existente relacionado ao sistema operacional utilizado dentro do equipamento móvel: iOS, Android ou o próprio Windows.

Por exemplo, a elaboração de software com linguagem C# para o sistema operacional iOS exige, obrigatoriamente, a utilização de equipamentos da linha Mac. Dessa maneira, para o desenvolvimento de aplicativos iOS não seria diferente, exige-se também um computador Mac, trabalhando em macOS.

Como cada sistema operacional possui suas próprias regras e comandos, seria necessário o desenvolvimento de C# mobile para o seu ERP em três versões, uma voltada ao Android, outra para iOS e outra para Windows. Esse fator triplicaria os custos do seu projeto.

Desafio 03 (É possível levar o C# em Mobile?)

Sim, é possível realizar a transição do seu ERP desktop para a versão mobile

Entretanto, manter os códigos do seu software juntamente com os códigos gerados na migração para o C# mobile torna-se mais um desafio a ser enfrentado no mundo da programação.

Veja os desafios ao trabalhar C# no mobile.

É possível mobile C# mas custará tempo, foco e atualização constante.

Conforme explicitado anteriormente neste mesmo artigo, a linguagem C# é multiparadigma e, por este motivo, podem acusar erros caso estes mesmos paradigmas não sejam utilizados de forma correta, dificultando a manutenção do código integrado.

Já está quase desistindo, não é mesmo?

Não fique apreensivo (a)! Continue lendo este artigo para conhecer uma outra possibilidade que lhe ajudará a desenvolver seu app ERP com linguagem C# mobile de uma forma muito facilitada.

Leve o Mobile para o seu ERP

Uma alternativa sensacional para o sucesso e para o desenvolvimento do seu aplicativo ERP é o sistema PlugMobile. O PlugMobile é a melhor solução para você, que possui um ERP em linguagem C#, pronto para transformar em C# mobile. 

Transforme o seu ERP em um App Mobile de uma maneira muito mais fácil! Leve seu ERP do desktop para o celular sem ter necessidade alguma de programar.

É isso mesmo que você acabou de ler! Não importa qual a linguagem de programação utilizada dentro do seu software. Com o PlugMobile nós podemos tornar realidade o seu ERP na versão mobile, sem ter a necessidade de programar!

Clique no botão abaixo e conheça o sistema que cria conexões mobile para ERPs.

Conheça o PlugMobile

E o melhor: é compatível com todas as linguagens de programação!

Conclusão

Não permita que o desenvolvimento do seu ERP versão mobile seja um processo desgastante, demorado e cheio de incertezas. Conheça o PlugMobile e deixe que cuidemos disso para você! 

E aí, já está pronto para criar o app do seu software?

Summary
Desafios C#
Article Name
Desafios C#
Description
A linguagem C# é considerada multiparadigma. Em outras palavras, consiste em uma linguagem aberta à junção de mais de um paradigma de programação, fornecendo um framework maleável, onde o desenvolvedor poderá trabalhar com vários estilos de programação ao mesmo tempo. Além disso, a C Sharp é uma linguagem multiplataforma, o que significa ser passível de desenvolver software para desktop, para plataformas web e também para aplicativos mobile.
Author
Publisher Name
TecnoSpeed
Publisher Logo
Formada em Publicidade e Propaganda. Atual responsável pela Casa do Desenvolvedor, a comunidade focada para desenvolvedores de software.

Artigos relacionados