Tempo de Leitura: 4 minutos

Descubra os benefícios de levar o .NET Framework para a sua empresa de software!


Já ouviu falar do .NET Framework? Ele também é conhecido como dotNET Framework e pode ajudar muito programadores, devs e software houses a alcançar melhores resultados

O termo já está presente na vida de vários desenvolvedores, mas há muitas dúvidas em torno do assunto, sobretudo quando se trata do framework da Microsoft.

O .NET frameworks é muito importante para aplicações de códigos e, por isso, é relevante compreender essa solução e saber como utilizar a tecnologia. Para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto, neste artigo você encontrará a definição, principais funcionalidades, aplicações, serviços e benefícios do .NET Framework. Confira!

O que é .NET Framework

O .NET Framework foi criado pela Microsoft e gerenciado pelo Windows, sendo um ambiente de execução com vários serviços disponíveis, direcionados principalmente para o desenvolvimento Web. Com esse framework, é possível reutilizar e reaproveitar códigos, além de ter várias funções interessantes para desenvolvedores. Nesse ambiente outsource, há componentes para criação em linguagens como C#, VB.NET e F# disponíveis.

Diferentemente do .NetCore, que é um cross-platform, o .NET Framework é usado somente para Windows, sendo, contudo, uma plataforma de utilização em que há interoperabilidade de linguagens. São várias as funcionalidades e benefícios do .NET, conforme disposto abaixo.

Principais funcionalidades

As principais funcionalidades do .NET Framework são:

  • Common Language Routine (CLR): manipula aplicativos em execução por meio de mecanismo de execução;
  • Biblioteca de Classes: É um acervo de códigos que já foram testados e que podem ser reutilizados nos aplicativos dos desenvolvedores;
  • Dispensa o uso de diferentes bibliotecas: o .NET Framework dispensa o uso de diferentes bibliotecas, pois ele já é pensado para as tecnologias Microsoft.

Também é importante notar que componentes não gerenciados, que carreguem o Common Languages Runtime em seus processos e que iniciem a execução de um código podem ser hospedados pelo .NET Framework.

Serviços que o .NET Framework oferece

São vários os serviços que o .NET Framework oferece, sendo os principais:

Gerenciamento de memória

Os programadores não precisam se preocupar em alocar e liberar memória em muitas linguagens de programação. Tampouco é necessário identificar o tempo de vida do objeto, pois o CLR em aplicativos neste framework da Microsoft possuem gerenciamento de memória que fazem isso.

Sistema de Tipo Comum

O sistema define os tipos básicos no .NET Framework, sendo comuns a todas as linguagens. Em outras linguagens de programação, quem estiver compilando é quem define os tipos básicos, o que torna a interoperabilidade mais difícil.

Biblioteca de classes abrangente

Os tipos disponíveis na biblioteca de classes são acessíveis a quem utiliza o .NET Framework, facilitando a manipulação de operações de programação de baixo nível e facilitando a rotina de programadores.

Estruturas e tecnologias de desenvolvimento

Há bibliotecas de áreas específicas para o desenvolvimento de aplicativos a partir do .NET Framework. Alguns exemplos são:

– ASP.NET para aplicativos WEB;

– ADO.NET para acessar dados;

– Windows Communication Foundation para apps de serviços;

– Windows Presentation Foundation para apps da área de trabalho do Windows;

E muito mais! Programadores terão muito mais facilidade para ferramentas do Windows com esse framework.

Interoperabilidade da linguagem

Com o Common Intermediate Language (CIL) disponível, o programador terá um código intermediário por meio do qual será possível criar aplicativos em diferentes linguagens, dando espaço para escolher a de preferência. A compilação no tempo de execução é feita pelo Commom Laguage Runtime, e as rotinas ficam acessíveis a várias linguagens.

Compatibilidade de versões

Na maioria das vezes, será possível executar aplicativos em versão posterior usando uma versão sem modificação do .NET Framework, mais uma vez facilitando o dia a dia do programador.

Multiplataforma

As bibliotecas de classes podem ser criadas pelos desenvolvedores em diversas plataformas desse framework nas quais a versão padrão seja suportada.

Banner blog - Ebook NF-e

Benefícios do .NET Framework

Há várias vantagens no .NET Framework e, justamente por isso, ele tem se tornado tão comum entre os devs. Como visto acima, esse framework facilita as tarefas dos programadores em vários aspectos, sendo a economia de tempo uma das maiores vantagens. Ele é uma plataforma de utilização que torna a execução, criação ou alteração de determinados códigos em biblioteca mais rápida e fácil.

Dessa forma, é mais fácil focar em fatores que agregam mais valor ao negócio de sua software house, tornando as rotinas mais simples uma tarefa fácil, rápida e prática de ser feita. Com acessibilidade a diversas linguagens, o .NET é uma excelente forma de poupar o tempo do programador, sendo os códigos disponíveis personalizáveis para que você possa inserir as funcionalidades que mais precisa. Ou seja, são muitas vantagens que tornam o .NET Framework uma excelente solução.

Saiba de todas as novidades no mundo da tecnologia

Assim como o .NET Framework, há vários conceitos e ferramentas da tecnologia que nem sempre estão claros. Com tantas possibilidades e novidades, fica difícil acompanhar tudo o que está acontecendo na área. Mas calma, a gente pode te ajudar. Em nosso blog, você encontra tudo o que há de novo – e de mais importante – no mundo da tecnologia! Aprenda sobre os conceitos fundamentais para a sua software house e esteja por dentro das novidades e tendências da tecnologia, entendendo como o seu negócio pode se beneficiar delas!

Continue acompanhando o nosso blog e esteja atualizado com o que há de mais importante no mundo da tecnologia. Aproveite e confira a importância do mobile em sua Software House

O .NET Framework é uma excelente solução para poupar tempo e melhorar os resultados do trabalho de programadores e devs. 

Trata-se de uma plataforma de desenvolvimento com diversas funcionalidades, havendo destaque para as bibliotecas de classes que poupam o tempo dos programadores e simplificam a rotina para que a sua Software House vá ainda mais longe. 

E para estar por dentro das soluções e ferramentas mais interessantes para a sua empresa de software, você não pode deixar de acompanhar nosso blog. 

 

Summary
NET Framework – Saiba mais sobre esse assunto e compartilhe em sua Software House
Article Name
NET Framework – Saiba mais sobre esse assunto e compartilhe em sua Software House
Description
Descubra os benefícios de levar o .NET Framework para a sua empresa de software!
Author
1 ComentárioFechar comentários

Deixe um comentário

Localização

Tecnospeed ©  2022. Feito com ❤ pelo time Tecnospeed.