Novidade: API PIX da Tecnospeed

A API PIX da TecnoSpeed CHEGOU! Mas você sabe por que ela é fundamental para a sua software house? Veja aqui.


Como já é de conhecimento de todos, o PIX é um novo meio de pagamento que está revolucionando o mercado, trazendo muito mais agilidade e comodidade para os usuários. A sua software house já está pronta para o PIX?

A fim de adaptar-se às novas tecnologias para oferecer facilidade e uma experiência de compra mais fluida em seu software, continue com a gente neste artigo! 

Quais são os caminhos das tecnologias financeiras? 

As novas tecnologias financeiras seguem transformando a maneira de concretizar negócios, trazendo simplicidade e agilidade aos processos e serviços.

Tecnologias inovadoras surgem a cada dia, contribuindo com maior velocidade, segurança e controle em relação às operações financeiras, nesse sentido, novos conceitos revolucionadores estão em discussão.

Conheça os destaques de 2021

Open banking: consiste no compartilhamento intenso de dados entre as instituições financeiras e outras organizações autorizadas pelo Banco Central.

O usuário poderá optar por compartilhar ou não as informações bancárias com outras instituições. O compartilhamento de informações como o histórico financeiro irá facilitar a análise de crédito e demais demandas do cliente.

Criptomoedas: o Banco Central está discutindo a possibilidade de emissão de CBDC (Central Bank Digital Currency), uma moeda digital oficial baseada em tecnologias blockchain. Caso seja implantada, todo o sistema financeiro será impactado e o governo economizará milhões com a redução de papel-moeda. 

Inteligência Artificial e Analytics: a IA já vem revolucionando todo o mercado, em relação aos serviços bancários, não é diferente. O distanciamento social vivenciado impulsiona o uso da tecnologia para o atendimento de demandas diárias, como chatbot, por exemplo.

Veja como a API PIX é fundamental para a sua software house ser competitiva.

O futuro dos meios de pagamento está no mobile, sua software house está pronta?

Quais são as tendências dos meios de pagamentos?

Se tratando propriamente dos meios de pagamentos, as principais tendências são: 

Pagamento via mobile: pagamento efetuado diretamente pelo smartphone, sem a necessidade de dinheiro em espécie ou cartão.  

QR code: é um código de barras bidimensional, o usuário aponta a câmera do celular para o QR code e é direcionado para a tela de pagamento.

Pagamento por aproximação: a tecnologia contactless realiza o pagamento sem a necessidade de inserir o cartão na maquininha e sem digitar a senha, apenas com a aproximação do mesmo. O pagamento também pode ser realizado com a aproximação do celular ou de pulseiras smart.

PIX: realiza transferências e pagamentos de forma instantânea, com o cadastramento da chave PIX na instituição bancária, a movimentação financeira acontece de forma muito mais rápida e simples. 

Saiba mais sobre as novas Funcionalidades do PIX 

O PIX é um método de pagamento já enraizado no dia a dia das empresas e dos consumidores. Além de agilidade, essa tecnologia proporciona maior controle sobre as transações e redução de tarifas bancárias. 

As novas funcionalidades visam atingir, principalmente, a empresa com foco em B2B.

PIX cobrança: com o lançamento previsto para março de 2021, lojistas, varejistas e prestadores de serviços poderão criar um QR Code impresso para receber pagamentos. Alguns bancos já disponibilizam APIs com essa finalidade, entretanto, como está inserida no app da instituição financeira não é possível integrá-la ao software empresarial. Mas não é motivo para desespero, o API PIX da TecnoSpeed está atento às novidades para que todos os recursos do PIX estejam disponíveis e integrados ao software.

Saque PIX: essa função possibilitará a transferência de recursos para um estabelecimento por meio do sistema de pagamento instantâneo e permitirá o saque do dinheiro transferido. Essa novidade está prevista para o segundo trimestre de 2021 e será útil para as pequenas cidades que não possuem caixa 24 horas.

PIX garantido: essa funcionalidade está prevista para o primeiro semestre de 2021, permitirá que o usuário faça transações como se fossem compras parceladas. A ideia é que seja uma alternativa ao cartão de crédito.

O impacto do PIX

O PIX já impactou todos os processos financeiros, tanto no universo corporativo, quanto na rotina das pessoas físicas. Trata-se de uma realidade imposta pela tecnologia a qual toda Software House precisa adaptar-se.

Ao disponibilizar esse meio de pagamento dentro do software com o API PIX da TecnoSpeed, você agrega ainda mais valor à sua marca e alcança novas oportunidades de negócio, mostrando-se atento e atualizado sobre as atuais necessidades do mercado. 

Aposte no futuro das Fintechs

Fintechs são empresas focadas em tecnologias financeiras. Elas trabalham constantemente para otimizar e inovar os serviços financeiros e apresentar custos operacionais reduzidos. 

Enquanto os bancos tradicionais insistem em reinventar o pacote de tarifas da conta-corrente, as Fintechs abrem o jogo e informam claramente o custo dos serviços prestados. Com essas práticas, os grandes bancos são forçados a reavaliarem a cobrança de tarifas bancárias sob pena de perder sua rentabilidade com a migração dos clientes para as Fintechs.

Veja mais sobre o futuro das Fintech no evento online, ao vivo e totalmente gratuito. Acesse: 

API PIX na Prática

API PIX da TecnoSpeed

Em prol do melhor atendimento ao cliente, a TecnoSpeed desenvolveu o API PIX, uma ferramenta capaz de integrar esse método de pagamento ao seu software e agregar mais esse diferencial ao seu produto.

Com esse recurso você pode fazer o registro do PIX no banco, consultar o status do pagamento do mesmo, fazer a impressão (QRCode dinâmico e estático) e configurar o envio de Webhooks para automatizar o processo de cobrança. Além disso, caso prefira registrar o PIX diretamente no banco, basta entrar em contato com o seu gerente de relacionamento e solicitar o acesso à API do PIX junto à instituição bancária. 

Com o API PIX da TecnoSpeed sua Software House pode oferecer a melhor solução ao cliente. 

Métodos, bancos e praticidade

Dentre os métodos de pagamentos e transferências disponibilizados pelos bancos estão:

TED: a transferência via TED (Transferência Eletrônica Disponível) é o método que permite a transferência interbancária de valores. Pode ser realizado nos dias úteis até às 17h e a execução efetiva costuma demorar até 30 minutos.

DOC: a transferência via DOC (Documento de Ordem de Crédito) é o método que permite a transferência interbancária de valores, sendo que seu processamento demora um dia útil e tem um limite de R$ 4999,99. 

Boleto: é um método de pagamento bancário no qual o emitente informa o valor, data, incidência de juros e multas. Caso não haja o pagamento o emitente pode executar a cobrança. Normalmente, o prazo de compensação do boleto é de até 3 dias úteis.

Cartão: é o método de pagamento que permite efetuar compras à vista e parceladas, sem a necessidade de carregar o dinheiro em espécie. Com o cartão as compras podem ser debitadas instantaneamente da conta corrente quando efetuadas na função débito, ou ter a cobrança por fatura mensal quando efetuadas na função crédito.

PIX: é o método de pagamento instantâneo, permite realizar transferências interbancárias e pagamentos a qualquer momento. Não há necessidade de aguardar os dias úteis e o horário comercial, gerando muito mais praticidade para o usuário.

Veja como as software houses podem se preparar para o PIX.

O PIX para empresas possuem diferenças se comparadas com pessoas físicas. Por isso, é fundamental possuir soluções que potencializam o negócio do seu cliente.

Por que utilizar o PIX?

O PIX funciona 24 horas, todos os dias, a transferência é imediata e a limitação de valor é personalizada pelo banco.

Em relação aos boletos, a modalidade dinâmica do PIX permite registrar informações do sacado, juros, multa, data de vencimento, data de expiração e se aceita ou não o pagamento após o vencimento.

Ao emitir um boleto deve-se considerar as taxas de emissão, de registro e de liquidação e a depender do valor cobrado, as taxas do PIX podem ser mais vantajosas, além disso, a compensação é imediata. 

O sistema do PIX é unificado, assim, para localizar uma movimentação não é preciso analisar todo o extrato bancário, proporcionando maior simplicidade e agilidade para o controle financeiro

Qual será o impacto para a Software House?

As mudanças no cenário econômico alteram as necessidades dos clientes, dessa forma, é preciso estar atento e adaptar o software para melhor atender ao cliente.

A nova forma de pagamento é mais uma alternativa para disponibilizar ao cliente final, que poderá escolher o método pelo qual deseja concretizar a compra.

Sem a integração desse método de pagamento ao software da empresa, quando o cliente realiza o pagamento via PIX, o valor entra em conta sem o devido registro, no sistema de gestão. Com a integração, todos os detalhes serão registrados, possibilitando maior controle sobre a gestão financeira da empresa.

Além disso, o dinheiro entra em conta de forma imediata, reduz a necessidade de dinheiro em espécie e os processos ficam muito mais ágeis.

Em prol da maior comodidade e praticidade para os seus clientes, o API PIX da TecnoSpeed possui integração com os principais bancos, possibilitando realizar pagamentos de forma muito mais rápida e simples.  Caso o seu banco não esteja em nossa lista, basta solicitar a liberação junto ao seu gerente de relacionamento e nos encaminhar as credenciais. A homologação será realizada sem custos.

Conheça mais sobre o API PIX da TecnoSpeed e leve mais essa forma de pagamento para a sua Software House!

Conheça a API PIX da Fintech

Conclusão

A oferta desse método de pagamento em seu software é uma necessidade imposta pelos avanços das tecnologias financeiras. Além disso, permite destacar-se da concorrência e atrair novos clientes.

Os benefícios oferecidos pelo PIX, menor custo, praticidade, recebimento rápido, possibilidade de pagar em qualquer hora do dia, inclusive em fins de semana, já conquistaram a adesão desse método por muitas empresas.

O boleto, cartão e as outras formas de transferências como TED e DOC não deixarão de existir, mas terão o PIX como uma alternativa para o lojista e o cliente.

Summary
Quais são as tendências dos meios de pagamentos?
Article Name
Quais são as tendências dos meios de pagamentos?
Description
Se tratando propriamente dos meios de pagamentos, as principais tendências são:  Pagamento via mobile: pagamento efetuado diretamente pelo smartphone, sem a necessidade de dinheiro em espécie ou cartão.   QR code: é um código de barras bidimensional, o usuário aponta a câmera do celular para o QR code e é direcionado para a tela de pagamento. Pagamento por aproximação: a tecnologia contactless realiza o pagamento sem a necessidade de inserir o cartão na maquininha e sem digitar a senha, apenas com a aproximação do mesmo. O pagamento também pode ser realizado com a aproximação do celular ou de pulseiras smart.
Author
Publisher Name
TecnoSpeed
Publisher Logo
Helen Cunha é bacharel em Marketing. Responsável pelas estratégias de mercado direcionado para Fintechs.

Artigos relacionados