Tempo de Leitura: 9 minutos

Está pagando para utilizar imagens de sites? Conheça neste artigo, 10 banco de imagens grátis para a sua empresa. Confira!

O uso de imagens por empresas se tornou comum, tanto para o marketing de conteúdo quanto para as redes internas da organização. Assim os bancos de imagens são uma opção que deve ser considerada na hora da produção de conteúdo.

Mas nem sempre esses bancos de imagens são gratuitos, não é mesmo? Pensando nisso, criamos esse artigo que vai ajudar você a aprofundar o seu conhecimento sobre bancos de imagens grátis e quais são os principais sites que podem te ajudar a consegui-las, de forma simples. 

Para entender melhor o que é banco de imagens, e tirar todas suas dúvidas: vem com a gente!

O que é um banco de imagens?

Os bancos de imagens são sites que disponibilizam fotos, vídeos, clipes, banners, ilustrações, desenhos e muitas outras ferramentas para o uso pessoal ou profissional.

A partir desse acervo, as empresas que utilizam os bancos de imagens podem produzir diversos materiais como: ilustrações em banners, posts para às redes sociais, imagens para o blog, figuras para o YouTube, landing pages, ebooks, infografias, jornais online e muito mais.

Quando se tem uma software House, é muito importante que sejam utilizadas imagens que passem uma boa impressão, além de mostrar que a sua empresa se importa com as tendências do mercado.

Desta forma, os bancos de imagens grátis garantem a diversidade e variedade do seu conteúdo. E o melhor, a sua disposição a qualquer momento.

Ou seja, o banco de imagens é importante para qualquer tipo de empresa, desde confeitarias até as software houses. Mas você deve estar se perguntando: “como um banco de imagens pode ajudar a minha empresa de software?” Vamos agora apresentar a você, a resposta para essa pergunta. Confira!

Como um banco de imagens pode ajudar a minha software house?

O banco de imagens ajuda sua software house a ganhar relevância. É um parceiro muito importante para o seu site ou blog, fundamental para alcançar mais público, vendas e contratos.

Além disso, ter um blog corporativo traz muitas vantagens:

  • Diferencial: Oferecer ao seu público mais uma plataforma para ele adquirir conhecimento, é uma ótima opção para aumentar a sua carteira de consumidores.
  • Mostrar a sua cara: O mercado precisa saber que a sua software house existe. Investir no blog e, de quebra, adicionar imagens gratuitas do banco de imagens é uma ótima ideia.
  • Posicione sua empresa: o posicionamento é o que o mercado vê da sua software house, isso quer dizer que as imagens inseridas no seu blog devem condizer com o que a sua empresa representa. Além disso, você deve analisar o que as concorrentes estão fazendo, para que o seu blog seja diferenciado.

Agora que você viu como o banco de imagens é importante para a sua software house. Vem com a gente entender o porquê e quais são as vantagens de usar o banco de imagens!

Porque usar o banco de imagens?

Com o banco de imagens a sua empresa tem várias vantagens. Quando fotos são usadas no blog, elas tem o poder de aumentar os acessos dos seus artigos! Confira as vantagens:

Possuem baixo custo

O banco de imagens grátis é uma boa sacada, pois se a sua empresa tivesse que fotografar, editar e fazer todo o trabalho manual, a tarefa ficaria cada vez mais trabalhosa e com mais gastos. Mas com o banco de imagens gratuito, você economiza e mantém fotos de qualidade no seu material.

Estão sempre disponíveis

Essa vantagem é de extrema importância! Você não precisa de um tempo determinado para ficar vasculhando até encontrar a imagem ou ilustração perfeita, basta clicar na barra de pesquisa e escrever o que procura. São diversas opções, para todos os gostos, tudo disponível para acesso a qualquer momento.

Oferecem imagens diversificadas

Como as imagens oferecidas pelos bancos são de autores diferentes, há uma grande variedade de perspectiva e lugares: paisagens, parques, comidas, esportes, pessoas de todas as tonalidades e idades, animais, antigas, atuais e muitas outras. 

São livres de direitos autorais

Quando você vai a qualquer site ou até mesmo ao Pinterest e pega uma imagem, pode estar infringindo uma lei de direitos autorais, mesmo que dê o crédito ao autor da foto.

Já nos bancos de imagens, a sua empresa poderá baixar essas imagens e fazer alterações de forma legal. Isso porque todas os materiais disponíveis são licenciados e autorizados pelos autores.

Contudo, é importante verificar as condições de cada site para realizar as alterações e se adequar ao meio em que vai divulga-la. 

Precisam de pouca edição

As imagens oferecidas por esses sites são de alta qualidade já que são produções fotográficas. Isso diminui o trabalho na hora de editar, precisando somente de cortes e retoques, se necessário.

Agora que você já sabe porque usar o banco de imagens grátis e quais são suas vantagens. Vamos para a parte mais esperada. Quais são os 10 bancos de imagens grátis para o seu negócio? Confira!

Principais Banco de Imagens Grátis?

Quando estamos fazendo um post para às redes sociais ou um artigo para o blog, precisamos conseguir imagens de fácil acesso e de maneira gratuita, o mais rápido possível! Pensando nisso, trouxemos para você 10 bancos de imagens grátis que vão ajudar a sua software house a encontrar as melhores figuras. Veja!

1- Nappy:

A representação étnica em imagens é essencial para formarmos uma sociedade cada vez menos preconceituosa. E para as empresas não é diferente, quando falamos em posicionamento, também incluímos a imagem que você coloca nas suas plataformas. 

Captura de tela do banco de imagens Nappy.
Página inicial do banco de imagens Nappy. | Imagem: Captura de tela

Com isso veio a Nappy, um banco de imagens destinado à população preta em diversos ambientes como: natureza, ambiente de trabalho, área recreativa e muitos outros. 

As fotos possuem alta resolução.

2- Pexels: 

Pexels conta com uma grande comunidade de fotógrafos, sendo uma opção para à procura de imagens abstratas e artísticas. 

Captura de tela do banco de imagens Pexels.
Página inicial do banco de imagens Pixels. | Imagens: Captura de tela

É gratuito tanto para o uso comercial, quanto pessoal. É possível alterar a imagem como quiser, porém, o site indica que o nome do autor da foto seja mencionado na publicação. 

3- Pixabay:  

O Pixabay conta com mais de 1.300.00 fotos, ilustrações, vídeos e imagens vetoriais disponíveis em alta qualidade (5184 x 3456, mas para ter acesso) será necessário o cadastro no site. 

Captura de tela do banco de imagens Pixabay.
Página inicial do banco de imagens Pixabay. | Imagens: Captura de tela

Aliás, o Pixabay é um dos únicos banco de imagens que tem a opção da sua versão totalmente em português. 

4- Freepik: 

Freepik é um banco de imagens que tem ilustrações, fotos, vetores, coleções e muitas variedades o que ajuda o seu material a ser diferente.

Captura de tela do banco de imagens Freepik.
Página inicial do banco de imagens Freepik. | Imagens: Captura de tela

É necessário dar crédito ao autor da imagem ou, se você preferir não citar, é preciso assinar o serviço pago.

5- Burst: 

Captura de tela do banco de imagens Burst.
Página inicial do banco de imagens Burst. | Imagens: Captura de tela

Sempre que você pesquisar um termo, o Burst automaticamente vai sugerir tags que possam te ajudar a achar o que procura. Tem uma versão em português, não é preciso direitos autorais. 

6- Freeimagens:

Freeimagens é um dos maiores bancos de imagem do mundo, sendo do mesmo grupo que Getty Images e iStock – site de imagens pagos. A pesquisa de fotos pode ser feita a partir de uma palavra-chave ou dentro de suas categorias.

Captura de tela do banco de imagens Freeimagens.
Página inicial do banco de imagens Freeimagens. | Imagens: Captura de tela

Para baixar as figuras é preciso o cadastro pelo Google ou Facebook e conferir as regras de uso para não ser pego de surpresa.

7- Picjumbo:

Captura de tela do banco de imagens Picjumbo.
Página inicial do banco de imagens Picjumbo. | Imagens: Captura de tela

Um banco de imagens que conta com fotos lindas e com alta resolução. O Picjumbo é gratuito, mas tem o plano premium com imagens exclusivas e também livre de direitos autorais.

8- Unsplash: 

Captura de tela do banco de imagens Unsplash.
Página inicial do banco de imagens Unsplash. | Imagens: Captura de tela

O Unsplash oferece 10 imagens exclusivas a cada dez dias quando você assina o plano premium. Ele também oferece muitas fotos de maneira gratuita, com alta qualidade, livre de direitos autorais.

9- Lifeofpix:

Captura de tela do banco de imagens Lifeofpix.
Página inicial do banco de imagens Lifeofpix. | Imagens: Captura de tela

Lifeofpix é atualizado semanalmente com novas imagens, além disso, disponibiliza os direitos autorais para qualquer uso, exceto para distribuição em massa. A maioria das fotos são focadas em natureza e paisagens, a pesquisa e por filtro.

10- Stocksnap: 

Captura de tela do banco de imagens Stocksnap.io.
Página inicial do banco de imagens Stocksnap.io. | Imagens: Captura de tela

O Stocksnap.io é um banco de imagens com tudo que tem direito imagens bonitas, domínio publico e busca é por palavra-chave.

Banco de imagens brasileiros

Além desses bancos de imagens grátis internacionais, também temos os bancos de imagens brasileiros. Que são tão bons quanto os já citados! Vamos conferir?!

Tem Que Ter:

O Tem Que Ter banco de imagens tem como finalidade trazer a temática LGBTQIA+ para as plataformas e assim dar visibilidade para a comunidade. 

Captura de tela do banco de imagens Tem Que Ter.
Página inicial do banco de imagens Tem Que Ter. | Imagens: Captura de tela

A falta de representatividade de pessoas LGBTQIA+ em propagandas, redes sociais, blogs e muitos outros meios é grande, e esse banco de imagens tem como proposta fomentar a representatividade e incentivar as marcas a adotarem essa responsabilidade.

Pulsar Imagens:

Já o Pulsar imagens é o mais completo banco de imagens brasileiro, contando com mais de um milhão de fotografias e vídeos em alta resolução, retratando a natureza, politica, população, cultura, arquitetura e economia. Essas imagens são fotografadas por mais de setenta fotógrafos premiados.

Captura de tela do banco de imagens Pulsar Imagens.
Página inicial do banco de imagens Pulsar Imagens. | Imagens: Captura de tela

Você já sabe quais são os 10 bancos de imagens grátis, que tal agora entender como escolher a melhor imagem para o seu blog? Confira no que ficar de olho quando falamos em fotos!

O que devo ficar de olho?

Quando falamos na utilização de imagens em blogs e redes sociais na sua Software House, existem pontos de atenção que a equipe de Marketing deve ficar atenta. Quando essas imagens são usadas de maneira errada ou mal escolhidas, podem acabar com o seu conteúdo.

Mas para que a sua equipe não fique desnorteada sobre qual caminho seguir, trouxemos aqui alguns tópicos que vão te orientar a saber no que é preciso ficar de olho quando o assunto é imagens. Vamos lá!

Imagens para não usar no seu blog

Ao falarmos sobre banco de imagens a figuras que não são adequadas para serem usadas nos blogs por algum motivo, mas quais são esses motivos? Vamos  mostrar eles agora!

Pessoas exageradamente felizes no escritório 

Essas pessoas extremamente felizes convencem você?

Não né! Esse tipo de imagem já caiu em desuso porque não são consideradas reais, mesmo que em muitas empresas esse espirito de felicidade seja uma realidade, como aqui, na TecnoSpeed 😃. Contudo, o uso dessas imagens não trazem um ar de naturalidade desejado para os artigos.

Foto que representa pessoas extremamente felizes.
Nesta imagem os colaboradores estão extremamente felizes, o que não traz um ar de naturalidade | Imagem: Envato Elements

Mas se você precisar usar uma dessas imagens, tente aquelas que demostram naturalidade.

Em baixa resolução ou dimensões aumentadas

Esse caso é muito frequente; a empresa vai ao banco de imagens, acha uma foto que gosta, e baixa! Sem ao menos uma procura rápida. 

Foto que representa como é ruim a imagem ser desfocada.
Essa imagem desfocada que não mostra a foto com uma boa qualidade | Imagem: Envato Elements

Não há  conferência das dimensões ou até verificam, mas, mesmo assim, adicionam a foto no artigo. Essa falta de verificação vai causar uma má impressão ao leitor.

Com marca d’água

A marca d’água é, geralmente, o nome do autor ou agência que a foto pertence. Ela aparece com frequência no centro da imagem ou em toda a sua superfície.

Imagem demostrando como a marca d'água prejudica a visibilidade..
As marcas d’água que tem nessa imagem, tiram o foco do leitor o que diminui o tempo da permanência dele, no artigo | Imagem: Envato Elementes

Nos bancos de imagens grátis essa marca d’água não existe, já que a sua empresa tem autorização para usar o material.

Mas quando se trata de um site que não é gratuito, você deve pagar para que a imagem não venha com a marca d’água.

Que não condiz com a sua empresa

A imagem pode ser a mais linda que você já viu, como um campo de flores ou um lindo entardecer na praia, mas ela se encaixa na identidade visual do seu negócio?

Não adianta colocar essa imagem maravilhosa no seu texto, se não faz sentido a sua presença no artigo. Pense no que você quer passar com aquela imagem. E claro, se faz sentido para temática que vai abordar.

Imagem de um campo de girassol, que mostra como adequar as fotos a sua identidade visual é importante.
Adicionar imagens só para preencher espaço, não pensando se a foto condiz com os valores da sua empresa não é uma boa escolha, como essa campo de girassóis | Imagem: Envato Elements

Além disso, tenho uma dica pessoal, evite imagens que se parecem com o céu azul do Windows XP, pessoas trabalhando com computadores em lugares improváveis, fotos repetidas, clichês e muitas outras combinações que não fazem sentindo no seu blog.

Basicamente a imagem tem que complementar o seu conteúdo, fazer com que o leitor acredite que o seu artigo é relevante. Por isso a escolha de imagens é tão importante.

Já falamos sobre quais são as imagens que você deve evitar. Que tal agora saber, quais são os dois formatos que existem para a formação dessas imagens? Vamos lá!

Diferentes tipos de arquivos 

Os arquivos de imagens são divididos em dois principais formatos: vetorial e raster. Continue lendo e entenda o conceito de cada formato. Confira!

Raster

As imagens neste formato são estáticas, mas o que isso quer dizer? São consideradas estáticas porque cada pixel da figura é de uma cor, posição e proporção diferente, definidas com base na resolução.

Com esse fator, não é possível redimensionar a imagem. Se você realizar essa ação, a figura ficará todo desfocada e com aspecto de esticada.

As extensões que fazem parte desse formato na web são: PNG, JPEG e GIF. A maioria das imagens que vemos nos sites são rasterizadas.

Vetorial

O formato vetorial permite que você possa ampliar a imagem e fazer alterações sem qualquer perda de qualidade.

Os gráficos vetoriais utilizam um plano cartesiano de linhas e curvas, isso faz com que a imagem não desfoque.

Alguns exemplos de extensões que formam a imagem vetorial são: SVG, EPS, AI e PDF.

Conclusão

Esse artigo veio para facilitar a sua vida! Começamos falando sobre a importância das imagens para os blogs, demos diversas referências sobre banco de imagens e finalizamos com dicas sobre quais fotos colocar no seu blog. Te ajudamos? Esperamos que sim!

Agora me fala, você já sabe qual banco de imagens usar para os seus conteúdos? São tantos né! Conte aqui nos comentários o que achou do artigo e se teve alguma dúvida! E para saber mais sobre marketing de conteúdo e suas ferramentas assine a newsletter da TecnoSpeed.


Summary
O que é um banco de imagens?
Article Name
O que é um banco de imagens?
Description
Os bancos de imagens são sites que disponibilizam fotos, vídeos, clipes, banners, ilustrações, desenhos e muitas outras ferramentas para o uso pessoal ou profissional. A partir desse acervo, as empresas que utilizam os bancos de imagens podem produzir diversos materiais como: ilustrações em banners, posts para às redes sociais, imagens para o blog, figuras para o YouTube, landing pages, ebooks, infografias, jornais online e muito mais.
Author
Publisher Name
TecnoSpeed
Publisher Logo
0 ComentáriosFechar comentários

Deixe um comentário

Localização

Tecnospeed ©  2021. Feito com ❤ pelo time Tecnospeed.