No universo competitivo entre as empresas, o benchmarking mostra como estão os resultados da sua software house em relação à concorrência.
Toda software house de sucesso busca desenvolvimento e boas práticas para sua gestão.
Mas como fazer isso sem parâmetros ou referências de comparação?
O benchmarking é um processo que permite a visualização de como estamos em relação à concorrência.
Além de trazer um feedback sobre o que funciona em nosso nicho de mercado.
Entenda como ele funciona e busque a excelência operacional para a sua software house.
Se preferir, assista a versão em vídeo, apresentado pela Beatrice Cardoso!
O que é o processo de benchmarking?
O benchmarking é um grande aliado para a definição de estratégias.
Ele é um processo de comparação para identificar como estão seus resultados, de acordo com uma base comparativa.
Usado por empresas de todos os tamanhos, sua monitoração busca referências por meio de análises profundas sobre as práticas de outras empresas, vendo o que pode ser replicado pela sua organização.
Uma de suas principais ideias é descobrir como atrair clientes e vender mais, pensando para além de suas limitações.
Importante instrumento de gestão, benchmarking não é imitação, mas uma forma de identificar as melhores práticas e adequá-las às suas necessidades.
Quais são os tipos de benchmarking?
Quando falamos em software house, trabalhamos com quatro frentes:
Benchmarking interno
É aquele usado para comparar as práticas e processos de diferentes setores dentro de uma mesma organização.
Seu objetivo é, principalmente, fazer a disseminação de boas práticas e estimular a inspiração.
Como é realizado dentro da software house, não demanda custos com pesquisas externas, sendo simples de ser realizado.
Benchmarking competitivo
Está relacionado aos processos de gestão das software houses concorrentes – que geralmente escondem as práticas que as levaram ao sucesso.
Para isso, realiza-se uma pesquisa para o recolhimento de informações dos concorrentes, a fim de comparar com os resultados da sua organização.
Isto é, desde as taxas de crescimento, até as de retrabalho.
Nesse tipo de benchmarking, lidamos com oportunidades de melhoria para aumentar nossa participação no mercado.
Benchmarking funcional
O benchmarking funcional é aquele que compara funções da empresa ou partes do seu processo de trabalho com organizações de segmentos diferentes.
Apenas um tipo de característica semelhante é o suficiente para a realização dessa análise – seja o porte ou a área de atuação, por exemplo.
Sendo usada principalmente quando não temos outro tipo de informação, mas desejamos entender nossos resultados de alguma forma.
Benchmarking de cooperação
Realizado quando duas empresas resolvem trocar boas práticas e informações.
No caso da software house, esse processo normalmente seria feito com uma outra que não seja concorrente na mesma área de atuação.
Ambas, entretanto, devem estar dispostas a aprender, mas também a ajudar da maneira como podem.
O benchmarking envolve custos, sendo importante que sua software house entenda isso como um investimento para a tomada de decisão.
Isso porque, por meio dele você poderá:
- Melhorar o conhecimento que tem sobre sua organização;
- Aperfeiçoar e profissionalizar suas práticas e processos;
- Identificar novas tendências;
- Melhorar o reconhecimento no seu mercado de atuação;
- Reduzir o número de erros e, consequentemente, dos seus custos;
- Além de receber novas referências para uma visão mais estratégica.
Muito sucesso para sua software house!
O Programa Software House de Sucesso tem um módulo específico sobre Gestão de Pessoas, além de muitos outros conteúdos essenciais para a sua software house.
Conheça a primeira formação criada especialmente para gestores e empresários do ramo de software! Obtenha experiências de alto nível e faça sua empresa crescer acima da média do mercado!