One-on-one: o que é + 4 vantagens para sua software house

Você já ouviu falar da prática de gestão one-on-one? Descubra o que é e conheça as 4 principais vantagens dessa estratégia para sua software house!


Há não muito tempo atrás, em uma era não tão distante, a hierarquia corporativa era um verdadeiro sistema de castas sociais. Bem, algumas indústrias mais arcaicas ainda operam assim, infelizmente.

Porém, em grande parte dos mercados e especialmente na área de tecnologia, cada colaborador, do estagiário ao CEO, entende-se como um ser humano completo e exige ser tratado assim.

Deste modo, prover condições básicas de trabalho não é mais suficiente. É preciso engajar o colaborador com a empresa, como sempre se fez com os consumidores. E como no marketing tradicional, o primeiro passo é entender o público.

Neste artigo, vamos falar sobre uma prática de gestão chamada one-on-one. O que é? Quais resultados esse tipo de reunião pode trazer para a sua empresa? Vamos descobrir.

Prefere assistir? Veja este conteúdo em vídeo, apresentado pelo diretor do PlugMobile, Leonardo Galdioli:

 

O que é one-on-one?

One-on-one é uma prática de gestão de pessoas que consiste em uma conversa informal entre um líder e um liderado, geralmente realizada com frequência semanal ou quinzenal.

Durante uma “sessão”, se o colaborador for introvertido, o líder pode fazer algumas perguntas para ajudá-lo a se expressar. No entanto, é importante deixá-lo livre para expressar suas opiniões e sentimentos.

É importante ressaltar que one-on-one é diferente de feedback. A reunião de feedback é uma prática mais formal, além de ser realizada com menor frequência.

Em sessões de one-on-ones, é possível conversar sobre o desempenho do colaborador, mas não pode ser restrito a esse assunto. Às vezes, o assunto pode até ser o desempenho do líder!

Além disso, sessões de one-on-one não costumam ser pré-planejadas. O gestor e o colaborador podem até levar algumas questões anotadas, mas nada muito elaborado, como gráficos e apresentações powerpoint.

Benefícios do one-on-one para sua empresa

Para os gestores, é muito importante ter a confiança dos membros de sua equipe, e ouvir o que eles têm a dizer sobre a empresa, sobre o gestor, sobre seus próprios desejos e interesses, e também apresentar dicas e sugestões de melhorias para processos e produtos da empresa em geral.

Difundir a prática de one-on-one na sua empresa traz resultados excelentes e perceptíveis logo nas primeiras semanas. É uma das melhores formas de aproximar os líderes das suas equipes, conectando os gestores e operacionais da sua empresa.

Confira algumas das principais vantagens de aplicar one-on-one na sua empresa.

1 – Direcionamento dos colaboradores

O one-on-one te ajuda a entender o desejo do seu colaborador. É o momento para perguntar sobre os planos para o futuro profissional dele, e descobrir se ele gosta da atividade que está exercendo hoje.

Por exemplo: em uma sessão, um membro da sua equipe de suporte pode expressar que está descontente com sua função atual, revelando seu interesse em mudar para a equipe de desenvolvimento, comercial ou outro setor da empresa.

Isso ajuda o líder a realizar uma de suas funções mais importantes: o direcionamento dos colaboradores dentro da empresa.

2 – Antecipação e solução de conflitos

Com one-on-ones, também é possível antecipar problemas de relacionamento interpessoal que você poderia ter em sua equipe ou em toda a organização.  

Por exemplo: o colaborador revela que está com um problema em relação a um colega de equipe. Com um pouco de conversa e investigação de ambos os lados, você consegue identificar o atrito, descobrir a causa dele, e tomar ações antecipadas para solucionar o conflito antes que ele tenha maiores impactos.

3 – Melhoria contínua

De acordo com o andamento das conversas com o colaborador, você consegue perceber se ele está sobrecarregado, ou se ele notou algum problema recorrente com o produto que passou despercebido por você.

Também é no one-on-one que você obterá informações para antecipação de problemas técnicos e promover melhoria contínua.

Com dicas e informações do colaborador a respeito do trabalho dele, como problemas com ferramentas e processos, é possível aumentar a performance da sua equipe.

4 – Colaboradores mais felizes e mais produtivos!

Seu colaborador saberá que é ouvido, que sua opinião e seus interesses são importantes para a empresa, e que você se importa com o bem-estar e com a realização profissional dele.

Com isso, você consegue ter resultados mais rápidos, removendo impedimentos da equipe e deixando seu colaborador mais feliz e, por consequência, mais produtivo

Afinal, na área de gestão de pessoas, já não é novidade: colaborador contente gera mais resultado!

Gostou da ideia e quer aplicar? Confira 7 dicas de como fazer one-on-ones, e 2 dicas do que NÃO fazer!

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Formado em Marketing. Redator do Grupo TecnoSpeed. Escreve artigos e conteúdos para TecnoSpeed DF-e, Certificados Digitais e WiFire.

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