Confira como grandes campanhas comerciais como a Black Friday 2023 são oportunidades imperdíveis de intensificar a geração de vendas, tanto em sua Software House, quanto nas suas empresas clientes.
Sendo estas ações coletivas no mercado, elas também são períodos de altíssima concorrência. Por isso, é essencial estar muito preparado para ter uma performance de destaque nessas campanhas. Para isto, nada melhor do que utilizar os dados a seu favor.
Continue a leitura e confira dicas primordiais do uso de dados na hora de planejar e executar a Black Friday 2023 e outras grandes campanhas.
O ano de 2023 ficará para sempre marcado como um ano de muitos acontecimentos e, claro, a economia sofreu com isso. Para os últimos meses desse ano, espera-se um sinal de recuperação a partir da Black Friday, na verdade algumas melhorias já estão sendo sentidas por conta de estratégias do varejo que promovem “esquentas” da data.
A data oficial da Black Friday é 27 de novembro, um dia após o Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos, país onde nasceu a data comercial. Logo depois já se iniciam as compras para as comemorações de fim de ano, como Natal e Ano Novo, época em que o varejo costuma ficar bastante aquecido.
Você, que é dono ou gestor de uma software house, já pensou em como essas datas podem impactar o seu negócio e, direta ou indiretamente, o negócio dos seus clientes? A demanda do seu software provavelmente estará mais alta e seus clientes não podem ficar na mão, certo? Pensando em te ajudar, preparamos várias dicas para você preparar sua software house para esse período. Confira!
1. Testes de stress
Uma dica bastante técnica para começar e que não pode ser deixada de lado. Na Black Friday, seu cliente venderá muito mais do que em uma sexta-feira qualquer (assim esperamos!), então o seu software precisa dar conta dessa demanda, e é aí que entra o teste de stress.
Ele consiste em submeter o sistema a situações extremas para avaliar seu comportamento e identificar possíveis falhas que podem ser corrigidas a tempo. Lembre-se de fazer isso com semanas de antecedência para se programar caso algo saia do controle.
2. Plano de contingência
Depois de testar seu sistema, você tomará todas as medidas para que nada saia errado na hora do pico, mas e se mesmo assim algo sair dos eixos? Ter um plano de contingência é ter um plano B, que o seu software estará pronto para rodar caso o cenário ideal não aconteça. Defina prioridades e faça de tudo para evitar que seu software – e seu cliente – fiquem no escuro.
3. Congelamento de versão estável
O congelamento de uma versão estável do seu software consiste em não mexer mais no código de uma versão que está funcionando bem, sem brechas para problemas. Sabe aquela história de que não se mexe em time que está ganhando?
Pois é, é mais ou menos isso que acontece aqui. Depois de ter feito todos os testes e de ter chegado a uma versão satisfatória, não mexa mais no código que está em produção, já que isso pode ser uma porta de entrada para bugs e outros problemas inesperados, deixe para fazer alterações depois que essa data passar e tudo estiver mais normalizado.
4. Suporte preparado
Nem todas as software houses oferecem suporte imediato aos seus clientes, mas isso deve ser repensado, principalmente nessas datas. Monte ou prepare uma equipe para dar suporte personalizado aos seus clientes caso eles precisem e, de novo, faça de tudo para eles não precisarem.
Uma dica legal é ir até o seu cliente alguns dias antes da Black Friday e tirar qualquer dúvida que o impossibilite de usar seu software nesses dias tão lucrativos. Ninguém quer cliente frustrado, não é mesmo?
5. Melhorias no software
Esse é um período que os comerciantes e empresários costumam estar bastante otimistas, ainda mais depois de um ano tão difícil. Esse é o momento de entregar melhorias para fidelizar esse cliente e, se possível, oferecer condições atrativas para que ele renove o contrato.
Você pode lançar uma feature especial para o fim do ano e também implementar soluções que mostram gráficos e relatórios de vendas completos, como o nosso Dashboard BI Mobile, que possibilita insights aos seus clientes.
6. Gestão financeira
Todo mundo há de concordar que o pagamento à vista é o mais vantajoso para quem recebe, não é mesmo? Mas com soluções inteligentes e eficazes, é possível fazer bons negócios com as outras formas de pagamento também.
Com a nossa solução de emissão de boletos, seu cliente poderá emitir cobranças de forma mais descomplicada e passar a oferecer esse método de pagamento. Também oferecemos uma API de Consulta de Crédito para vendas a prazo que irá auxiliar na tomada de decisões para vendas a clientes com restrições no Serasa.
7. Black Friday para a Software house
Acha que a Black Friday é só para o varejo? Nada disso! Você também pode pensar em ações e estratégias para entrar na onda dessa data cada vez mais popular. Ofereça descontos de planos mais completos por um tempo limitado com o intuito de fazer seu cliente experimentar uma versão mais avançada de seu software, por exemplo.
Imagina se ele gosta e resolve fazer um upgrade por mais tempo? Seria incrível, não é mesmo?
Com o otimismo do seu cliente para essa época, você ganha argumentos para vender soluções que podem alavancar os negócios.
O PlugDash, da TecnoSpeed, é uma ótima solução para o cliente que deseja visualizar gráficos, números e indicadores de estratégias. Além disso, esses dados podem gerar insights poderosíssimos que irão ajudar a definir as próximas estratégias de promoção de vendas.
Veja a seguir mais insights para pensar a sua black friday:
Possíveis causas para o baixo desempenho de campanhas comerciais
Você já executou uma campanha comercial e finalizou com o sentimento de que não obteve os resultados esperados?
Uma campanha pode apresentar desempenho abaixo do esperado por muitos motivos. Ainda assim, existem 2 mais comuns: ausência ou falha de planejamento e lentidão no processo decisório.
Falha no planejamento
Uma campanha que não tenha sido previamente estruturada tem mais chances de apresentar baixa performance. Mas, ainda que haja um planejamento, existe um fator primordial muitas vezes ignorado: a definição das metas e objetivos da campanha.
Antes mesmo de começar uma campanha, devemos definir quais serão seus indicadores de performance. Assim, suas ações serão totalmente voltadas ao atingimento das metas e objetivos propostos. Isso evita que ao final do período tenhamos a sensação de “fracasso” da campanha e facilita a análise de erros e acertos para aplicação de melhorias em uma próxima oportunidade.
Como definimos esses indicadores e metas? Com dados históricos!
Resgate o histórico de vendas de campanhas e meses anteriores e resultados de outras experiências para poder formular metas e condições para a campanha atual. Isso se tornará um ciclo: a cada campanha, você vai aplicando as melhorias descobertas na campanha anterior.
Lentidão no processo decisório
Ainda que você planeje minuciosamente a sua campanha, ainda poderão surgir imprevistos durante sua execução, ou até mesmo alguma de suas ações não surtir o efeito desejado.
Justamente por isso é preciso acompanhar os resultados durante a campanha e não apenas ao término dela. Acompanhar o desempenho em tempo real permite que se tome ações de contingência e recupere sua performance a tempo.
Se essa análise for realizada apenas ao final do período, todo o esforço dedicado à campanha pode ter sido em vão, visto que não houve agilidade o suficiente para tomar decisões e melhorar desempenho enquanto as ações estavam rodando.
Como fugir dessas 2 situações? Criando um ambiente de dados e analisando resultados em tempo real
O seu software provavelmente conta com alguns indicadores de acompanhamento disponibilizados aos seus clientes. Mas o quão fácil e rápido é mensurar resultados e tomar decisões com esses dados?
Se o seu cliente ainda necessita gastar algumas horas para reunir dados do seu sistema e analisar resultados, dificilmente você está dando a ele o poder de planejar boas campanhas e tomar decisões ágeis.
Para que o seu software atue como facilitador nestes momentos, você pode agregar funcionalidades como o PlugDash – uma aplicação móvel que permite compilar dados em painéis de resultados, atualizados em tempo real e disponíveis para acesso em smartphones, tablets, navegadores e televisores.
Dessa forma, o seu cliente tem acesso aos seus indicadores facilmente, a qualquer momento e de qualquer lugar, permitindo que identifiques falhas ou erros a serem corrigidos e aja sobre os problemas de forma imediata.
Além disso, após as campanhas comerciais, ganha agilidade na análise de dados e no levantamentos de erros e acertos para a aplicação de melhoria contínua em suas campanhas.
Veja o Webinar técnico do PlugDash no canal do YouTube.
Todos os indicadores existentes no seu software podem ser transformados em painéis de visualização de gráficos como os da imagem sem muito esforço técnico.
Basta que você conecte nossa aplicação ao banco de dados do seu sistema e comece a criar os seus gráficos e painéis.
Com o PlugDash, você abre portas para:
✅ Criar painéis e gráficos para todos os indicadores do seu software;
✅ Integrar uma aplicação mobile facilmente, sem precisar criar um app do zero;
✅ Aumentar a margem de lucro do seu sistema, na medida que agrega valor com uma nova funcionalidade;
✅ E muitos outros benefícios.
Se quiser conhecer mais sobre o PlugDash, acesse nosso site.