Você sabe o que é um chatbot e para que ele serve? Entenda o conceito, formas de uso e como implementar tal recurso nas suas soluções de software.
O atendimento faz toda a diferença na hora de conquistar os clientes e gerar vendas. Por isso, as empresas têm buscado cada vez mais ferramentas para otimizar e potencializar esse processo. O destaque da vez é o chatbot e, neste artigo, explicamos tudo sobre esse recurso poderoso de atendimento e relacionamento!
Então, se você quer dominar o universo dos chatbots e descobrir como aproveitar todas as oportunidades de negócio que esse recurso pode trazer para sua software house, é só acompanhar a leitura até o final.
O que é chatbot e para que serve?
Chatbot, como o nome sugere literalmente em inglês, é um robô que executa a função de chat. Ou seja, aplicações capazes de desenvolver diálogos e interações com pessoas.
No contexto corporativo, essas tecnologias se tornaram tendência ao se mostrarem como uma ferramenta interessante para a automação do atendimento e demais estratégias de comunicação e relacionamento das empresas para com seus públicos.
O chatbot serve, portanto, como um intermediador e um recurso para simplificar e ampliar o potencial de atendimento dos negócios. Para quem já possui uma grande demanda de mensagens ou quer ter a possibilidade de escalar até este nível, o chatbot cai como uma luva!
Além do foco no atendimento, os chatbots podem ajudar a realizar tarefas repetitivas, coletar dados, gerar e nutrir leads e otimizar vários processos de vendas, marketing e sucesso do cliente.
Sua expansão se origina da migração dos negócios para o ambiente digital e do aumento exponencial do alcance e, portanto, das demandas das marcas. Com isso, foi necessário buscar formas de dar conta desse crescimento sem precisar aumentar as contratações e os custos na mesma proporção.
Nesse sentido, os chatbots são os queridinhos do momento e, sem dúvidas, uma solução que gera muito valor para as empresas e os consumidores. Bora saber mais?
Como um chatbot funciona na prática?
Existem diferentes tipos de chatbot que funcionam a partir de tecnologias e programações distintas. No entanto, os dois principais tipos são os chatbots baseados em regras e os chatbots com inteligência artificial (IA). Vamos entender o funcionamento de cada um deles?
Chatbot baseado em regras para respostas
O chatbot baseado em regras funciona com uma base de associação, é projetado para responder perguntas específicas e seguir fluxos pré-determinados, aplicando-os ao diálogo. Nesse caso, o nível de interpretação, interação e personalização das conversas é mais básico e limitado. Por isso, são um modelo indicado para demandas mais simples e diretas, que tendem a não variar tanto.
Chatbot com Inteligência Artificial
Já quando falamos na integração dos chatbots com recursos de inteligência artificial, estamos nos referindo a um chatbot mais autônomo e responsivo, capaz de interpretar e simular a linguagem natural (humana) com mais domínio e facilidade. Assim, as interações podem ser mais complexas e contextualizadas, oferecendo uma experiência diferenciada aos clientes atendidos por meio dessa tecnologia.
Nos dois casos, porém, o chatbot funciona como um assistente virtual que tem como objetivo auxiliar o consumidor em qualquer etapa da jornada do cliente. A escolha do tipo depende dos objetivos de cada negócio e das aplicações pretendidas para esse recurso.
Conheça as aplicações mais utilizadas com chatbots
Se tem uma palavra que define bem um chatbot, essa palavra é versatilidade. A seguir, listamos as principais aplicações deste recurso exploradas pelas empresas:
Atendimento ao cliente
Já falamos e repetimos: chatbots são frequentemente usados como ferramentas de atendimento e com toda razão para isso. Eles reduzem o tempo de resposta, oferecem retorno aos clientes em qualquer hora ou dia da semana, adiantam as dúvidas e etapas mais superficiais do atendimento e podem, até mesmo, dar o incentivo final para que o consumidor tome a decisão de compra.
Geração de leads
Um chatbot também pode ser programado para estabelecer o primeiro contato com clientes em potencial e captar informações que permitam classificá-lo como um lead – nome, e-mail, telefone, área de atuação, entre outros. A partir disso, a marca poderá abordá-los em suas estratégias de venda e marketing, através dos meios de contato fornecidos.
Marketing e vendas
Por falar em marketing e vendas, as campanhas dessas áreas também podem explorar o chatbot como recurso. Abordando os clientes com conteúdos estratégicos, captando informações ou conduzindo-os à conversão por meio de um diálogo e uma experiência personalizada.
Pesquisas
Um chatbot também pode ajudar seus clientes a tornar suas pesquisas de satisfação e opinião mais amigáveis e atrativas, através da interação em tempo real e da fluidez de uma conversa. Assim, é possível obter maior engajamento e taxas de resposta, e menos rejeições e abandonos.
Agendamento e reservas
Aqui está um exemplo de tarefa repetitiva que pode ser resolvida através do chatbot. É possível programá-lo para realizar agendamentos e reservas nos mais diferentes segmentos – consultórios médicos, restaurantes, imobiliárias, concessionárias e eventos são apenas alguns exemplos –, adaptando as interações ao tom de voz e o público da marca.
Qualificação de bases de dados e CRM
Integrando um chatbot com um sistema de CRM ou outra base de dados, é possível atingir um alto nível de qualificação, pois o chat automatizado é capaz tanto de coletar informações quanto utilizar as que seu cliente já possui para conduzir um diálogo atrativo e que direcione o consumidor pelas etapas do funil de vendas.
Viu só quantas aplicações interessantes um chatbot pode ter? De quantas formas ele pode impactar seus clientes e o negócio deles positivamente? E como essas funcionalidades e vantagens podem agregar valor às suas soluções? Pois, então, resta saber como agarrar essa oportunidade…
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