Ciência de dados: como otimizar a gestão de negócios com dashboards conectados no seu ERP

Ciência de dados
Tempo de Leitura: 3 minutos

Descubra o conceito de ciência de dados, sua importância dentro dos negócios e as vantagens e passos para aplicá-lo de forma eficiente e descomplicada.


Você certamente já cruzou com o termo ciência de dados ou data science por aí, mas, conhece com clareza este conceito e como ele pode e deve ser aplicado dentro de negócios como os dos clientes do seu ERP?

A verdade é que trabalhar com ciência de dados hoje é cada vez mais indispensável, visto que a partir deste conhecimento é possível corrigir erros, identificar gaps e tomar decisões muito mais rápidas e assertivas, bem como obter resultados mais expressivos.

Vamos, então, ampliar a sua noção sobre este tema, entender porque e como aplicar a ciência de dados nos negócios e descobrir as vantagens de fazer isso por meio de aplicações de dashboard em seu ERP? É só seguir com a leitura!

O conceito de ciência de dados

Ciência de dados, ou data science, em inglês, é a área do conhecimento que trata da manutenção, coleta, processamento e arquitetura de dados com foco na identificação de informações críticas, insights e padrões para guiar o desenvolvimento de políticas e previsões, e a tomada de decisões dentro de um projeto ou negócio.

Apesar de muito atual, o termo existe desde 1960. Nessa época, era utilizado como sinônimo da área “Ciência da Computação”, mas com o surgimento do conceito de Big Data, passou a carregar o sentido que conhecemos e aplicamos hoje.

Na prática, o data science é abrangente e interdisciplinar; combina saberes e habilidades estatísticas, tecnológicas, matemáticas e preditivas; e comumente é confundido com as áreas de engenharia e análise de dados, que cobrem demandas diferentes, mas de fato são complementares.

Por que os negócios necessitam da ciência de dados?

Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que dados são gerados o tempo todo, mas se eles não forem extraídos e tratados, eles serão apenas informações soltas e sem valor. 

É através da ciência de dados que um grande volume de informações pode se transformar em clareza, estratégia, ação, lucro e muitas outras coisas positivas e valiosas.

Portanto, os negócios precisam da ciência de dados para ter mais consciência de suas operações, estratégias, stakeholders, colaboradores, ganhos e custos… da sua gestão como um todo. 

A ciência de dados ajuda a explicar o passado, visualizar o presente e projetar o futuro; com ela, as campanhas de marketing se tornam melhor direcionadas, o financeiro mais organizado, a inovação mais possível, a logística mais eficiente, as crises mais fáceis de administrar e o sucesso e o lucro mais seguros. 

Resumindo, a ciência de dados pode impactar os mais diferentes aspectos de uma empresa, independente de seu tamanho, segmento de atuação ou objetivos organizacionais, e é vital para qualquer negócio que queira ter destaque no mercado.

Como aplicar a ciência de dados nos negócios

Como já deu para perceber, a ciência de dados tem inúmeras aplicações dentro dos negócios, nos mais diferentes setores. 

De uma forma geral, a melhor maneira de colocá-la em prática é através de processos de coleta de dados inteligentes (real time, automatizados e integrados) e da geração de relatórios que prevaleçam a visualização e interpretação fácil dos dados (gráficos, painéis e dashboards).

Tais relatórios, por sua vez, podem ser utilizados para o acompanhamento de métricas e indicadores pelos gestores, como uma ferramenta de transparência, integração e motivação para os colaboradores (é o caso ao dispor dashboards em TV), e até como suporte para planejamentos estratégicos e definições de grande impacto na organização.

Além disso, dentro do contexto de cada setor, a ciência de dados e seus recursos derivados podem apresentar aplicações específicas. Dashboards para transportes rodoviário de cargas são extremamente úteis para controlar o gasto com combustível e com manutenção dos veículos, por exemplo.

No setor industrial, ela ajuda a mensurar metas de produção, insumos, desvios e outros dados cruciais para a manutenção do fluxo e otimização do faturamento desse tipo de negócio. 

Enquanto que no varejo, os dashboards ajudam no controle de estoque, monitorar os pontos de venda e setores de atuação, e manter tudo melhor organizado e centralizado.

Quais as vantagens de levar a ciência de dados em dashboards para seu ERP?

Ciência de dados faz toda a diferença e os dashboards são o meio ideal para levar esse tipo de recurso para seu ERP, pois proporcionam:

Conformidade com o mercado

Um ERP que leve em conta a demanda da ciência de dados e tenha dashboards integrados aos seus recursos ainda se diferencia diante da concorrência, o que já é uma oportunidade indispensável.

No entanto, a demanda por qualidade de dados só tende a aumentar e muito em breve passará de um diferencial para um requisito. Quanto antes você levar esse tipo de solução para seu ERP, mais alinhado com o mercado e à frente você estará.

Mais praticidade e ganhos para seus clientes

Pense quais dos seus clientes não gostaria de ter um sistema mais inteligente, estratégico e completo, capaz de facilitar o seu dia a dia, levar as métricas para a palma da sua mão, otimizar suas decisões e lhe render mais sucesso e lucro? 

Muito provavelmente, todos gostariam, não é mesmo? Dashboards são ferramentas simples e poderosas que, integradas ao seu sistema, poderão realmente mudar a gestão e o rumo das empresas que você tem em sua carteira.

Mais valor e portas de entrada para seu software

E quem ganha ao oferecer um ERP mais completo e inteligente no nível de dados não é só o seu cliente. 

A inclusão de uma aplicação de dashboards também te ajuda a ganhar mais e ir mais longe ao agregar valor ao seu software e ser mais uma fonte de interesse e conversão para seus clientes atuais e seus clientes potenciais.

Evolua em ciência de dados com o PlugDash

Agora você já sabe que seus clientes e o seu negócio precisam de ciência de dados e dashboards, mas como tirar esse projeto do papel? Nós podemos te ajudar! Entenda mais sobre como levar dashboards inteligentes para seus clientes.

Lais Luz
Lais Luz
Graduada em Ciência da Informação e apaixonada por tecnologia. Analista de Marketing da TecnoSpeed.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.