Conta digital: o que é, como fazer e principais vantagens

Você já tem uma conta digital? Precisar ir a um banco é cada vez mais raro, graças aos avanços da tecnologia e à constante inovação do mercado. Entenda melhor como funcionam as contas digitais.


Ter conta em um banco é muito comum. Foi-se o tempo em que as pessoas guardavam dinheiro em casa – ainda bem, né? Os bancos são instituições bastante sérias que conquistaram a confiança de seus clientes, mas muitos deles aproveitaram disso para cobrar taxas cada vez mais abusivas e não condizentes com a realidade econômica da maioria dos brasileiros. Foi aí que surgiram as contas digitais, uma alternativa mais econômica e prática às tradicionais contas em agências físicas.

Como em diversos outros setores, o mercado se viu obrigado a digitalizar a forma como realizávamos transações financeiras, já que as pessoas estavam resolvendo cada vez mais coisas pelo celular ou computador. A conta digital foi um divisor de águas na forma como cuidamos do dinheiro e desafios não faltaram nesse caminho, mas esse universo se mostra cada vez mais promissor.

Vamos te explicar com mais detalhes o que é uma conta digital, como elas funcionam e quais são as vantagens de se aderir a este modelo. Veja também quais bancos tradicionais oferecem a conta digital e conheça bancos que já nasceram no mundo virtual. Boa leitura!

clique aqui e saiba as facilidades do CNAB de pagamento

O que é conta digital?

A conta digital, graças aos avanços da tecnologia, já é uma realidade hoje no Brasil. Ela consiste em uma conta que disponibiliza praticamente todos os serviços de uma agência física, mas de forma digital, que pode ser acessada por um aplicativo ou site.

É possível fazer pagamentos, transferências, gerenciar investimentos, fazer recargas de celular, acompanhar o extrato e usufruir de muitos outros recursos por meio da conta digital, uma alternativa muito mais fácil do que ter que ir a uma agência física de banco, algo que acompanha as evoluções tecnológicas em todos os âmbitos de nossas vidas.

Quais as vantagens da conta digital?

As contas digitais traz muito benefícios, veja todos aqui.

As contas digitais estão cada vez mais populares por conta da facilidade e rapidez. | Imagem: Pexels

Existem inúmeros benefícios na adesão à conta digital e, ao contrário do que muitas pessoas pensam, a segurança é um deles. Saiba mais sobre todas as vantagens:

Mais economia

Já imaginou quanto dinheiro uma instituição bancária gasta para manter uma agência física? São muitos gastos e quem paga tudo isso é você, o cliente do banco. Quando comparamos essa situação com as contas digitais, o cenário muda e tudo fica muito mais barato, já que os custos com recursos físicos e humanos são diminuídos drasticamente.

A maioria dos bancos que oferecem contas digitais e também os bancos nativos digitais costumam operar com taxas muito menores e, muitas vezes, oferecem os serviços de graça.

Praticidade

Imagina precisar sair de casa e ir até uma agência bancária toda vez que precisar de algum serviço? Parece inimaginável, mas essa não é uma realidade muito distante. Até alguns anos atrás, quando a Internet ainda não tinha sido difundida, era preciso ter todo esse trabalho. Com a conta digital, é possível fazer muitas transações pelo celular ou computador.

Algumas pessoas mais velhas ainda não resistentes à inovação, mas a cada ano que passa esse cenário muda e logo mais as agências se tornarão uma coisa do passado. Os bancos e fintechs têm investido cada vez mais na experiência do usuário para deixar seus sistemas mais intuitivos e de fácil navegação.

Segurança

As contas digitais são muito seguras e o argumento é o mesmo da praticidade. As chances de ser assaltado ou ter seu cartão clonado em um caixa de banco são muito maiores quando comparamos com as transações feitas pelo aplicativo ou site. Claro que alguns cuidados precisam ser tomados, mas os sistemas das contas digitais são muito avançados quando o assunto é segurança. 

Caso você tenha o azar de cair em algum golpe ou fraude, as políticas dos bancos e fintechs costumam ser bem flexíveis, eles prestam toda a assistência que você poderá precisar nesse momento.

Quais bancos oferecem conta digital?

A maioria dos principais bancos mais conhecidos do público oferecem contas digitais, assim como Itaú, Bradesco, Santander, Caixa e Banco do Brasil. Eles tiveram que se adaptar à nova realidade, que nada mais é do que um reflexo dos novos hábitos das pessoas.

Por conta desses novos hábitos, muitos bancos nativamente digitais nasceram e eles estão caindo no gosto popular, justamente por suas tarifas baixíssimas e outros atrativos, como políticas de cashback. Os mais conhecidos são o Nubank, Banco Inter, C6 Bank, Neon, Agibank, PagBank, Next e Original.

Para abrir uma conta digital é muito fácil. A maioria dos bancos oferecem a contratação desse serviço direto pela internet, sem que você precise ir a uma agência. Esse não é um processo padronizado, então é preciso contatar o banco que deseja abrir uma conta para saber mais detalhes ou pesquisar no site e redes sociais do banco.

Como me preparar para essa nova realidade?

Se você é desenvolvedor ou gestor de uma software house, é preciso estar atento a esse cenário da digitalização dos serviços para oferecer soluções que estejam de acordo aos novos hábitos das pessoas. Seu software precisa estar preparado para atender essas demandas da melhor forma possível, para satisfazer seus clientes e todas as outras pessoas e instituições que se beneficiam do seu produto. 

Nós da TecnoSpeed oferecemos soluções financeiras prontas para integração que podem ser o diferencial competitivo do seu software. Trabalhamos com mais de 20 soluções para atender a parte financeira do seu produto, como a API de Consulta de Crédito, a API de Emissão de Boletos e também a API de Pagamentos, todas elas em conformidade com as regras e leis de bancos e outras instituições.

Também oferecemos suporte especializado destinado aos desenvolvedores da sua software house para sanar qualquer dúvida ou ajudar quando aparecer alguma dificuldade. Os nossos diferenciais garantiram 98% de satisfação dos desenvolvedores e com isso conseguimos atender mais de 1.500 software houses.

Conheça Solução Fintech

O seu negócio está preparado para a inovação do mercado? Com a popularização das contas digitais, todos os setores precisam acompanhar essas evoluções para não ficarem para trás. Os desafios são grandes, mas as oportunidades são maiores ainda!

Artigos relacionados