Tempo de Leitura: 4 minutos

Oferecer uma boa gestão financeira para os clientes é crucial. Conheça a importância desta área e como a tecnologia e as nossas soluções podem otimizá-la!


Um bom controle de entradas e saídas é uma das bases para um empreendimento de sucesso, a partir disso é possível tomar decisões, planejar ganhos, realizar investimentos, controlar crises e muito mais. Tudo isso faz parte do que chamamos de gestão financeira.

Você tem domínio sobre esse conceito? Sabe como ele pode ser essencial na hora de desenvolver sistemas empresariais e outras soluções que se tornarão indispensáveis para os seus clientes?

Para entender o que é a gestão financeira, sua importância, quais as melhores práticas para a prosperidade de qualquer negócio e como a tecnologia pode auxiliar nesse processo, é só continuar a leitura!

gestao-financeira
Gestão financeira no seu software para seus clientes. Foto by Freepik

Gestão financeira: o que é e qual sua importância? 

A gestão financeira envolve todas as práticas relacionadas ao capital da organização, como entradas, saídas, reservas e processos envolvendo o controle monetário como um todo. Por este motivo, é uma demanda que existe em todo tipo de negócio, independente de seu segmento ou porte.

A gestão financeira está, como é de se imaginar, conectada com a lucratividade e crescimento da empresa, mas, na prática, tem a ver com equilibrar os recursos e despesas, os fatores internos e externos, e manter tudo funcionando com fluidez, assertividade e conforme exige a lei.

Sendo assim, ela serve para guiar planejamentos, decisões, compras, lançamentos, inovações e outras escolhas que possam beneficiar o negócio ou ser importantes para a manutenção da saúde da organização.

Como a gestão financeira deve funcionar?

A gestão financeira pode ser complexa e sensível, então a melhor forma de conduzi-la é com responsabilidade, transparência e precisão. Para isso, é necessário:

Planejamento

Sem um planejamento com objetivos e metas claras, é muito fácil se perder. Planejar a partir da perspectiva financeira é essencial para traçar as diretrizes da gestão e garantir que estratégias condizentes possam ser adotadas. Além disso, todo planejamento precisa ser acompanhado através de métricas e indicadores.

Visão do todo

Não dá para pensar em gestão financeira sem visão do todo, pois o ciclo financeiro envolve vários aspectos, processos e departamentos (vendas, folha de pagamento, compras, capital de giro, etc).

Pensando nisso, existem processos que precisam ser mantidos para gerar essa visualização completa e atualizada, como o fluxo de caixa, que controla tudo que entra e tudo que sai em termos financeiros, mas também é essencial contar com uma ferramenta inteligente de gestão, capaz de reunir e dispor os dados essenciais para esta área.

Ativos e passivos

Por fim, seguindo na mesma linha, toda boa gestão financeira envolve o controle de ativos e passivos, que representam tudo de valor que a organização possui (ativos) ou deve (passivos) e não necessariamente envolve dinheiro.

Aqui estamos falando de imóveis, equipamentos, estoque e também dívidas, e obrigações fiscais. Ao final, esse controle dirá o quanto a empresa vale diante do mercado e influenciará na hora das decisões financeiras, como precificação e investimentos.

Resumindo: tudo está conectado e precisa ser muito bem tratado quando o assunto é a área de finanças. O objetivo é sempre a manutenção e evolução do negócio, e, para isso, uma solução fintech dentro da gestão financeira é um investimento interessante para softwares que atendem o setor empresarial.

banner blog plugbank

Importância de oferecer uma boa gestão de finanças para seu cliente

A área de finanças, como vimos, exerce um papel fundamental dentro de qualquer organização. Sem uma boa gestão financeira, o negócio perde “saúde” e tempo de vida, podendo facilmente ter sua trajetória encerrada por conta disso.

Além disso, os recursos monetários estão conectados com os mais diversos departamentos do negócio, exigindo organização, precisão e transparência para manter tudo funcionando com fluidez e qualidade.

Pensando nisso, contar com uma solução de software inteligente e completa para gerir essa área da melhor forma é tudo o que o seu cliente quer e precisa, afinal, um sistema é bem mais avançado e confiável que as planilhas e o papel e a caneta.

O operacional fica por conta do ERP e o gestor tem tempo e melhores condições de planejar e decidir o que fazer com os dados que o sistema disponibiliza. Unir tecnologia e finanças é, sem dúvidas, um ótimo investimento!

PlugBank: saiba como a tecnologia pode te ajudar

Se você, desenvolvedor e gestor de Software House, ainda não sabe como levar o módulo financeiro para o seu sistema, conte com a gente! No PlugBank, você encontra o melhor da solução fintech para você integrar e complementar seus produtos. Olha só as soluções que ele contempla:

PlugBank Consulta

A consulta de crédito é essencial para a manutenção da segurança do seu cliente e do negócio dele. Porém, esse processo não precisa ser demorado, caro e paralelo ao sistema. Com o PlugBank Consulta, a consulta de crédito do Serasa é integrada ao seu software em apenas 1 hora!

PlugBank Boletos

O boleto é o meio de pagamento mais querido pelos brasileiros e seu cliente não precisa mais depender de serviços terceirizados ou transitar entre o seu sistema e os sistemas dos bancos para emitir boletos, um a um. Nós temos uma API que automatiza o processo de emissão de boletos dentro do seu software e integra com diversos bancos.

PlugBank Pagamentos

Com a API de Pagamentos automáticos, seus clientes poderão realizar a programação de pagamentos dentro do seu software de forma prática, rápida e segura! Além disso, os extratos bancários ficarão em um único lugar e o processo de gestão de contas a pagar fica ainda mais eficiente e ágil, dispensando o acesso a diversos apps de bancos e facilitando a conferência.

PlugBank Pix

Por fim, não poderíamos deixar de lado o meio de pagamento mais recente e promissor dos últimos anos. Imagine levar toda a praticidade e agilidade do Pix para dentro do seu ERP, junto de suas múltiplas funcionalidades, tudo com apenas uma única integração? Isso é possível com o PlugBank Pix!

E se você se convenceu de que o PlugBank é um investimento que a sua Software House precisa fazer, não perca mais tempo e atualize seu software já:

Conheça o PlugBank

Por falar em atualização, confira também quais são as tendências bancárias para 2022 que você precisa dominar e considerar investir por aí!

Summary
Gestão financeira: como gerir e otimizar as finanças de seus clientes com as soluções PlugBank
Article Name
Gestão financeira: como gerir e otimizar as finanças de seus clientes com as soluções PlugBank
Description
Gestão financeira: otimize as finanças do seu cliente com PlugBank!
Author
Publisher Name
TecnoSpeed
Publisher Logo
0 ComentáriosFechar comentários

Deixe um comentário

Localização

Tecnospeed ©  2022. Feito com ❤ pelo time Tecnospeed.