Veja como fazer benchmarking para que sua software house evolua e conquiste os melhores resultados do mercado.
Agora que você já sabe o que é benchmarking e como ele facilita a visualização das suas práticas e resultados em relação à concorrência…
É importante compreender como essa base comparativa também depende de um passo a passo para que tudo funcione corretamente!
Independente do tipo de benchmarking aplicado pela sua software house, veja quais as etapas necessárias para a execução desse processo.
Se preferir, assista a versão em vídeo, apresentado pela Beatrice Cardoso!
Passo 1: tenha objetivos claros!
Isto é, o que você está querendo comparar?
Para saber como fazer benchmarking, analise sua software house a fim de compreender quem é ela, e como ela pode melhorar seu posicionamento no mercado.
A partir daí, determine quais pontos você pretende trabalhar: sua performance, as boas práticas, a definição de metas ou um novo planejamento estratégico?
Caso ignore esses indicadores de análise, será muito mais complicado aproveitar todas as informações que serão coletadas.
Passo 2: defina sua metodologia
Mas afinal, como conseguir esses dados?
Para isso, entenda quais os melhores métodos e estratégias para que sua software house colete as informações necessárias à realização do processo de comparação.
Como fazer benchmarking? Por meio de entrevistas, questionários ou de qualquer outro método de sua preferência?
Apenas compreenda que, entrar em contato com a concorrência é primordial para a troca de experiências e o entendimento das práticas com melhores resultados.
Passo 3: saiba o que fazer com as informações!
Porque mais importante do que saber as medidas adotadas por outras empresas de sucesso, é ter um bom plano de ações diante de tantas informações.
De que forma você vai utilizá-las? Determine seu comportamento a fim de resolver seus principais problemas e melhorar suas práticas.
Afinal, de nada adianta um punhado de dados coletados e processados, se todo o trabalho de pesquisa não surtir nenhum efeito na sua organização.
Procure adaptar suas ações com base no seu orçamento e dê continuidade ao processo para estar sempre atento às mudanças do mercado.
Muito sucesso para sua software house!
O Programa Software House de Sucesso tem um módulo específico sobre Gestão de Pessoas, além de muitos outros conteúdos essenciais para a sua software house.
Conheça a primeira formação criada especialmente para gestores e empresários do ramo de software! Obtenha experiências de alto nível e faça sua empresa crescer acima da média do mercado!