Como baixar o XML das NF-es transportadas no CT-e

Veja como implementar o download de XML das NF-es transportadas no seu software e facilite a vida de seus clientes transportadoras.


Se você desenvolve um software de gestão para empresas do ramo de transporte, sabe o quanto este segmento é suscetível a problemas com a fiscalização. Em logística, o menor erro relacionado a documentação fiscal tem repercussão catastrófica.

Saber o que está transportando é essencial para as empresas de logística. Para obter essa informação, a fonte mais confiável é a Nota Fiscal eletrônica referente às mercadorias transportadas e citadas em seu Conhecimento de Transporte eletrônico.

Neste post, você entenderá o conceito de NF-es transportadas, e descobrirá um método para implementar o download destas notas em seu software e facilitar ainda mais a vida do seu cliente.

O que são NF-es Transportadas

NF-es Transportadas são as Notas Fiscais eletrônicas (NF-e) referenciadas em um Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e), que identificam as mercadorias contidas em um serviço de transporte.

Para uma empresa de transporte e logística, ter acesso às NF-es transportadas por ela é de suma importância. O ideal é que o emitente da NF-e envie o XML para o transportador logo após sua autorização.

No entanto, isso nem sempre acontece, e a transportadora não pode ficar dependente das boas práticas de seu cliente. Além disso. o XML pode ser perdido, e poder consultá-lo a qualquer momento é uma mão-na-roda para a transportadora e para o contador dela.

Como baixar NF-es Transportadas?

O Manual do CT-e não prevê a possibilidade de consulta e download de XML das NF-es transportadas com base em um CT-e. No entanto, a TecnoSpeed encontrou uma forma de permitir essa consulta, através da rota de Distribuição DFe da própria NF-e.

Este recurso está disponível no modelo de integração via API ou troca de arquivos em pasta do CT-e TecnoSpeed. Ainda não utiliza o CT-e TecnoSpeed? Comece agora mesmo:

Integração via troca de arquivos em pasta

Crie um arquivo de integração na pasta consultadfe , contendo os parâmetros opcionais NSU e TipoNSU:

Parâmetro

Descrição

NSU

Número que indica a primeira NSU a ser consultada. Caso seja informado com zero, ou com

um NSU muito antigo, a consulta retornará unicamente as notas fiscais que tenham sido

recepcionadas nos últimos 15 dias.

TipoNSU

0= Até a ultima NSU encontrada

1= Somente a NSU específica

Caso a consulta seja vazia, o CT-e TecnoSpeed irá consultar e importar todas as notas disponíveis pela SEFAZ.

Integração via API

Realize uma requisição POST para a URL /ManagerAPIWeb/cte/consultadfe, informando os parâmetros acima descritos. No exemplo abaixo, demonstramos a requisição feita na ferramenta Postman.

Na integração por pastas ele é um arquivo gravado na pasta consultadfe/retorno, e na integração por HTTP é o retorno da requisição, e possui o seguinte formato: cStatus,xMotivo,ultNSU,maxNSU.

  • Exemplo: 138,Documento localizado,000000000001234,000000000005678

Caso a consulta seja vazia, o Manager eDoc irá consultar e importar todas as notas disponíveis até que o campo NSU retorne o mesmo valor do maxNSU, permitindo assim, que o cliente tenha acesso a todas as notas. Neste caso, o valor do NSU é guardado internamente para que quando posteriormente for enviada uma nova consulta ele importe apenas as notas mais recentes.

Uma vez que as notas foram baixadas, elas podem ser consultadas através da integração de Consulta. Caso não apareça nenhuma nota na aba de NFe transportadas, significa que a consulta foi realizada porém não tem nenhuma NFe que seja transportada.

Interface web:

Também é possível realizar o download e consultar as NFe’s transportadas pela interface web do Manager eDoc.

Para isto basta acessar o menu NFe Transportadas, na sua interface web do Manager eDoc

repositório edoc

Para realizar o download, basta clicar em sincronizar destinadas:

repositório edoc sincronizar destinadas

Este processo pode demorar alguns minutos, mas é possível verificar se está realizando o download antes mesmo de terminar a sincronização clicando em atualizar.

Após a sincronização, as notas devem ser listadas como no exemplo abaixo:

resultados da consulta no repositório edoc

Formado em Marketing. Redator do Grupo TecnoSpeed. Escreve artigos e conteúdos para TecnoSpeed DF-e, Certificados Digitais e WiFire.

Artigos relacionados