Distribuição DFe: como implementar o download de XML da NFe

Você conhece o serviço de Distribuição DFe? Descubra esse web service e implemente o download de XML da NFe no seu software!


Ao implementar o módulo de Nota Fiscal eletrônica do seu ERP, é natural que o foco do desenvolvedor seja nas etapas relacionadas à emissão do documento fiscal eletrônico. Entre a geração do XML e a impressão do DANFe, existem vários processos de comunicação com a Sefaz. Para isso, o desenvolvedor dispõe de DLLs e APIs que facilitam muito o seu trabalho.

Além do ciclo comum de uma NFe, existe outra funcionalidade que pode ser explorada em nossos produtos, ou mesmo que você pode desenvolver por conta própria (embora seja muito mais caro, trabalhoso e precise de manutenção sempre que a Sefaz atualizar), que é a consulta de notas da Distribuição de DFe.

O que é a Distribuição DFe?

A Distribuição DFe é um web service de alcance nacional, compartilhado entre todas as Sefaz estaduais, que permite a consulta, a manifestação e então o download do XML da NFe na qual o usuário é um dos atores da nota, podendo ser o emitente, destinatário, transportador ou terceiro.

Este serviço substitui a Consulta de Notas Destinadas, que foi descontinuado. A disponibilidade de acesso ao documento para todos os atores que não são o destinatário é a principal novidade trazida pelo Distribuição DFe, pois a Consulta de Notas Destinadas permitia acesso ao XML somente ao destinatário da NFe.

Confira quais informações são acessíveis para cada ator da NFe:

Informações disponíveis para cada ator na Distribuição DFeAprenda na prática!

Disponibilizar em seu software a consulta automatizada de todas as notas nas quais seu cliente é um ator, abre novas possibilidades para que você construa um diferencial de mercado em seu software.

Com esses recursos, o desenvolvedor oferece novas rotinas que irão agilizar os processos de gestão de seus clientes, facilitando o trabalho do destinatário da nota, e dos terceiros envolvidos de forma indireta naquela NFe, como é o caso das transportadoras e as contabilidades, que frequentemente precisam cobrar os XMLs de seus clientes.

Para se aprofundar nesse assunto, assista a gravação do nosso Webinar gratuito Desenvolvendo Download Automático da NFe disponível logo abaixo.

Formado em Marketing. Redator do Grupo TecnoSpeed. Escreve artigos e conteúdos para TecnoSpeed DF-e, Certificados Digitais e WiFire.

Artigos relacionados