Passe a vender certificado digital aos seus clientes com a parceria TecnoSign e impulsione o alcance e os resultados da sua Software House.
Um certificado digital é uma tecnologia que serve para autenticar operações de forma eletrônica, com segurança e validade jurídica. Atualmente, a grande maioria das empresas brasileiras é obrigada a ter um certificado digital para fazer sua gestão fiscal e tributária, e atuar em conformidade com o Fisco e a Lei.
Isso porque o certificado digital é exigido para autenticar o acesso a sistemas e serviços públicos, como o eSocial e o e-CAC; para assinar notas e demais documentos fiscais; validar declarações tributárias e outros processos que fazem parte da rotina corporativa.
Além disso, vivemos em um mundo digitalizado, onde a possibilidade de cumprir tarefas remotamente é valorizada e, muitas vezes, priorizada. E isso também vai de encontro com o certificado digital, já que ele viabiliza a assinatura digital de contratos, procurações, prescrições médicas e vários outros documentos.
Resumindo: as certificações são mais do que relevantes no cenário atual — e devem permanecer assim por mais bons anos — e uma área interessantíssima para desenvolvedores estudarem e Software Houses investirem.
O mercado é promissor e os resultados, mais ainda. Mas por onde começar? Como vender certificado digital? Qual a melhor forma de implementar esse recurso no seu portfólio? Respondemos todas essas dúvidas a seguir. Venha descobrir o potencial das certificações digitais e como a parceria TecnoSign pode transformar sua oferta de serviços e aumentar a competitividade da sua empresa!
O mercado de certificados digitais para Software Houses
O mercado de certificados digitais tem crescido de maneira expressiva e contínua nos últimos anos. Em 2019, foram 5.5 milhões de novos certificados emitidos em todo o país. Em 2020, 6.1 milhões; em 2021, 7.5 milhões. Ao final de 2022, foram 8.3 milhões de certificações; e em 2023, fechamos o ano com a marca de 9.3 milhões.
Hoje, já são mais de 12 milhões de certificados digitais ativos e a projeção para 2024 é que o número de novas emissões e renovações passe de 10 milhões. E todos esses dados são do ITI – Instituto Nacional de Tecnologia da Informação.
Os números não deixam dúvidas sobre o potencial desse recurso e desse mercado. Esse crescimento e avanço, sem dúvidas, foi impulsionado pela forte adesão dessa tecnologia pelo governo em suas medidas de digitalização. Iniciativas como o gov.br, a Nota Fiscal Eletrônica, o eSocial e a mais nova Carteira de Identificação Nacional (CIN) comprovam tal movimento.
Além disso, os certificados digitais oferecem uma combinação única de confiabilidade e inovação. Sua cadeia estruturada de certificados, regulada por lei e apoiada por processos rigorosos, garante legitimidade e segurança. Também estão em constante evolução para atender às últimas inovações tecnológicas e demandas do mercado. O que é fundamental no contexto atual e em projeções futuras.
Oportunidades para Software Houses
Encarar esse cenário com olhar de investidor e de agente de transformação da rotina e processos das empresas é interessantíssimo para Software Houses. Ainda que as certificações tenham duas décadas de existência e uso, elas estão definitivamente longe de serem um produto saturado ou um mercado com raras oportunidades de retorno para quem decide adentrá-lo.
Investir em certificados digitais é abrir portas para múltiplas possibilidades de negócio. As aplicações das certificações são diversas e atendem a indivíduos, empresas e instituições em diversos setores. De pequenos empresários a grandes corporações, de advogados e médicos a instituições educacionais… todos precisam desse tipo de recurso e por que não ser o fornecedor dele?
Passar a oferecer certificados digitais junto ou além do seu software é uma excelente forma de expandir sua fonte de receita, alcançar novos públicos, entrar em contato com os tomadores de decisão das empresas e tornar sua entrega mais completa, valiosa e indispensável para seus clientes e potenciais clientes.
Ainda vamos te explicar todos os benefícios imperdíveis que investir e vender certificados digitais podem trazer para sua Software House, mas você precisa saber que as certificações são sinônimo de conformidade fiscal; processos e transações comerciais simplificados; segurança aprimorada e confiança no ambiente digital; e mais eficiência e produtividade para seus usuários.
E esses são argumentos de venda poderosos para a sua marca e suas soluções, além de vantagens que criam um efeito cascata e no cenário macro, aumentando o lucro das empresas e criando um ambiente digital mais seguro e eficiente para todos.
Como funciona a emissão de certificados digitais?
Para entender como funciona a venda de certificados digitais é preciso compreender, antes, como se dá o processo de emissão de uma certificação. Um certificado digital padrão ICP-Brasil, que é o tipo exigido para garantir a validade jurídica e conformidade das operações, é sempre emitido por uma Autoridade Certificadora (AC).
O processo de emissão envolve o envio e conferência de determinados documentos, assim como a coleta de dados biométricos do titular ou representante legal do certificado.
Na prática, para ter um certificado digital, o titular deve procurar uma AC ou uma Autoridade de Registro (AR) vinculada a uma AC; escolher, pagar e solicitar sua certificação; realizar o envio dos documentos; e agendar a coleta biométrica.
Esse registro de dados pode ser feito presencialmente, com a coleta das digitais do titular, ou via videoconferência, na qual é feita uma captura da face do titular. Se estiver tudo ok com as informações fornecidas, o certificado será emitido.
Tal dinâmica se repete em todos os processos de emissão, mas ela também pode ser intermediada por empresas que revendem e indicam ACs ou ARs para seus clientes finais. Assim, os usuários podem obter esse tipo de recurso diretamente com um fornecedor que já conhecem e confiam, e ter mais comodidade na hora de emitir e renovar sua certificação.
Como funciona a venda de certificados digitais?
Falando especificamente do processo de venda de certificados, ele pode variar bastante de fornecedor para fornecedor e de empresa para empresa. É possível se tornar um agente de registro e obter a liberação e conhecimento técnico para emitir certificações.
Neste caso, todas as etapas do processo precisam ser absorvidas pela sua empresa; é necessário cumprir alguns requisitos e etapas burocráticas para entrar para o ecossistema de certificados digitais da ICP-Brasil; mas também é possível agregar um valor maior a esse serviço. Deixando claro que, em nossa parceria de indicação de venda, todos os requisitos e processos burocráticos são absorvidos por nosso time. Veja o item “Parceria TecnoSign: como funciona?” ao final deste post e saiba mais.
Outro modelo de venda de certificado digital é por indicação comissionada. Nessa abordagem, um agente de registro, uma AR ou uma AC parceira fica responsável pela venda e emissão da certificação, bem como pelo suporte ao cliente. Já o seu trabalho é apenas direcionar seus clientes para esse fornecedor parceiro e receber uma porcentagem pelos certificados vendidos por eles a partir da sua indicação.
Benefícios de oferecer certificados digitais
São vários os benefícios de incluir o certificado digital ao seu portfólio de ofertas. Afinal, uma tecnologia amplamente utilizada na atualidade e multifuncional como esta não deixa de gerar um impacto onde é aplicada. A seguir, confira as principais vantagens de agregar esta tecnologia aos seus serviços:
Participação em um mercado em crescimento
Como vimos, o mercado de certificação digital está crescendo rapidamente, e fazer parte desse crescimento pode ser extremamente interessante e lucrativo. E ainda há um grande potencial de áreas e públicos a serem explorados neste segmento. Além disso, a simplicidade do modelo de negócio e o investimento reduzido tornam a venda de certificado digital uma oportunidade praticamente imperdível.
Vantagem competitiva
Adicionar certificados digitais ao seu portfólio cria uma vantagem competitiva significativa. Ao oferecer uma solução completa que inclui certificação digital, sua empresa vai se destacar da concorrência. Clientes que buscam praticidade e eficiência vão sempre dar preferência para fornecedores que oferecem o melhor mix de soluções, eliminando a necessidade de buscar outros parceiros de negócio confiáveis e eficientes.
Redução de custo com suporte técnico
Você sabia que se seu cliente tiver um problema com o certificado digital dele, o seu software de gestão fiscal pode travar? E ele ainda pode acabar pensando que a fonte do problema é o seu sistema! Mas, com a padronização dos cenários dos clientes através da oferta de certificados digitais, a quantidade de chamados de suporte técnico sobre o seu ERP pode ser reduzida. O que significa uma operação mais eficiente e econômica. Em resumo: Tem muitos problemas com certificados A3? Utilize da parceria de indicação para incentivar seu cliente a deixar esta tecnologia de lado com pouco ou nenhum investimento. Seu retorno pode vir como redução de suporte, além da comissão da venda.
Aumento de receita
A integração de certificados digitais ao seu portfólio de produtos cria uma nova fonte de receita para sua empresa. Além de aumentar seu mix de produtos/serviços, passar a vender certificações pode permitir que você aumente o valor que cobra pelas suas soluções de software, atraia novos usuários e, ainda, eleve o ticket médio e a receita recorrente da sua empresa.
Valor agregado ao seu software
Ao se tornar parceira de uma fornecedora de certificados digitais, sua empresa pode oferecer uma experiência completa e segura para os clientes. Isso agrega valor aos serviços já prestados, mostrando que sua empresa está comprometida em fornecer soluções de ponta a ponta, o que pode ser um grande diferencial na decisão de compra dos clientes.
Fortalecimento da confiança dos clientes
De novo, oferecer certificados digitais integrados reforça a reputação da sua empresa como uma fornecedora de soluções completas e seguras. Os clientes tendem a confiar mais em empresas que demonstram estar atualizadas com as últimas tecnologias e que garantem a segurança das transações de seus clientes. Ou seja: vender certificado digital também pode fortalecer a relação de confiança entre sua Software House e sua clientela.
Proteção da carteira de clientes
Seu cliente precisa de um certificado digital, isso é fato. E se a sua Software House não for a empresa que irá fornecer isso para ele, outra vai. Passar a oferecer certificados digitais impede que seus clientes procurem concorrentes para obter esse recurso essencial. Isso é uma vantagem, pois te ajuda a proteger sua base de clientes, garantindo que eles permaneçam com sua empresa para todas as suas necessidades tecnológicas.
Relacionamento com tomadores de decisão
Devido à sua importância e sensibilidade, a compra e emissão de um certificado digital está sempre ligada a um tomador de decisão dos seus clientes-empresa atuais e potenciais. Então, fornecer certificações é uma excelente forma de estreitar seu relacionamento com empresários e gestores de empresas que ainda não utilizam suas soluções de software e ajudá-las a conhecer e confiar no seu sistema para suas demandas de gestão.
Fidelização de clientes
Como consequência de todos os benefícios anteriores, oferecer certificados digitais pode aumentar significativamente a sua taxa de fidelização. Clientes que obtêm todos os serviços necessários de um único fornecedor tendem a permanecer leais, devido à conveniência e à confiança na qualidade dos serviços prestados. Além disso, ao proporcionar uma experiência de cliente integrada e eficiente, você torna sua entrega cada vez mais indispensável, aumentando a probabilidade de retenção a longo prazo.
Parceria TecnoSign: como funciona?
A Parceria de Indicação Remunerada do TecnoSign é desenhada para atender as Software Houses e ajudá-las a investir no mercado de certificados digitais, gerando uma série de vantagens para si e para seus clientes.
Nossa proposta e solução permite que as empresas de software integrem seu link próprio de vendas de certificados digitais direto em seu sistema e passem a oferecer esse recurso como um serviço adicional aos seus usuários.
Isso é feito por meio de um processo rápido e descomplicado, que não possui requisitos ou demandas de ajuste no seu sistema do parceiro. O atendimento, a emissão do certificado e o suporte são feitos pelo nosso time, enquanto você pode optar por ser remunerado ou gerar uma condição especial de valor para o seu cliente!
Desse modo, você consegue vender certificados digitais sem quase nada de esforço, mas com máxima credibilidade e confiança através de nossa experiência. Além disso, garante um investimento fácil, seguro e eficiente para você e para os clientes da sua Software House. Então, está esperando o quê?
E se quiser continuar aprendendo sobre o mercado e as oportunidades das certificações para as empresas de software e desenvolvedores, explore nossa seção de conteúdos sobre Certificado Digital. Caso não saiba exatamente por onde começar, confira o nosso Manual do Certificado Digital para empresas!