A consulta e análise de crédito são itens essenciais para garantir a saúde financeira de qualquer organização, vamos entender melhor como elas funcionam.
As relações comerciais, tanto B2B como B2C, são cercadas de vários protocolos que garantem a quitação dos débitos para os credores. Um dos principais procedimentos que resguardam a segurança destas transações são a consulta e a análise de crédito.
Cada empresa possui seus próprios critérios para conceder valores e crediários para os seus consumidores, e tudo se inicia com uma análise de crédito em órgãos especializados como o Serasa e o CDL.
As condições de crédito e os próprios valores concedidos vão depender muito da pontuação atingida pelos clientes, respeitando as regras internas da organização que vai realizar a venda.
Este processo deve ser bem criterioso e realizado com muito cuidado, pois uma concessão de crédito indevida ou uma negativa incorreta, podem gerar muitos problemas e prejuízos para uma corporação.
Vamos entender melhor o que é uma consulta de crédito e como podemos usar algumas ferramentas que facilitem e, até mesmo, automatizem este processo tão importante para a manutenção das finanças dos negócios.
Se preferir, assista a versão em vídeo, apresentado pelo Guilherme Ganassin!
O que é consulta e análise de crédito?
A consulta e análise de crédito é realizada para avaliar os riscos de vender produtos ou serviços a um certo cliente. Sendo assim, antes da conclusão da transação, é verificado através do CPF ou CNPJ do mesmo mais dados sobre sua realidade financeira.
A maioria das empresas realiza essa consulta somente para verificar se há algum tipo de restrição associada ao nome do cliente. Entretanto, uma análise mais detalhada e elaborada é capaz de prevenir situações de perigo e inadimplência.
Para que serve?
Visando menos prejuízos e mais segurança nas transações, é fundamental que seu cliente conheça bem os consumidores dele.
Dessa forma, a consulta e análise de crédito verifica se os compradores do produto do seu cliente têm condições de honrar com suas obrigações de pagamento.
Até porque, num cenário repleto de consumidores endividados, oferecer uma ferramenta pelo seu ERP que facilite esse processo é questão de sobrevivência.
Qual a importância para o seu cliente?
Para o seu cliente, a consulta e análise de crédito é indispensável para sua segurança. A fim de reduzir a inadimplência e aumentar suas vendas, esse é um processo imprescindível para que ele consiga dar um voto de confiança aos clientes.
Essa proteção, portanto, é assegurada por meio da liquidez, pois ele terá a comprovação de que todos os combinados serão cumpridos. Então, para o seu cliente, unificar e concentrar todos os dados dos consumidores em um único lugar é importante e proporciona eficiência.
Por que oferecer consulta e análise de crédito dentro do seu software?
São vários os motivos para que sua software house incorpore uma solução de consulta e análise de crédito embarcada em seus sistemas, dentre elas podemos citar:
Praticidade
A palavra da vez é automação. Neste caso, trazer uma análise de crédito embutida em um ERP vai agilizar o trabalho do setor financeiro, que não precisará sair do ambiente do sistema para começar a avaliar a viabilidade de crédito para determinado cliente.
Agregar valor ao seu produto
Quanto mais soluções agregarmos a um sistema, mais dores ele irá resolver para os usuários. Por isso, complementar sua solução com uma consulta e análise de crédito vai gerar um diferencial que vai se tornar uma vantagem perante seus concorrentes.
Fidelização de clientes
Se seu ERP for uma solução completa e eficiente, seus consumidores dificilmente terão que recorrer a outros sistemas. Portanto, ele estará com um alto grau de satisfação.
O que fazer para que sua Software House também não entre no vermelho?
Assim como os clientes do seu ERP, seu negócio também precisa de cuidados quanto ao fluxo de caixa, para garantir uma boa gestão financeira.
Não misture suas finanças pessoais com as da sua software house
Este é um erro muito comum e que pode comprometer o controle financeiro da sua software house. Misturando as finanças da empresa com a pessoais, será impossível ter uma visão concreta da situação do negócio, tornando qualquer investimento um tiro no escuro.
Controle diariamente os lançamentos no seu caixa
Este é outro ponto que requer muita atenção, porque manter o controle do caixa é fundamental para dimensionar os custos e também fazer o recolhimento correto dos tributos, evitando uma cadeia de problemas.
Não estabeleça orçamentos inacessíveis para suas operações
Este tópico depende dos dois anteriores, pois como vimos, para realizar investimentos de forma segura as finanças e os lançamentos precisam estar alimentados corretamente. Desse modo, com posse desta informação concreta, seja criterioso onde vai investir os recursos da sua software house.
Invista na sua equipe de vendedores
Este item é fundamental, e vai fazer uma grande diferença para a sua organização: invista em treinamentos e reciclagens para a sua equipe de vendedores, eles vão se sentir muito mais valorizados e motivados.
E principalmente, ofereça soluções completas
Inclusive, automatizando a consulta e análise de crédito, para que seu cliente também não entre no vermelho e continue comprando de você.
Essas são boas alternativas para manter sua solução competitiva no mercado.
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Conclusão
Cada vez mais as empresas vêm se dando conta do quanto um ERP é um investimento importante para os seus negócios, por isso mesmo, elas estão ficando ainda mais criteriosas antes de fazer essa escolha tão crucial.
O sistema correto poderá criar um ambiente perfeito para que um negócio prospere, trazendo mais informação e agilidade nas rotinas de todos os departamentos de uma organização.
Neste ambiente tão concorrido, a sua software house pode criar uma vantagem perante as soluções concorrentes, agregando mais funcionalidades ao seu ERP.
Oferecer a consulta e análise de crédito já embarcadas em sua solução trará uma vantagem comercial necessária para que sua empresa se destaque perante as outras software houses, atingindo novos mercados, atraindo clientes novos e fidelizando ainda mais seus consumidores antigos.