Está se perguntando se é possível consultar uma nota fiscal sem sua chave de acesso? Respondemos essa e outras dúvidas essenciais sobre isso neste artigo!
Uma gestão eficiente depende de um bom fluxo de informações. E isso não é diferente quando o assunto é gestão fiscal. Uma empresa precisa estar constantemente emitindo os documentos fiscais obrigatórios de sua operação, consultando as notas emitidas contra o seu CNPJ e mantendo um registro dessa movimentação. Diante disso, pode surgir a dúvida: é possível consultar nota fiscal sem chave de acesso?
Neste artigo, vamos responder a essa pergunta. Então, continue a leitura para entender quando é necessário fazer uma consulta de nota fiscal, para que serve a chave de acesso e como é possível realizar a consulta de uma nota fiscal sem ter que informar sua chave de acesso.
Quando é necessário consultar a nota fiscal?
Existem diferentes casos em que consultar uma nota fiscal pode ser interessante e/ou necessário. O principal deles é para confirmar a validade e o status de um documento fiscal junto à Prefeitura ou à Secretaria da Fazenda.
Quando a operação foi devidamente registrada, a nota e todos os dados que a compõem podem ser consultados nos sistemas e portais oficiais desses órgãos. A consulta com essa finalidade é frequentemente feita por contadores, para a geração correta da guia de impostos e a realização dos processos de escrituração contábil.
Outras situações que podem justificar uma consulta são: perdas do arquivo XML original da nota por parte do emissor e o desejo de acessar o arquivo complexo da nota por parte do destinatário/tomador.
Muitas vezes, a consulta de notas fiscais é uma etapa dentro dos processos de conciliação e auditoria de uma empresa, os quais são fundamentais para a gestão e saúde financeira da organização. Verificar constantemente esses documentos garante a integridade dos dados e evita problemas com o Fisco.
Chave de acesso da nota fiscal: para que serve?
A chave de acesso, como o nome sugere, é uma sequência numérica que serve para identificar uma determinada nota fiscal e dar acesso ao arquivo e/ou aos dados dela. Toda chave de acesso é única e nunca se repete — nunca existirão duas notas com a mesma chave de acesso.
Esse código é composto por 44 dígitos, que se dividem em blocos e representam diferentes informações da nota em questão: o estado da empresa emitente, a data da emissão, o CNPJ da empresa emitente, modelo, série e número da nota, e por aí vai.
Na prática, a chave de acesso é um número importante para que as empresas consigam manter as contas organizadas e, consequentemente, ter uma gestão financeira e tributária eficiente. Além de ser o dado utilizado para registrar e identificar notas dentro de sistemas ERP.
É possível consultar nota fiscal sem chave de acesso?
Agora, voltando à pergunta-chave da introdução: se a chave de acesso serve para acessar o arquivo e os dados de uma nota, é possível consultar notas fiscais sem essa chave?
Contrariando as expectativas e simplificando a vida de desenvolvedores, empresários, contadores e até consumidores, sim, é possível consultar nota fiscal sem chave de acesso! Porém isso requer um investimento.
Como realizar a consulta da nota fiscal sem chave de acesso?
Uma maneira de contornar a falta da informação da chave de acesso é adicionar a missão de obter este dado antes de utilizar os meios de consulta online disponibilizados pelo governo e as autoridades fiscais, como o Portal da NF-e.
No entanto, se você deseja fazer uma consulta direta sem adicionar a chave de acesso, requer um investimento e um recurso específico: uma ferramenta de gestão fiscal que disponibiliza consultas automatizadas.
Vantagens de usar um software de consulta automatizada de NF-e
Um software de gestão fiscal inteligente e automatizado é tudo o que uma empresa precisa para não se preocupar mais com consultas de notas fiscais para suas conciliações e escriturações. Esse tipo de recurso integra e automatiza todas as etapas da emissão de documentos fiscais eletrônicos, da geração do arquivo XML ao armazenamento desses arquivos.
Como vantagens, a empresa que conta com uma solução como essa terá:
- Acesso garantido e fácil às notas fiscais que emitir e forem emitidas contra seu CNPJ;
- Mais agilidade, segurança e comodidade em suas consultas e processos financeiros e contábeis;
- Menos risco de perda, erro e/ou falha nas etapas obrigatórias e essenciais da gestão fiscal;
- Zero preocupação com a distribuição e guarda de seus documentos fiscais eletrônicos;
- Muito mais organização, controle e eficiência em sua operação;
- Conformidade fiscal e tranquilidade para responder a eventuais solicitações do Fisco.
Ou seja, investir em um software de gestão que permite consultas automatizadas é sinônimo de um processo fiscal mais confiável e funcional, e de uma gestão geral mais integrada, precisa e fluida.
Quer levar esse tipo de recurso para os usuários do seu ERP? Então, conte com o PlugNotas
O PlugNotas é a API de gestão fiscal da TecnoSpeed, criada para deixar seu sistema 100% pronto para emitir e gerenciar documentos fiscais com uma única integração e independente da linguagem em que ele foi desenvolvido.
Seus clientes terão apenas duas tarefas: contratar seu ERP e enviar as informações das notas que desejarem emitir. O restante é por nossa conta: da automação de etapas e da comunicação com a SEFAZ até a atualização das regras fiscais conforme a legislação. Achou interessante?
E para continuar aprendendo e se aprofundando no universo tributário, explore nossos outros conteúdos sobre documentos fiscais!