eSocial: Novos Grupos estão obrigados a entregar os eventos de SST a partir de Janeiro/2022.

Tempo de Leitura: 2 minutos

Em Janeiro de 2022 mais dois grupos entraram na 4ª e última fase do cronograma de implantação do eSocial: Novos grupos. Saiba quais são os grupos e os eventos neste artigo!


Seguindo o cronograma de implantação do projeto eSocial, a partir de 10 de Janeiro de 2022, as empresas enquadradas nos grupos 2 e 3, incluindo as pessoas físicas, estarão obrigadas a entregar os eventos de Saúde e Segurança do Trabalho (SST).

Confira o cronograma e fique atento aos prazos!

Quais são as empresas dos Grupos obrigatórios?

Estão enquadradas no grupo 2, as empresas com faturamento no ano de 2016 de até R$ 78 milhões e que não sejam optantes pelo Simples Nacional.

Já no grupo 3, estão as empresas optantes pelo Simples Nacional e entidades sem fins lucrativos, como também empregadores Pessoa Física (exceto doméstico) e Produtor Rural.

Para esses dois grupos, essa é a 4ª e última fase de implantação do eSocial. 

Quais são os eventos e quando devem ser enviados?

Os eventos de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) que deverão ser enviados pelo eSocial são:

  • S-2210 – Comunicação de Acidente de Trabalho: deve ser registrada até o primeiro dia útil seguinte ao da ocorrência e, em caso de morte, de imediato.
  • S-2220 – Monitoramento da Saúde do Trabalhador: o evento deve ser enviado até o dia 15 (quinze) do mês subsequente ao da realização do correspondente exame (ASO).
  • S-2240 – Condições Ambientais do Trabalho Fatores de Risco: até o dia 15 (quinze) do mês subsequente ao início da obrigatoriedade dos eventos de SST ou do ingresso/admissão do trabalhador.

Lembrando que a obrigatoriedade se aplica para as versões do eSocial v.2.5 e eSocial Simplificado S-1.0.

Banner blog - Suite de Componentes (1)

Como implementar o eSocial no meu software?

Preparar o módulo de eSocial no seu sistema é uma tarefa bem complexa. Além do layout relacionado a cada evento, também é necessário conhecer regras de negócio trabalhistas, previdenciárias e específicas do eSocial.

Para auxiliar os desenvolvedores de software nessa árdua tarefa, desenvolvemos o eSocial TecnoSpeed, uma solução completa que executa todo o processo de geração, transmissão e consulta dos 48 eventos do eSocial.

Conheça o eSocial TecnoSpeed!

Postergação PPP

Você sabe como está a obrigatoriedade dos eventos de SST após a postergação do PPP? Leia esse artigo e fique atualizado sobre essa questão!

Daniele Zangeroli
Daniele Zangeroli
Analista Tributária do Grupo TecnoSpeed, Contadora e especialista em temas fiscais no contexto da tecnologia. É apresentadora do videocast Fisco4Dev, onde traz atualizações fiscais para desenvolvedores e software houses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.