Quer saber como transformar seu ERP em uma máquina de vendas via e-commerce e marketplaces? Então leia o artigo até o final que te explicaremos em detalhes!
Buscar estratégias de venda é uma demanda que nunca deixa de existir dentro de um negócio. E no contexto atual, presença digital e recursos como e-commerces e marketplaces são indispensáveis para se obter alcance em escala e sucesso.
Hoje em dia, é muito difÃcil que um negócio que se destaque não venda online. Com a pandemia, o e-commerce no Brasil e no mundo se tornou essencial para a manutenção de muitas empresas – o que torna sua Software House parte desse processo, já pensou nisso?
Pois neste post nós vamos te ajudar a pensar e enxergar as múltiplas possibilidades que existem nesse nicho, os desafios que o seu cliente irá enfrentar, como o seu ERP pode ajudá-lo nessa missão e como nós podemos ajudar você a potencializar sua entrega nesse sentido. Vem com a gente!
O que são marketplaces e-commerces?
Antes de qualquer coisa, vamos entender melhor sobre o mundo do comércio eletrônico começando conhecendo seus principais representantes: os e-commerces e os marketplaces. É comum existirem dúvidas e confusões entre esses recursos, mas não é complicado diferenciá-los.
De forma bem simples, um e-commerce (abreviação de electronic commerce) pode ser entendido como uma loja virtual, um canal de venda online exclusivo e personalizado para lojas e empresas de diferentes segmentos. Ele pode ter o formato de um site ou um app e ser acessado de diversos dispositivos.
Já um marketplace funciona como um agregador de lojas e negócios, como uma espécie de shopping virtual. Ou seja, é uma plataforma que agrupa diferentes marcas e produtos, oferecendo mais variedade, chances de alcance e complexidade estrutural, mas com menos exclusividade. Várias lojas em um só endereço ou ambiente online.
Quando o assunto é qual escolher, depende bastante do que será comercializado e de qual é o objetivo e orçamento da empresa. Em termos de vantagem, ambos são interessantes e também é uma excelente ideia combiná-los, afinal, quanto mais canais, mas chances de vendas, não é mesmo?
Por que o seu negócio PRECISA investir nisso?
Não vender online significa perder oportunidades valiosas de expandir a visibilidade, força e lucro de um negócio.Â
E no mercado atual, o comércio eletrônico nunca foi tão forte e indispensável, dá uma olhada nesses dados e lembre-se deles na hora de vender seus softwares:
- O Brasil é o 4º paÃs do mundo com mais usuários ativos na internet, diz a ONU;
- Dados do relatório Webshoppers revelam que 36% dos brasileiros é digital buyer;
- Conforme o E-commerce Quality Index 2019 (EQI), o Brasil possui o 2º melhor serviço de comércio eletrônico do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos;
- O e-commerce no Brasil ganhou mais de 20 milhões de novos consumidores em 2020 e mais de 300 milhões de pedidos online foram feitos;
- De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), de 2019 para 2020 o crescimento nas vendas online foi de 68%;Â
- No 1º semestre de 2021, foram realizadas 31% mais vendas via e-commerce e registrado um ticket médio 22% maior com relação a 2020, revela a Ebit|Nielsen;
- Os marketplaces ocupam 78% de participação do comércio eletrônico B2C (Business-to-Consumer), segundo a ABComm;
- Ao mesmo tempo, o Brasil tem 6 milhões de varejistas e somente 50 mil deles vendem online;
Ou seja, o mercado das vendas online está superaquecido, os e-commerces e marketplaces vieram para ficar e esse crescimento exponencial tende a continuar em 2022 e nos anos seguintes.
Até porque ainda existem muitos negócios fora desse universo que precisam se atualizar, diversos desafios a serem superados e várias possibilidades de evolução e melhoria que podem e, com certeza, vão surgir por aÃ.Â
A pergunta mais importante aqui é: você, seu ERP e sua software house estão prontos para surfar nessa onda e ajudar seus clientes a fazer o mesmo?
Principais desafios para vender online e em marketplaces
Já está bem claro que investir em venda online é crucial para crescer hoje em dia, mas esse processo também reserva diversos desafios para os estabelecimentos comerciais, ainda mais se o objetivo for realizar vendas em múltiplos canais e marketplaces:
- O investimento pode ser bastante alto;
- Integrar múltiplos canais de vendas costuma não ser simples;
- É preciso ter uma infraestrutura robusta que acompanhe o crescimento das vendas;
- Investir em automatização e sincronização de processos é essencial;
- Precificar os produtos se torna mais complexo, conforme os detalhes de cada canal de vendas;
- E a segurança e estabilidade também precisam ser garantidas, principalmente para lidar com grandes volumes de vendas.
Como você ou seus clientes podem vencer esses desafios?
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É exatamente nesse ponto que o seu software entra e se torna indispensável. Com um ERP, seus clientes poderão estabelecer e gerenciar suas vendas online, bem como lidar com todos os desafios da venda multicanal.
No entanto, para isso o seu sistema precisa estar preparado e possibilitar a integração de múltiplos canais de vendas e sua equipe afiada para prestar todo o suporte e orientação que seus clientes precisarem sobre esse novo investimento que estarão fazendo.
Plug4Market: o seu canal de entrada para o mundo das vendas online
Como toda evolução começa com um primeiro passo, estamos aqui para te ajudar a dar o seu! Desenvolvemos o Plug4Market exatamente para deixar o seu ERP pronto para as demandas de vendas online dos seus clientes e você não perder tempo e nenhuma outra oportunidade nesse sentido.
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