Tempo de Leitura: 3 minutos

Quais os benefícios do Certificado SPB? Como as fintechs podem utilizá-lo e qual a importância de seu uso? Confira todas essas informações neste artigo.

Os processos em instituições financeiras e fintechs mudaram em uma velocidade nunca antes vista, tornando os métodos cada vez mais digitalizados, menos burocráticos e mais vinculados à tecnologia. Cada vez mais, os processos de entidades financeiras precisam de identificadores e ferramentas que aumentem sua segurança para que possam ser executados. O certificado SPB é exemplo disso, pois ganha cada vez mais adeptos que querem digitalizar suas operações e garantir máxima proteção para as transações.

Além disso, organizações financeiras precisam, em determinados momentos, comunicar-se com o Banco Central e assegurar a autenticidade dos dados enviados, ou até mesmo garantir o sigilo dessas informações. 

Para isso, é preciso validar os documentos dos processos, buscando formas seguras de autenticação dos dados fornecidos. Para que esse processo seja seguro, usar um certificado digital é uma excelente ideia. É esse certificado que garantirá a autenticidade das informações nos processos em operações bancárias e em outras operações digitais.

Mas quais os benefícios do Certificado SPB para instituições financeiras? Como as fintechs podem utilizá-lo e qual a importância de seu uso? Confira todas essas informações neste artigo.

O que é certificado SPB? 

Certificado SPB
Saiba o que é certificado SPB? (Imagem: Envato)

É um certificado dedicado a quem precisa fazer operações com o Sistema de Pagamentos Brasileiro. O certificado SPB é o certificado digital que permite que a identidade do servidor da instituição financeira ou da fintech realizando a comunicação seja validada. Com esse certificado, a troca de informações com o Banco Central torna-se segura, permitindo que as partes da operação saibam que as informações prestadas são verídicas e, por vezes, é possível até acompanhar se os documentos do processo sofreram alteração.

Esse tipo de certificação foi regulamentada pelo Banco Central por meio da resolução nº 4.474, com o objetivo de estabelecer a padronização da assinatura digital de documentos usados em operações de instituições financeiras e instituições cujo funcionamento seja autorizado pelo BACEN, inclusive fintechs. É só por meio de transações seguras que a digitalização das operações financeiras pode seguir crescendo, por esse motivo, esses certificados de autenticidade são indispensáveis.

Para proporcionar máxima proteção e atender aos requisitos de padronização da assinatura eletrônica, o certificado SPB criptografa até 256 bits de dados que serão utilizados dentro da estrutura do Sistema de Pagamentos Brasileiro, sendo compatível com servidores web com suporte para o protocolo SSL.

O que é SPB e como funciona?

O SPB (Sistema de Pagamentos Brasileiro) é a estrutura que integra todas as operações e procedimentos que possibilitam as movimentações financeiras entre os agentes econômicos brasileiros de forma eletrônica. Assim, o SPB tem por função básica as transações financeiras, podendo a transferência de recursos ser feita em moeda nacional ou estrangeira. Os pagamentos feitos por pessoas físicas e jurídicas são processados dentro da estrutura do SPB e, portanto, esse sistema é de extrema importância.

A estrutura do SPB é composta por entidades relevantes, como por exemplo o Sistema Especial de Liquidação e Custódia (SELIC) e a Câmara de Registro e Liquidação de Operações de Ativos BM&F, de Câmbio BM&F e de Operações de Derivativos BM&F. 

Dentro desse sistema, o certificado SPB funciona como uma ferramenta de validação dos dados fornecidos pela instituição financeira. A comunicação entre a instituição e o Bacen se torna mais segura, pois permite a criptografia dos dados necessários para as transações financeiras no SPB, o que aumenta a segurança e auxilia a dar sigilo aos dados utilizados.

Importância do uso do certificado SPB para instituições financeiras

O uso do certificado digital já é claramente indispensável para aqueles que desejam acompanhar o ritmo das operações online e processos digitalizados que se tem visto nos últimos tempos. No caso do certificado SPB, as instituições financeiras conseguem certificar a segurança das operações que estão realizando dentro do Sistema de Pagamentos Brasileiro, dando até maior credibilidade à instituição.

Outro motivo pelo qual o certificado SPB é importante é o Open Finance. Esse sistema de compartilhamento de dados entre usuários e entidades pode ter suas transações financeiras intermediadas por instituições financeiras, garantindo que o intercâmbio de informações seja mais fácil e seguro. 

Além de possibilitar todas essas transações e facilitá-las, a digitalização com o uso de ferramentas como o certificado digital facilitam o acesso do cliente a produtos e serviços, sendo uma ferramenta fundamental tanto para as instituições financeiras quanto para o próprio cliente.

E, se você quer saber mais sobre como fazer uma assinatura digital e como o certificado digital pode simplificar esse processo, confira o nosso blog! Nele você vai descobrir não apenas como fazer uma assinatura digital e quais os seus benefícios, mas também como levar essa facilidade para seus clientes. 

Saiba mais sobre assinatura digital!

Conclusão

Como você pode perceber, o certificado SPB é um dos tipos de certificado digital que permite a autenticação dos dados fornecidos nas operações digitais. Ele é destinado a instituições financeiras, fintechs e entidades que envolvam transações econômicas no Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB). São esses certificados, incluindo o certificado SPB, que permitem a padronização de assinaturas oficiais para validar os documentos. Assim, é possível fazer a comunicação com o BACEN com a segurança necessária para essas operações.

Além do mais, essa ferramenta também é crucial para as inovações que têm surgido no processo de digitalização pelo qual o sistema financeiro tem passado. São vários os benefícios de se ter essa ferramenta que aumenta a proteção das operações, permite que a entidade esteja dentro do proposto para a padronização de assinaturas digitais, descrito em regulamentação própria do BACEN, agiliza o compartilhamento de informações possibilitado

 

 

Summary
Certificado SPB: Tudo o que você precisa saber!
Article Name
Certificado SPB: Tudo o que você precisa saber!
Description
Quais os benefícios do Certificado SPB? Como as fintechs podem utilizá-lo e qual a importância de seu uso? Confira todas essas informações neste artigo.
Author
Publisher Name
TecnoSpeed
Publisher Logo
0 ComentáriosFechar comentários

Deixe um comentário

Localização

Tecnospeed ©  2022. Feito com ❤ pelo time Tecnospeed.