As ideias de inovação podem sair do óbvio! Descubra como fazer isso sem grandes dores de cabeça.
As empresas brasileiras estão cada vez mais investindo em mudanças para se adequar ao mercado. Segundo o Sebrae, quanto mais o empresário aposta nisso, mais o seu negócio se destaca entre os concorrentes e demonstra aos consumidores que as ideias de inovação realmente são atraentes.
Por meio disso, neste artigo discutiremos sobre as ideias de inovação no mercado, além de pontuarmos o que faz sentido para a sua empresa e de onde surgem as melhores sugestões para essa mudança.
Para isso, também, mostraremos a importância de um canal de informação, para trabalhar a relação entre empresário e cliente.
Continue aqui e entenda um pouco mais sobre o assunto! Boa leitura.
Ideias de inovação: nada é disruptivo
Sim, já começamos esse artigo chutando a porta! As ideias de inovação são necessárias, mas não precisam ser disruptivas. Muitas empresas acreditam que para trazer melhorias ao seu interior é importante criar técnicas mirabolantes, que mudam completamente o seu funcionamento.
De certa forma, mudar é fundamental. Porém, quando se trata de alterações bruscas, que não estão interligadas com a verdadeira essência desse negócio, em vez de trazer melhorias, muito provavelmente surgirão dores de cabeça para se adaptar a essa nova realidade.
Ou seja, ao pensar na ideia de inovação, entenda que isso precisa vir pautado no que a empresa é e em ideias reais, que não fujam da personalidade dessa empresa e que muito menos exija grandes alterações na base. Caso isso aconteça, além de causar uma grande confusão, pode também trazer prejuízos.
Inovações que façam sentido para a sua empresa
Quando você estiver em busca de ideias de inovação, coloque em mente que isso precisa fazer sentido para a sua empresa. Virar o sistema de ponta cabeça apenas porque outro negócio deu certo com determinado método não significa que o seu também terá o mesmo resultado.
Antes de fazer qualquer mudança, é preciso analisar se faz parte da realidade local e se pode se adaptar com facilidade aos funcionários e clientes. Uma empresa que trabalha com criação de softwares próprios não pode, por exemplo, alterar o seu funcionamento para desenvolvimento de sistemas partilhados, como uma software house faz.
Então, ao analisar que é preciso uma inovação, coloque na ponta do lápis mudanças que combinem com o perfil do seu negócio. Alterações bruscas nunca são bem vindas e geram muitas situações problemáticas para serem inseridas numa empresa.
Onde surgem as melhores ideias?
Mas, afinal, de onde surgem as ideias de inovação? Aqui já quebramos o paradigma de que as melhores opções são aquelas que quebram barreiras e são consideradas disruptivas diante o mercado.
Para a sua surpresa – ou nem tanto – a verdadeira inovação está nas mãos dos clientes! A partir da voz deles é possível criar um parâmetro a ser seguido e mudado, já que são eles os consumidores dos nossos produtos e que necessitam dessa alteração para melhorias e adequação.
Reclamações
As reclamações realizadas sobre um produto entram em primeiro lugar nessa inovação. Quanto mais determinado item recebe críticas, mais o empresário precisa pensar em mudanças para se adaptar à vontade desse consumidor. Caso ele não faça isso, consequentemente perde a fidelidade dessa pessoa.
Por isso, quando tratarmos de ideias de inovação, sempre tenha em mente que as reclamações são a base para qualquer mudança. O produto precisa vir de acordo com o desejo desse cliente e não como o empresário deseja propriamente dito – podendo haver um equilíbrio entre as partes.
Perguntas
Além disso, a partir das perguntas mais frequentes entre os consumidores é possível criar uma série de ideias de inovação. Muitas empresas são pouco informativas e não cedem os procedimentos completos aos clientes, atitude que gera uma quantidade volumosa de dúvidas e que podem ser respondidas por meio de alguma alteração no sistema ou funcionamento.
Para isso é necessário que essa empresa tenha um setor voltado somente para atender a essa demanda, seja por meio de telefone, site ou até mesmo em lojas físicas. Quanto mais frequente for a pergunta, maior a importância de uma inovação nessa área.
Opiniões
Por último e um erro que muitos empresários cometem é sobre as opiniões dos consumidores. Sim, talvez você acredite que a opinião seja a mesma definição de reclamação, mas nem todos os comentários traçados sobre uma empresa são negativas, não é mesmo?
A partir de elogios e críticas construtivas, que fogem de reclamações agressivas, é possível traçar um novo plano e construir ideias de inovação para um negócio. Uma empresa que trabalha com desenvolvimento de sistemas personalizados e recebe boas opiniões sempre esses softwares podem continuar a inovar nessas customizações, mostrando que são especialistas no assunto e dando mais qualidade de produto aos clientes.
A importância de um canal de informações e opiniões
Enfim, entendemos até aqui que os clientes são essenciais na hora de criar inovações para um negócio. Para isso afirmamos, então, que é extremamente importante a utilização de um canal de informações, que atenda também às opiniões desses consumidores.
Por meio desse local é possível fazer um levantamento e até mesmo realizar métricas com as reclamações, dúvidas e elogios realizados pelos clientes. Só assim um empresário consegue de vez criar mudanças que cabem a sua empresa e que não passem por um processo brusco, alterando completamente o funcionamento do negócio e afetando aos funcionários.
É importante destacar que as ideias de inovação, mesmo que fujam desses parâmetros que analisamos, são fundamentais para qualquer empreendimento. Aqueles que não realizam essas mudanças estão fadados ao fracasso.
Podcast Além do Software
A discussão até aqui trouxe pontos muito relevantes aos empresários. As ideias de inovação são primordiais, mas precisam vir pautadas em cima dos consumidores, não de uma noção disruptiva de mercado.
Para você que gostou do nosso artigo e quer saber mais sobre outros assuntos de gestão empresarial e tecnologia, ouça o podcast Além do software! Lá, compartilhamos muitos conteúdos sobre inovação, gestão e tecnologia para software houses.