Tempo de Leitura: 2 minutos

 

Fique atento às mudanças sobre a desativação do integrador e validador fiscal do MF-e SAT!


No dia 11 de maio, a Secretaria da Fazenda do Ceará  – SEFAZ-CE, emitiu um comunicado informando que estará desativando as soluções Integrador e Validador Fiscal utilizadas no processo de emissão do Cupom Fiscal Eletrônico (CF-e) e da Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica (NFC-e) em 07 de novembro de 2022. Tal decisão tem como objetivo simplificar e agilizar as operações comerciais dos contribuintes do Ceará.

Para seguir emitindo os documentos fiscais após a desativação, a SEFAZ orienta que os contribuintes atualizem a versão do aplicativo Driver MFE para as versões 01.05.17 (Windows) e 02.05.17 (Linux), que permitem a comunicação direta entre o aplicativo comercial / frente de loja e o Módulo Fiscal Eletrônico e que não requerem o uso do Integrador Fiscal. Para o uso dessas versões, poderá ser necessária também a atualização ou mudança de configuração no aplicativo comercial utilizado pelo contribuinte.

Já a autorização da NFC-e passará a ser feita diretamente nos webservices (Produção):

Para ter acesso aos ambientes de homologação, clique aqui

Fonte: SEFAZ-CE

O que é o MF-e?

O Módulo Fiscal eletrônico (MF-e) é um equipamento obrigatório para emissão de documentos fiscais no Estado do Ceará. Este modelo substitui o Emissor de Cupom Fiscal (ECF), antiga impressora fiscal. 

Trata-se de um hardware de validação e autorização de cupons fiscais eletrônicos, desenvolvido para autorizar os cupons localmente, antes mesmo deles chegarem aos servidores da Secretaria da Fazenda (SEFAZ) do Ceará, de forma a oferecer um modo seguro de “contingência”. 

No Brasil, somente o Ceará utiliza o Módulo Fiscal Eletrônico. Essa particularidade do Estado em relação à emissão do cupom fiscal eletrônico é muito semelhante ao SAT São Paulo (Sistema de Administração Tributária), que é bastante utilizado nesse Estado.

Mas ambos são diferentes! Porém isso não influencia na comunicação e integração entre os servidores da SEFAZ. Os sistemas que se comunicam com ambos.

O MF-e apresenta recursos extras, como localização por GPS, padrão de comunicação GPRS (permite a transmissão de informações de dados de forma remota, sem cabeamento) e bateria interna (que permite o uso mesmo em casos de queda de energia). 

suíte de componentes

O que é o Integrador Fiscal?

O Integrador Fiscal é uma plataforma de comunicação disponibilizada pela Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará para a integração de AC/PDV’s dos estabelecimentos contribuintes do ICMS do estado. Esta plataforma deve ser utilizada de forma integrada aos processos dos AC/PDV’s sendo responsável por toda a integração entre os sistemas e os emissores de documentos fiscais fornecidos pela SEFAZ-CE.

Preciso de um sistema para utilizar o Módulo Fiscal eletrônico?

Componentes e API’s prontas facilitam a implementação da emissão de cupons fiscais através do MF-e e você pode contratá-las com uma software house que ofereça módulos fiscais para os contribuintes varejistas do Ceará. 

Nós temos a melhor solução para integrar ao seu software! São vários benefícios: realiza todas as etapas de emissão do CF-e, é compatível com equipamentos MF-e e está sempre atualizada com a legislação vigente no país. 

Solução CF-e

Summary
MF-e SAT: SEFAZ-CE comunica sobre a desativação do Integrador e Validador Fiscal
Article Name
MF-e SAT: SEFAZ-CE comunica sobre a desativação do Integrador e Validador Fiscal
Description
Fique atento às mudanças sobre a desativação do integrador e validador fiscal do MF-e!
Author
0 ComentáriosFechar comentários

Deixe um comentário

Localização

Tecnospeed ©  2022. Feito com ❤ pelo time Tecnospeed.