Neste post explicamos as dificuldades de desenvolver um módulo de NF-e com PHP. Confira, agora mesmo, o conteúdo.
Seus clientes estariam prontos para uma visita do Fisco? Você e sua software house podem ajudá-los a serem mais efetivos em assuntos tributários.
Basta oferecer um módulo de emissão de Notas Fiscais eletrônicas (NF-e) dentro do seu ERP desenvolvido em PHP. É uma maneira de garantir o cumprimento dessa documentação fiscal obrigatória, além de atender os consumidores finais da melhor maneira possível.
Porém, como tudo que se refere a área tributária no Brasil, o desenvolvimento é complicado e envolve pormenores que, se não são bem cuidados, podem gerar muitas dores de cabeça.
Quer saber como é construir um módulo de NF-e com PHP e as suas dificuldades? Então não deixe de ler este post!
Cuidados no desenvolvimento de um módulo NF-e com PHP
Colocar em prática um projeto que tenha como objetivo criar um módulo NF-e com PHP em seu ERP demanda muitas atenções, revelando-se um desafio digno de gigantes.
A primeira (e maior) dificuldade é quanto à compreensão das legislações vigentes. O perfil de um desenvolvedor típico não inclui conhecimentos em leis e regras fiscais.
O ‘melhor amigo’ do time de desenvolvimento é a consulta do Manual do Contribuinte, um documento disponibilizado pela Receita Federal que explica todos os parâmetros necessários para colocar o projeto em prática.
Se você respirou fundo pensando que com ele será ‘meio caminho andado’, se enganou. O material tem mais de 200 páginas e mistura as linguagens técnicas de desenvolvimento e fiscal, confundindo quem não tem tanta experiência.
E em um ambiente como o seu, que é preciso fazer mais com menos, fica difícil encaixar no seu squad um – ou mais – especialistas tributário e jurídico.
Outro ponto importante é a necessidade da manipulação de documentos fiscais e integrações com os ambientes dos órgãos reguladores. É preciso ter atenção para não errar e produtividade tanto na manipulação de arquivos como na realização das alterações necessárias.
Se o seu time tentar recorrer a fóruns de discussão ou sites como GitHub, GUJ ou iMasters até poderá encontrar algumas soluções. Mas umas são bem antigas e outras claramente não garantem sua funcionalidade. O trabalho poderá ter sido à toa caso se use um modelo desatualizado ou quebrado.
Desenvolvimento de NF-e com PHP na prática
Para criar um módulo de NF-e com PHP são necessárias algumas etapas. Falaremos de cada uma delas a seguir.
Mas, antes de começar a abordar o código, é preciso ter um certificado digital A1. Instalado no computador, é um arquivo .pfx usado sem precisar de um token.
Sobre o código, para o framework é necessário validar se as extensões abaixo do PHP funcionam:
- PHP 5.6 ou PHP 7.x (recomendável PHP 7.x)
- ext-curl
- ext-dom
- ext-json
- ext-gd
- ext-mbstring
- ext-mcrypt
- ext-openssl
- ext-soap
- ext-xml
- ext-zip
Passo 1: A partir do momento que elas estiverem instaladas, é preciso criar uma pasta para o projeto.
Passo 2: Com o framework ativo é hora de montar o XML criando um arquivo index.php dentro do projeto. São diversos os campos a serem preenchidos para emitir uma NF-e. Aqui surge uma grande dificuldade para quem não tem domínio de contabilidade, sendo necessária a ajuda de um especialista.
Passo 3: Assine o XML. Mas antes disso é preciso desenvolver uma variável em JSON usando os dados que o framework usará nas próximas etapas. É a hora de usar o certificado digital A1.
Passo 4: Para o envio do lote serão necessários a configuração Json, o certificado digital e o XML assinado. Esta metodologia tem um array com os XMLs que aceita o envio de mais de um XML por vez, mas cuidado com os parâmetros de cada um deles para não errar na transmissão à Receita.
Passo 5: A consulta do recibo é a próxima fase. Superimportante para verificar se a nota foi autorizada ou rejeitada.
Passo 6: A partir do momento que tudo deu certo é preciso salvar o protocolo dentro do XML. Este XML também precisa ser salvo e guardado por pelo menos 5 anos. Se esse detalhe for esquecido e o seu cliente sofrer uma fiscalização a multa é certa.
Ajuda extra: Para auxiliar a ter certeza que todo o esforço deu certo a TecnoSpeed desenvolveu um validador de NF-e. Esta ferramenta é capaz de autenticar o XML da NF-e, basta colá-la no quadro disponibilizado na página.
O interessante é que ela mostra exemplos (bons e ruins) de notas para validação também em TX2 e REC. Outra ajuda preciosa é uma base de conhecimento que acaba agindo como uma consultoria.
Bom, deu para perceber que o caminho na construção de um projeto de NF-e com PHP é longo e pesado. E você pode se sentir em frente a uma encruzilhada: é necessário disponibilizar, o quanto antes, um módulo do tipo no seu ERP. Mas o tempo e os recursos financeiros estão curtos para colocar a empreitada em prática.
O que fazer então?
TecnoSpeed é solução na emissão de NF-e com PHP
Não é preciso perder o sono pensando em como resolver o problema de falta de mão de obra para compor a squad de desenvolvimento de um módulo de NF-e com PHP.
A TecnoSpeed, a Casa do Desenvolvedor, é capaz de ajudar.
Você precisa conhecer uma solução de NF-e que vai atender a todas as suas expectativas. Sua software house será capaz de economizar até 70% de tempo de implementação de um módulo.
A solução está pronta e preparada para se integrar ao seu software, seja via API ou componente. Sua missão é realizar com perfeição todas as etapas de emissão da Nota Fiscal Eletrônica, desde a geração do XML até a impressão do DANFe.
A partir da conexão a plataforma da TecnoSpeed cuida de tudo, sendo sempre atualizada conforme a legislação vigente. Acabaram-se as preocupações com descobrir quando uma lei foi mudada e a necessidade de updates na sua ferramenta própria!
Gostou das possibilidades que uma solução terceirizada de NF-e para PHP pode facilitar na sua software house? Então não deixe de conhecê-la!