Tempo de Leitura: 4 minutos

Você já sabe emitir NFS-e com JavaScript? Pode parecer um processo complicado, mas com um pouco de atenção você vai tirar de letra! Vem ver.


Se você é desenvolvedor e trabalha com documentos fiscais eletrônicos, deve saber que esse universo é super amplo. Para entender como cada documento funciona, é preciso estudar um pouco e colocar esses conhecimentos em prática.

Nesse artigo, vamos te mostrar o tutorial completo para emitir Notas Fiscais de Serviços eletrônicas, as NFS-es, usando a linguagem JavaScript. Aproveita e já envia esse post para aquele colega que pode se interessar pelo assunto.

Entenda a linguagem JavaScript

É comum que algumas pessoas confundam o Java com o JavaScript, mas elas são duas linguagens distintas. O JavaScript nasceu há quase três décadas e ainda é bastante usado, sendo inclusive uma das linguagens mais populares entre programadores e desenvolvedores.

O JavaScript roda programas localmente, não remotamente em servidores. Assim, a linguagem fica mais dinâmica e os usuários conseguem personalizar itens com mais facilidade.

Desafios da Linguagem JavaScript

Entenda os principais desafios ao emitir NFS-e com JavaScript.
Emitir NFS-e com JavaScript é um grande desafio. | Imagem: Paras Katwal.

Será que o JavaScript tem limitações? Já adiantamos que sim, ela pode apresentar algumas questões. 

Quando o assunto é segurança, o JavaScript apresenta alguns pontos de atenção. Os dados dos usuários podem ser acessados sem suas permissões, o que faz do JS uma linguagem bem famosa entre fraudadores e hackers. 

A compatibilidade com alguns sistemas e navegadores é outro ponto de atenção. Diferente de outras linguagens, o JavaScript não é compatível com todos os navegadores, o que acaba atrapalhando o trabalho dos desenvolvedores que usam essa linguagem. Nesses casos, é preciso fazer vários testes e, às vezes, até mesmo programar em outra linguagem.

Aprenda a emitir NFS-e com JavaScript

Veja quais são os passos para emitir NFS-e com JavaScript no blog da TecnoSpeed.
Separamos os principais passo para você emitir NFS-e com JavaScript. | Imagem: Markus Winkler.

É muito simples emitir NFSe com JavaScript no seu software que foi desenvolvido em JavaScript. Na verdade, tudo é automatizado, o que poupa muito seu tempo. Vamos ao passo a passo?

1. Cadastro no TecnoAccount

Caso você ainda não tenha um Token de acesso no TecnoAccount, é preciso se cadastrar através deste link.

Depois de  criar a conta, faça o seu login e pegue o seu Token. Esse código será utilizado no método ConfigurarSoftwareHouse do componente. No próximo passo, vamos te ensinar a usar esse método.

2. Instalação e instanciação

Agora, é preciso instalar o Componente no computador. No caso de Node/JS, você precisa assinalar os seguintes campos:

  • TecnoSpeed NFe para outras linguagens
  • TecnoSpeed NFe em DLL
  • TecnoSpeed NFe em OCX
  • TecnoSpeed NFe para outras linguagens x64.

Para essa demonstração ser eficaz, é preciso ter o Node e NPM instalados na sua máquina. Com eles, você conseguirá instalar pacotes para a instanciação dos componentes.

Para instalar o pacote necessário, digite no terminal na pasta do projeto: npm install winax

Depois disso, você poderá instanciá-lo dentro do projeto JS e então trazer os componentes NFSeX para serem utilizados. Veja um exemplo para entender isso melhor:

Você também deverá criar uma variável que represente o caminho que se encontram os arquivos do projeto.

Com o objeto do componente criado, é a hora de configurar a Software House emissora. Insira o CNPJ de contrato com a TecnoSpeed.

O segundo parâmetro pode ficar em branco, ele será implementado futuramente.

Agora que você instalou e instanciou o componente, está na hora de configurá-lo.

Banner Blog PlugNotas

3. Configuração do componente

A configuração do componente pode ser feita diretamente no código-fonte do seu software.

Para entender mais detalhes dessa etapa, consulte o guia completo no nosso canal de atendimento clicando aqui.

Se você seguiu todos esses passos, tudo está configurado para você começar a emitir e consultar NFS-es.

4. Geração do arquivo de integração

Preencha os campos relacionados ao Lote / RPS de acordo com os dados necessários para a emissão da sua Nota Fiscal de Serviços eletrônica. Confira a Documentação do Arquivo de Integração TX2 do padrão único para fornecer essa informações.

Gerou o arquivo de integração? Pronto! Ele já pode ser submetido ao método Enviar.

O método Enviar se encarrega de gerar o XML, assinar e enviar de forma automática.

Aqui separamos um material sobre como levar a integração NFS-e no seu software com a TecnoSpeed.

Outros métodos do Componente NFS-e

Veja como emitir NGS-e com javascript no artigo exclusivo da TecnoSpeed.
Não esqueça de sempre atualizar o componente NFS-e, caso não seja um processo automatizado. | Imagem: Mati Mango.

Um método super importante é o Atualizar Arquivos, que serve para atualizar os arquivos referentes ao município em questão. Esses arquivos podem ser templates, esquemas, scripts, brasões e outros.

Esses arquivos atualizados são importantíssimos para o pleno funcionamento do componente.

O método Consultar Cidades Homologadas retorna um XML contendo as informações sobre as cidades homologadas pela TecnoSpeed até o momento. Com esse método, é possível consultar o código IBGE do município, notas tomadas ou destinadas, o tipo de comunicação e uma série de outros dados.

Você ainda pode contar com vários outros métodos do seu componente NFS-e, como Consultar Notas Tomadas, Cancelar, Exportar Impressão para PDF e Imprimir. Tudo isso de forma rápida, fácil e segura.

Como emitir NFS-e em JavaScript em poucos minutos

Nós sabemos que o trabalho dos desenvolvedores não é nada fácil, então qualquer ajuda é bem-vinda, não é mesmo?

Pensando nisso, nós da TecnoSpeed desenvolvemos uma solução que vai facilitar o seu trabalho e também vai trazer mais agilidade ao desenvolvimento do se software. A API REST inteligente de NFSe pode ser integrada ao seu software de forma rápida e prática, através de um arquivo JSON.

Não importa em qual linguagem seu software seja desenvolvido, já que a nossa API é compatível com todas elas — inclusive a JavaScript.

Você não precisa mais se preocupar sobre estar por dentro das normas técnicas que atualizam constantemente. O PlugNotas, a nossa biblioteca para emissão de NFS-e, é atualizada com frequência pela nossa equipe de especialistas em documentos fiscais.

Nosso trabalho é ajudar as software houses a desempenharem um trabalho de excelência, entregando produtos ainda mais completos e competitivos no mercado.

Ir para Solução NFSe TecnoSpeed

Conclusão

Falamos no começo do texto sobre a confusão que muitas pessoas fazem entre JavaScript e Java. Se você quer entender como emitir Notas Fiscais De Serviços eletrônica com a linguagem Java, é só clicar aqui.

Summary
emitir NFS-e com JavaScript
Article Name
emitir NFS-e com JavaScript
Description
1. Cadastro no TecnoAccount 2. Instalação e instanciação 3. Configuração do componente 4. Geração do arquivo de integração
Author
Publisher Name
TecnoSpeed
Publisher Logo
2 ComentáriosFechar comentários

Deixe um comentário

Localização

Tecnospeed ©  2022. Feito com ❤ pelo time Tecnospeed.