Conheça a importância da conciliação bancária e os motivos por que fintechs e software houses precisam colocá-la em seu software.
A emissão eletrônica de documentos fiscais foi criada como forma de evitar o desperdício de papel e facilitar tanto o controle fiscal como as transações em tempo real entre emissores e destinatários por todo o território brasileiro.
Ao mesmo tempo em que a tecnologia torna tudo mais ágil e rápido, se tratando do desenvolvimento de um módulo emissor de Nota Fiscal de Serviço com C#, os desenvolvedores podem encontrar uma série de desafios durante o processo.
A seguir, vamos listar os principais desafios encontrados ao emitir NFSe com C# e a melhor forma de evitar tudo isso. Continue acompanhando o post!
Principais desafios ao emitir NFSe com C#
O desafio número um é encontrado logo no início do processo de desenvolvimento do módulo, porque, atualmente, a emissão da nota fiscal de serviços eletrônica não possui uma centralização de padrões e layouts para o recolhimento de ISS.
Em outras palavras, cada município que emite o NFSe tem o seu próprio layout, e esse número ultrapassa 100 tipos diferentes! O desenvolvedor é obrigado, por conta disso, a criar uma integração diferente do seu software para cada novo município atendido, desenvolvendo um novo layout de NFSe de acordo com as regras específicas do sistema de cada prefeitura.
Enquanto a NFSe Nacional não é instituída, é possível optar por uma API inteligente pronta para emitir NFSe com C#, mas vamos falar mais sobre o assunto durante este post.
Além da descentralização de layouts e padrões, o desenvolvedor ainda pode encontrar mais alguns desafios, como:
# 1 – Regras de negócio
Após baixar o Manual do Contribuinte, conhecido também como Manual de Integração, o desenvolvedor deve entender os modelos, regras e documentações específicos de cada prefeitura para então criar o módulo adequadamente. Além disso, o layout do XML também difere entre as prefeituras. Ou seja, o desenvolvedor deve estudar os formatos e modelos de comunicação de cada cidade antes de criar o módulo.
# 2 – Assinatura digital
Todos os arquivos XML provenientes da emissão de documentos fiscais devem ser assinados digitalmente para terem validade jurídica. Em outras palavras o desenvolvedor, ao implementar um módulo de nota fiscal de serviço com C# deve conhecer muito bem os processos das empresas certificadoras para fazer a integração em seu módulo. Uma solução completa de emissão de NFSe, por exemplo, já faz automaticamente a assinatura e gestão de certificados digitais A1 e A3.
# 3 – Comunicação com o web service da prefeitura
Alguns municípios brasileiros não disponibilizam web service de autorização de NFSe, por isso o processo tem que ser feito manualmente. Para os que disponibilizam, o trabalho do desenvolvedor fica um pouco mais fácil, já que ele pode ler as especificações e critérios técnicos necessários direto do Manual de Utilização do Web Service de NFS-e.
# 4 – Criação do Layout de impressão
Assim como layout do XML, que pode diferir entre municípios, existe também o layout de impressão da NFSe que funciona da mesma maneira. É necessário conhecer as variações de cada prefeitura para desenvolver o módulo adequadamente. Vale lembrar que algumas prefeituras exigem que determinadas informações apareçam na impressão da NFS-e. Em Goiânia, por exemplo, a versão impressa da nota fiscal de serviço deve mostrar a soma das retenções de impostos.
# 5 – Controle de contingência
Acompanhar junto ao web service da prefeitura se a nota foi emitida ou não é um processo importantíssimo. É possível fazê-lo manualmente, mas quanto mais notas são emitidas, mais difícil e demorada é a consulta. É imprescindível que o módulo desenvolvido faça este processo de forma automática mesmo quando os servidores dos municípios estiverem offline, através do Recibo Provisório de Serviços (RPS).
Se você é desenvolvedor ou empresário de software, deve estar se perguntando como evitar todas estas dificuldades e ainda assim implementar a emissão da NFSe em C#, certo?
Integre um módulo de NFSe em seu software C#
A TecnoSpeed, também conhecida como “A Casa do Desenvolvedor”, possui colaboradores especialistas em tributação fiscal e, por isso, desenvolve as soluções para emissão de documentos fiscais mais completas do Brasil.
O PlugNotas, uma API REST de emissão de Nota Fiscal de Serviço é um dos nossos produtos que irá automatizar todos esses processos para você, desenvolvedor. Ao integra este módulo em seu software em C#, ele cuida de todo o processo da NFSe para você!
Com o PlugNotas você:
- Deixa de lado o trabalho de acessar o site da prefeitura para verificar se a nota foi emitida ou não.
- Não se preocupa mais em estudar e aprender novos layouts de prefeituras, porque a solução já possui mais de 1.100 municípios homologados em um padrão único.
- Elimina a necessidade de certificado digital dos clientes para emitir a NFSe em prefeituras que permitem, como São Paulo e Florianópolis.
Lembrando que a aparência do PDF da nota que é enviado para os clientes por e-mail é exatamente igual ao da prefeitura, ou seja, é como se o seu cliente estivesse emitindo direto do portal.
O PlugNotas é economia de tempo! Utilize a tecnologia a seu favor, escolha a solução mais completa do mercado e tenha tempo de sobra para gastar com assuntos realmente importantes!
Conheça mais sobre esta API inteligente para emissão da NFSe aqui!