NFSe em Jaboatão dos Guararapes: como começar a emitir

Para emitir a Nota Fiscal de Serviço Eletrônica – NFSe em Jaboatão dos Guararapes (PE) via integração, é preciso realizar um processo um pouco mais burocrático do que nas demais prefeituras.

Como cada prefeitura funciona de uma maneira ainda não há um Padrão Nacional de NFSe, as cidades têm liberdade de definir seu processo, bem como o seu fornecedor de tecnologia.

No caso de Jaboatão dos Guararapes, o serviço de NFSe é feito pela Tinus. Se você deseja saber mais detalhes desse padrão, como tipo de autenticação ou necessidade de certificado digital, baixe o manual de integração.

O que muda na NFSe em Jaboatão dos Guararapes?

Se você quer automatizar a emissão de NFSe em Jaboatão dos Guararapes a partir de um sistema de gestão (ERP) ou qualquer outro, todos os CNPJs que precisam fazer a emissão, antes precisam passar por uma homologação com o padrão (Tinus).

Embora o padrão Tinus esteja presente em outras cidades do Nordeste, como Camaragibe/PE, Goiana/PE, Garanhuns/PE ou Olinda/BA, por exemplo, este processo é necessário apenas em Jaboatão porque cada prefeitura trata de uma forma.

Em Olinda, por exemplo, é preciso que o prestador vá até a prefeitura da cidade, para solicitar a autorização da emissão, para que em seguida seja feita a liberação na Tinus.

Se você tentar enviar uma NFSe em Jaboatão dos Guararapes no ambiente de homologação ou produção, por exemplo, ela provavelmente não será autorizada

Muitos se esbarram nesse processo, porque para liberar um CNPJ para emissão, é necessário que primeiro ele consiga emitir em homologação e o processo requer superar algumas burocracias.

Como a TecnoSpeed resolve isso?

No geral, nossas soluções como a NFSe TecnoSpeed e Plugnotas resolvem as dificuldades dos desenvolvedores através de recursos próprios. A principal delas é o Padrão Único NFSe, compatível com mais de 1.000 municípios incluindo Jaboatão dos Guararapes e Olinda, que permite que seu sistema emita NFSe para todas as prefeituras a partir de uma só integração.

Porém, no caso de Jaboatão dos Guararapes, a intervenção deve ser feita manualmente e é necessária e inevitável. Com o compromisso de reduzir o seu esforço com NFSe, a TecnoSpeed auxilia a Software House nesse processo, que pode ser moroso dependendo da quantidade de empresas que precisam ser autorizadas.

Se você utilizar o Plugnotas integrado ao seu sistema para emitir NFSe em Jaboatão dos Guararapes, a TecnoSpeed auxilia no cadastro e homologação dos CNPJs emitentes para você.

PlugNotas

Formado em Marketing. Redator do Grupo TecnoSpeed. Escreve artigos e conteúdos para a TecnoSpeed DF-e, PlugBank, PlugMobile, TecnoSpeed Certificados Digitais e WiFire.

Artigos relacionados