3 melhores nichos do mercado de software para ficar de olho!

Você sabe quais são as tendências dos nichos do mercado de software? Veja aqui os sistemas que estão em alta no segundo semestre de 2020 e em qual vale a pena se especializar.


No comércio mundial, inúmeros novos modelos de sistemas surgiram ou ganharam mais espaço devido às mudanças da tecnologia. Atualmente existem os nichos do mercado de software que estão em destaque e que você, desenvolvedor, pode não somente se aperfeiçoar, mas também incluir nos seus serviços e disponibilizá-los para os seus clientes.

Por isso, neste artigo abordaremos os 3 melhores nichos do mercado de software do 2º semestre em 2020, falando sobre as mudanças que aconteceram nesse ramo tecnológico e mostrando que você pode implementar um sistema de emissão de nota fiscal, que é de extrema importância, na hora de oferecer esse serviço aos consumidores.

Continue o texto com a gente e entenda mais sobre essas tendências! Boa leitura.

Nichos do mercado de software e suas mudanças

Quem nunca escutou falar sobre o Windows 98, não é mesmo? Esse é um modelo de software de sistema muito conhecido pelas pessoas que nasceram no final da década de 1990. Além de ser um marco no avanço tecnológico, esse sistema operacional deu início a uma nova era em que as pessoas começaram a acessar os computadores e a internet com mais frequência, trazendo impactos sociais, culturais e tecnológicos no âmbito nacional e mundial.

Contudo, quando falamos sobre os nichos do mercado de software, você, desenvolvedor, sabe que não é somente esse que existe. Hoje em dia temos incontáveis sistemas em seus diferentes ramos, fazendo que as nossas funções diárias, como até mesmo abrir um aplicativo no smartphone sejam associadas a eles.  

Através do exemplo que demos do Windows 98, é explícito que esse mercado está em constante mudança. Por isso, a cada ano que vivemos temos uma nova tendência. Por isso, como desenvolvedores de software, percebemos que as tendências tecnológicas são fases nas quais somos impactados diretamente.

Quais são os 3 melhores nichos em 2020?

Até o início da segunda década dos anos 2000 tivemos incontáveis nichos do mercado de software ganhando destaque e, consequentemente, perdendo o seu posto para as novas tecnologias que surgiram. Por isso, não se assuste se você trabalhar com alguma dessas áreas! Mesmo que ela possa cair em desuso e não ter mais tanto destaque, existem outras que você pode aprender e complementar em sua área.

Para você que está ligado nessa constante mudança que temos de sistemas, fizemos uma pequena lista mostrando os nichos do mercado de software que estão mais em alta no ano de 2020 e que você – independente se já trabalha ou não com essa área – pode investir os seus estudos.

1. Inteligência Artificial (IA)

Em primeiro lugar, sem dúvida alguma, não poderíamos deixar de lado a Inteligência Artificial (IA). Este é um tipo de software que está presente em nossa realidade e que nem ao menos percebemos como é algo indissociável a nova fase que vivemos.  

Para quem não sabe o que é esse sistema, a IA, como é abreviada, é um software que simula as ações humanas, como raciocinar, resolver problemas, entre outros comportamentos. Isso já está tão presente em nosso cotidiano, que nem imaginamos que os computadores, smartphones ou Smart TVs são exemplos disso.

Todos esses aparelhos que citamos, entre os muitos outros que fazem parte desse grupo, passaram pelos estudos e criação de um profissional da área. Para os desenvolvedores que querem ampliar os nichos no mercado de software, essa é uma ótima opção.

2. Internet das Coisas (IoT)

Além da Inteligência Artificial temos outro software que está em crescimento e é a demonstração do nosso futuro junto à tecnologia. A Internet das Coisas (IoT) é um sistema que conecta o seu aparelho à internet e faz que ele tome ações que o produto sozinho não faria.

Uma exemplificação disso é o seu relógio inteligente. Hoje em dia esse pequeno aparelho é muito comum principalmente entre as pessoas que fazem academia, pois ele avisa sobre a quantidade de calorias perdidas durante os exercícios, quantos quilômetros você andou, entre muitas outras funções.

Essa interação ocorre devido ao software desenvolvido com a função de se comunicar. A internet é a maior responsável por isso, mostrando notificações, atualizações, entre muitos outros funções. Por isso, para você que gosta de trabalhar com web, essa é uma área em constante crescimento, que vale a pena investir.

3. Cloud Computing

Sem dúvida alguma não poderíamos deixar de falar sobre o Cloud Computing. Mesmo que o nome pareça um pouco complexo, a sua função é muito conhecida não somente pelos desenvolvedores, mas também pelas pessoas leigas, que precisam de espaço para armazenamento em seus aparelhos.

Quem nunca escutou falar, por exemplo, do Google Fotos? Esse é um software de nuvem — como o Cloud Computing também é chamado – e que guarda as suas imagens sem a necessidade de se hospedar em um servidor local e lotar a memória da máquina.

Para você, desenvolvedor, que quer se especializar numa área e ter a confiança de que ela nunca vai cair em desuso, aposte nessa. O mundo da tecnologia está cada vez mais entusiasmado com a computação em nuvem, fazendo até mesmo que grandes empresas como Netflix usem este como um dos nichos do mercado de software.  

Os avanços dos nichos do mercado de software

Diante desses três exemplos, percebemos que a tecnologia sofre muitas mudanças com o passar dos anos. Os desenvolvedores estão cada vez mais empenhados em aprender novos assuntos e complementar essa revolução tecnológica que vivemos.

Por isso, para você que trabalha com esse ramo, é muito importante estar em constante aprendizagem. Os nichos do mercado de software perdem espaço para novas áreas muito facilmente e pede que você, profissional do ramo, esteja sempre atualizado.

Garanta seu nome na lista VIP

Conclusão

Concluímos então que você, desenvolvedor, está em uma área extremamente rica, que dá inúmeras oportunidades de se renovar no comércio. Mesmo que existam diferentes nichos do mercado de software é possível se especializar em mais de um e fazer que o seu serviço seja ainda mais valioso!

Para você que trabalha com essa área e precisa da entrega de notas fiscais para os consumidores, a TecnoSpeed desenvolve sistemas de emissão de Documentos Fiscais eletrônicos (DFe) para qualquer nicho de trabalho. Por isso, entre em contato conosco e conheça sobre os nossos serviços!

Formado em Comunicação em Multimeios. Analista de Marketing da TecnoSpeed, focado em produção de conteúdos para mídias digitais.

Artigos relacionados