Software de nicho: vantagens e desvantagens para sua software house

Você sabe quais são as vantagens e desvantagens de desenvolver e comercializar um software de nicho? Vamos descobrir.


Em nosso artigo anterior sobre softwares de gestão genéricos, nós exploramos as vantagens e desvantagens de adotar uma estratégia de mercado generalista para a sua software house.

Como vimos, softwares genéricos são sistemas de gestão empresarial que buscam atender ao maior número possível de diferentes ramos de atividade, ao invés de focar em um mercado específico.

Desta vez, vamos estudar o paradigma estratégico oposto: o software de nicho. Neste artigo, você irá entender a definição, as vantagens e as desvantagens de desenvolver e comercializar um ERP específico.

O que é um software de nicho?

Um software de nicho ou ERP de nicho específico, é o adjetivo de mercado atribuído aos sistemas de gestão empresarial que buscam atender todas as necessidades de um nicho de mercado específico.

Os softwares de nicho costumam oferecer as funcionalidades e recursos genéricos necessários para praticamente qualquer empresa, somados aos recursos voltados a atividades e necessidades específicas do nicho escolhido.

Existe uma infinidade de nichos de mercado que podem ser explorados pelas software houses. Para cada um deles, é fácil pensar em alguns recursos pontuais mais óbvios, como por exemplo:

  • Software para açougues: integração com balanças, controle de refrigeração, impressão de etiquetas adesivas, gestão de abatedouros fornecedores.
  • Software para clubes esportivos: cadastro de atletas, relatórios de desempenho, gestão de patrocinadores.
  • Software para bibliotecas: gestão de empréstimo dos livros, cadastro de livros com localização, consulta de localização, categorização múltipla, automação de multas de atraso.  

Vantagens do software de nicho

Agora que você já entendeu o que é um software de nicho, é importante notar que essa abordagem tem ganhado muita força na última década, devido a necessidade de automatizar processos muito específicos de cada tipo de empresa.

Praticamente todas as empresas seriam capazes de operar com um software genérico. No entanto, isso acarreta em executar muitos processos manualmente, abdicando das facilidades que a tecnologia poderia lhe proporcionar. 

Algumas fazem exatamente isso para contratar ERPs mais baratos, sem perceber o enorme custo associado a esses processos manuais, que costumam envolver a contratação de mais funcionários do que seria necessário com um bom software de nicho.

Vamos analisar suas principais vantagens do software de nicho em relação aos softwares de gestão genéricos, e como você pode explorá-las.

Mar azul: baixa concorrência

Em comparação com o mercado extremamente saturado de ERPs genéricos, um software de nicho enfrenta um ambiente muito menos explorado e muito mais fácil de penetrar.

É claro que esse fator varia muito, de acordo com o tamanho do nicho que você escolher. Por exemplo, “softwares para supermercados” pode ser considerado um nicho, mas ele é tão extenso que você provavelmente enfrentará muita concorrência.

Já se você escolher um nicho extremamente específico, como “software de gestão para academias de artes marciais”, haverá bem menos concorrentes e, portanto, maior facilidade de se estabelecer como um player importante e até dominante.

De todo modo, por mais amplo que seja o seu nicho escolhido, com certeza será muito mais fácil do que tentar atingir todos os segmentos de mercado e enfrentar os titãs do software de gestão genérico como o Conta Azul e o Gestão Click. 

Menor investimento em marketing

Por si só, uma concorrência mais fraca já significa menores investimentos em marketing. Isso fica especialmente óbvio e mensurável ao competir, por exemplo, por palavras-chave na rede de pesquisa do Google Ads, já que suas keywords serão bem mais específicas.

Aqui, no entanto, o sucesso do seu software de nicho exigirá um expertise adicional: a capacidade de saber exatamente quem é o seu público e onde ele está

Isto é, você precisará identificar quais são os canais de mídia que o seu público consome, descobrir qual é a linguagem ideal para atingi-lo, e quais os argumentos de venda mais eficientes para este público.

Sendo assim, uma etapa essencial do seu planejamento estratégico, é estudar profundamente o seu público alvo, de modo a entender exatamente quem é ele e quais suas principais dores, dificuldades e desejos.

Com isso, todas as suas campanhas de marketing serão muito mais baratas do que as de um software de gestão genérico, porque serão focadas em aparecer e atingir um público bem menor, mas com uma eficiência bem mais alta.

Mais valor perceptível para o cliente

Ainda no conceito da especificidade dos problemas, lembre-se: o seu software resolve as dificuldades e supre as necessidades mais pontuais do nicho escolhido.

Esse fator é muito valioso aos olhos do cliente, uma vez que seu software vai parecer ter sido feito para ele. E, bem, de certa forma, ele foi! 

Sendo assim, um software de nicho contém argumentos de venda muito preciosos, inexistentes para o softwares de gestão genéricos. Por isso, um software de nicho costuma ser muito mais atrativo para o cliente certo.

Também são estes argumentos que te permitem cobrar um pouco mais, com base no valor que você levará para a operação dele, facilitando processos onerosos do dia a dia e viabilizando uma operação muito mais eficiente e lucrativa.

Desvantagens do software de nicho

Podemos elencar como as duas principais desvantagens do software de nicho: o tamanho do mercado consumidor, e os requisitos do software em si, que são bem mais específicos e complexos de programar.

Vamos analisar os dois principais desafios, bem como as ações que você pode tomar para contorná-los e viabilizar seu software de nicho no mercado.

Mercado consumidor reduzido

A desvantagem mais óbvia do software de nicho é o tamanho do mercado consumidor. É claro que esse fator varia muito de acordo com o tamanho do nicho, mas de todo modo, ele será bem menos amplo do que o dos ERPs genéricos.

Deste modo, software houses adeptas do software de nicho costumam ter carteiras de cliente menores. 

Existem duas principais formas de contornar este problema: aumentar seu alcance geográfico, e aumentar seu ticket médio.

  • Aumentar alcance geográfico: quanto mais específico for o seu nicho, menos clientes potenciais você encontrará em uma mesma região. Sendo assim, é absolutamente necessário que você seja capaz de vender e fornecer seu sistema para clientes em diferentes regiões. Isso pode ser feito através do estabelecimento de canais de representação ou fornecimento de acesso ao sistema e suporte online.
  • Aumentar ticket médio: softwares de nicho não foram feitos para lucrar no volume de clientes, mas no ticket de cada um deles. Implemente módulos específicos para as dores do seu cliente, impossíveis de serem encontrados em softwares genéricos, como um app mobile integrado. Isso lhe dará “autorização” para cobrar um pouco mais.

Seguindo estas duas premissas, esta desvantagem se tornará cada vez menos expressiva para o seu negócio. Atinja um público pequeno, mas atinja-o por inteiro, e atinja-o com força.

Custo de implementação aumentado

No geral, os softwares de nicho são mais complexos e possuem mais módulos do que os softwares de gestão genéricos. Isso significa que você vai precisar programar mais funcionalidades

Neste sentido, é importante que você possa dedicar toda a sua equipe de desenvolvimento para os requisitos mais importantes e mais específicos do sistema. Do contrário, a estratégia de oferecer um produto personalizado vai por água abaixo.

A única forma viável de fazer isso é terceirizando as construção das  funcionalidades mais genéricas, como a emissão de documentos fiscais eletrônicos. Além de ser trabalhoso de programar, o módulo fiscal requer atualização constante e dedicação da sua equipe.

Como viabilizar um software de nicho?

Existem partes essenciais do seu software que precisam ser implementadas, mas não podem o precioso tempo da sua equipe de desenvolvedores. Lembre-se que seu tempo e seu esforço devem estar direcionados às necessidades específicas do nicho.

Por essa razão, cuidar de partes genéricas do seu software com seu precioso tempo e esforço vai totalmente contra a estratégia de proposta de valor, e vai encarecer sua operação a um ponto em que será impossível repassar o valor para o cliente.

Uma das partes genéricas e essenciais que são capazes de tomar todo seu tempo e te forçar a expandir a equipe de desenvolvimento, é o módulo fiscal do software. Esse módulo é obrigatório, e para viabilizar seu negócio, é necessário se livrar dos custos relacionados à esse módulo.

Uma das respostas mais alinhadas com a proposta de valor neste caso, é a terceirização do módulo fiscal.

Para ajudar os desenvolvedores de software a poupar tempo e esforço com documentos fiscais eletrônicos, a TecnoSpeed desenvolve DLLs e APIs que automatizam todo este processo para você.

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Formado em Comunicação em Multimeios. Analista de Marketing da TecnoSpeed, focado em produção de conteúdos para mídias digitais.

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