Review: o crescimento do certificado digital em 2020

Apesar da pandemia e das inúmeras mudanças que acompanharam 2020, o mercado do certficado digital cresceu! 2021 merece a sua atenção, entenda.


O ano é 2020. Ninguém em janeiro imaginou toda a mudança que esse ano nos reservava. Mas apesar da situação pandêmica no mundo ter tirado a maioria das pessoas de sua zona de conforto, ela também serviu para que inovações fossem aceleradas e abraçadas, principalmente no cenário coorporativo e econômico.

Do home office à venda online passando pela descoberta de novas oportunidades de negócio a partir do meio digital, a tecnologia ocupou um papel central no desenvolvimento das empresas e na continuidade de diversas atividades e serviços durante a pandemia do COVID-19.

E indo de encontro com esse contexto, tivemos o crescimento de mais de 50% no mercado de certificado digital, uma das ferramentas tecnológicas essenciais para o funcionamento remoto de negócios.

O potencial do mercado de certificações é mesmo surpreendente e ainda tem muito para crescer. Para você ficar por dentro e se preparar para investir nesse setor, que tal uma retrospectiva do 2020 do certificado digital? Vem com a gente!

Janeiro: o primeiro recorde de emissões

O primeiro mês do ano começou com o maior número de emissões já registrado pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) no mês de janeiro e um dos maiores no quadro geral dos anos de 2018 a 2020. 

Foram emitidos mais de 500 mil certificados digitais, representando um aumento de 17% com relação ao mesmo mês no ano de 2019 e dando a prévia do crescimento que continuaria nos próximos meses.

Março: quarentena e home office

O mês de março foi marcado pela chegada dos casos de COVID-19 no Brasil e a adoção de medidas preventivas como a quarentena e o trabalho remoto. Foi necessária uma organização das empresas para que essa nova configuração do trabalho fosse possível e funcional.

Os números de certificados emitidos continuou crescendo, mas ainda de forma mais tímida, considerando o processo de adaptação pelo qual todos estávamos passando. 

Ainda neste mês, no dia 20, foi estabelecida a Instrução Normativa nº 02 que regulamenta a requisição e emissão de certificados digitais por meio de videoconferência a fim de apoiar a digitalização dos processos e tornar possível que pessoas físicas e jurídicas adquirissem uma certificação sem sair de casa.

Abril-Junho: certificado via videoconferência

Em abril a emissão de certificados digitais pode ser feita via videoconferência, autorizada pela Medida Provisória nº 951 e regulamentada pela Resolução nº 170. Os procedimentos e requisitos para essa nova medida deveriam estar em conformidade com os termos da Instrução Normativa nº 02.

Durante a vigência dessas normativas foram estabelecidas condições especiais de cadastro e autenticação para facilitar o processo de requisição da certificação. E junto com essa decisão, outras medidas foram implementadas, como a possibilidade de auditorias remotas, visando a manutenção do distanciamento social e a segurança dos envolvidos.

Em junho, tivemos como destaque a prorrogação da IN nº 02 através da IN nº 08 e o estabelecimento da MP nº 983, que iria servir de base para a nova legislação referente à emissão de certificados.

Julho: salto de crescimento

Atualize-se sobre o Certificado digital em 2021.

O mercado do certificado digital cresceu mais de 50% em 2020.

Um novo recorde máximo de emissões já havia sido registrado no mês anterior, em junho, totalizando mais de 517 mil novos certificados emitidos. Porém, foi em julho que este número deu um salto e atingiu uma nova marca: 628.717 emissões, número expressivo em comparação com o histórico registrado pelo ITI.

O presidente do ITI, Carlos Fortner, destaca que “o aumento ininterrupto da emissão de certificados digitais ratifica o quão fundamental é para o cidadão e as organizações a veracidade, autenticidade e não repúdio para as transações digitais – viabilizando a identificação virtual com segurança”.

Setembro-Outubro: remoto > presencial

Somado ao estabelecimento da média de 500 mil emissões ao mês, em setembro tivemos a implementação de uma legislação definitiva com relação à emissão de certificados via videoconferência, que estava instável até então.

A Medida Provisória nº 983 de 16 de junho de 2020 foi transformada e sancionada na Lei nº 14.063, de 23 de setembro de 2020 e exigiu uma regulamentação da ICP-Brasil, a qual foi estabelecida na Resolução nº 177 e trazia, entre outras coisas, a emissão via videoconferência como uma possibilidade padrão, favorecendo a acessibilidade e democratização dos certificados digitais para pessoas físicas e jurídicas e indo em conformidade com a tendência de adoção do home office como estrutura padrão de trabalho.

No dia 2 de outubro também  foi assinado o primeiro acordo internacional na área de comércio exterior por meio de certificados digitais em uma cerimônia virtual, marcando a história das certificações.

O  Acordo de Reconhecimento Mútuo sobre Operador Econômico Autorizado (OEA) foi firmado entre a Superintendencia Nacional de Aduanas y de Administración Tributaria (Peru) e a Receita Federal do Brasil.

Dezembro: dobrando a marca

O ano de 2020 foi encerrado com o marco de crescimento de mais de 50% com relação ao número de emissões realizadas em 2019, dobrando o número anual registrado no ano anterior.

Isso significa que mesmo frente às dificuldades e surpresas trazidas por 2020, ou quem sabe por conta delas, o mercado de certificados digitais obteve resultados excelentes e que quem investiu neste setor, seja como negócio ou usuário, saiu ganhando.

Que tal começar 2021 um passo à frente?

Viu só como os certificado digital cresceu em 2020? O que você está esperando para investir neste mercado e passar a aproveitar todas as oportunidades que ele representa para o seu negócio?

A revenda de certificações em conjunto com as suas soluções de software pode trazer um diferencial e tanto para os seus produtos e fazer a sua software house dar aquele passo à frente que você tanto está esperando.

A tendência e projeção de crescimento do mercado para 2021 é super positiva e nós da TecnoSpeed queremos te ajudar a surfar nessa maré de sucesso e bons resultados! 

Nós temos a melhor proposta do mercado para a revenda de certificados e todo o suporte para você implementar essa melhor sem complicação. Quer saber mais sobre como nós podemos te ajudar? É só clicar aqui embaixo:

Parceria Certificado Digital TecnoSpeed

E se quiser explorar mais este tema, confira a nossa seleção exclusiva de conteúdos sobre o universo do Certificado Digital.

Formado em Comunicação em Multimeios. Analista de Marketing da TecnoSpeed, focado em produção de conteúdos para mídias digitais.

Artigos relacionados