Status da SEFAZ: como e onde consultar

Se manter atualizado sobre o status da Sefaz é um grande desafio. Confira o Monitor Sefaz da TecnoSpeed, monitoramento ao vivo e gratuito!


Cumprir com as obrigações fiscais demanda uma série de procedimentos que devem ser alinhados dentro da empresa. Afinal, não se pode brincar quando o assunto são as demandas tributárias e administrativas, certo? É um assunto sério!

Neste artigo explicamos o passo a passo para consultar a disponibilidade de serviços da Secretaria da Fazenda, conhecida como “status da SEFAZ” e qual a importância dessa verificação para o seu negócio!  

Status da SEFAZ: por que é importante acompanhar? 

A emissão dos documentos fiscais é obrigatória para os empresários e, para evitar problemas com o fisco, é fundamental estar sempre bem informado sobre as atualizações na legislação vigente, contar com uma boa ferramenta de gestão fiscal e contadores especializados no segmento de atuação da empresa. 

A SEFAZ é o órgão responsável por fiscalizar e disponibilizar todas as informações necessárias para que os emitentes conheçam as regras e acessem os serviços necessários para emissão e consulta dos documentos fiscais.

No entanto, problemas podem acontecer nesse sistema, causando instabilidades e lentidão. É preciso acompanhar o status da SEFAZ para garantir que a gestão fiscal seja feita da melhor forma possível, sem comprometer o envio de informações ou a perda de prazos devido a indisponibilidade de serviços. 

Como saber se ele está fora do ar?

Há duas formas de verificar o status da SEFAZ. A primeira é pelo próprio Portal Nacional, conferindo a disponibilidade dos serviços por meio de consultas pontuais. O emitente pode visualizar sinalizadores coloridos que indicam se o sistema está operando positivamente ou se apresenta falhas, como falta de conexão ou indisponibilidade. 

Outra forma de ver quais operações estão fora do ar no seu estado é acessando o monitor da Tecnospeed: um site confiável, seguro e atualizado em tempo real que mostra o status dos servidores da SEFAZ.

Continue a leitura porque vamos explicar o passo a passo para utilizar as duas opções mencionadas.

Como fazer o processo de consulta 

Para realizar a consulta de status, primeiramente, acesse o Portal Nacional da Secretaria da Fazenda, que é o site oficial do governo federal e reúne todas as informações referentes aos tributos. Em seguida, clique no campo “Consultar disponibilidade”, que está sinalizado com o ícone de positivo. 

Ao clicar você verá uma tela com a visão geral de disponibilidade dos serviços e a indicação da data e hora da última verificação. A primeira coluna indica qual é o estado de atuação e as demais são, respectivamente, referentes a possibilidade de autorização, retorno da autorização, inutilização, consulta de protocolo, status de serviço, tempo médio, consulta de cadastro e recepção. 

Há uma linha para cada Estado autorizador e os campos são preenchidos com sinalizadores coloridos, que indicam qual o status pela cor.

  • Verde: mostra que a consulta retornou resposta positiva e pode ser exibido após qualquer estágio;
  • Amarelo: é exibido quando a consulta retornou a primeira resposta negativa, seja pela falta de serviço ou falha de conexão. Aparece após o status verde e pode permanecer por até 10 minutos. Se retornar uma resposta positiva em seguida, volta ao verde. Caso contrário, evolui para o estado vermelho;
  • Vermelho: aparece após solicitações de consulta que receberam respostas negativas repetidas vezes. Quando há uma resposta positiva ao comando, vai para o estado verde. 

Monitor da TecnoSpeed

Nós desenvolvemos um monitor web que verifica os status dos servidores da SEFAZ, tanto da Nota Fiscal do Consumidor (NFCe) e da Nota Fiscal eletrônica (NF-e). 

O monitor pode ser acessado gratuitamente e apresenta indicadores que acompanham o desempenho do tempo de resposta por hora e também por dia, indicando se está lento, muito lento, normal, com erro ou time out (fora do ar). As oscilações também são exibidas na lista de erros, ao final da página. 

O cliente pode verificar se o webservice está com alguma instabilidade, com lentidão ou até mesmo com a operação suspensa em qualquer estado do Brasil. Com isso, é possível conferir a situação com agilidade e ganhar tempo, utilizando o sistema quando ele está funcionando normalmente.

No monitor da TecnoSpeed permite ver todos os status da SEFAZ

O monitor da TecnoSpeed mostra em tempo real, o statu da SEFAZ do seu estado.

Dados em tempo real

As instabilidades no portal da Secretaria da Fazenda podem prejudicar as consultas e, por consequência, a emissão dos documentos fiscais eletrônicos.

Acessando o monitor você vê os dados em tempo real, sempre atualizados com informações relevantes sobre os estados disponíveis de funcionamento do sistema. Dessa forma, o seu cliente sabe antes de começar se o procedimento será normal ou mais lento, possibilitando uma melhor gestão do tempo. 

Mais segurança 

Temos um sistema de segurança muito eficiente vinculado ao monitor para impedir vazamentos de dados e manter a privacidade de consultas sigilosas. 

Sem custo 

O monitor pode ser acessado de forma gratuita, sempre que você quiser conferir as informações sobre os documentos fiscais contemplados. 

Outra vantagem é que o site é otimizado, com uma interface de fácil acesso e traz mais recursos do que a plataforma oficial da SEFAZ. 

Quer facilitar a vida do seu cliente? Faça-o ganhar tempo com o nosso software de gestão fiscal, que automatiza as emissões da NF-e e está sempre atualizado com a legislação vigente!

Conheça o nosso módulo fiscal

Formado em Marketing. Redator do Grupo TecnoSpeed. Escreve artigos e conteúdos para TecnoSpeed DF-e, Certificados Digitais e WiFire.

Artigos relacionados