Suporte Tributário para Desenvolvedores de Software: como funciona?

A tributação fiscal é complexa e sofre mudanças constantes no Brasil. Com tantas alterações, como o desenvolvedor de software pode se manter atualizado com o sistema tributário? Muito calma nessa hora. Nesse artigo lançamos uma luz sobre essa dor genuína das software houses.


Se você tem uma empresa que precisa fornecer documentos fiscais ou que precisa de qualquer suporte tributário, você sabe que não é fácil seguir as obrigatoriedades que são constantemente atualizadas. Além disso, essa missão é ainda mais difícil para os desenvolvedores de software com um produto de abrangência nacional, pois cada estado e município pode ter especificidades próprias.

Assim, para se manter atualizado com as exigências legais e fornecer tudo o que é necessário para o seu cliente, você tem dois caminhos possíveis: fazer por conta própria ou contratar um suporte tributário.

A primeira opção pode ser mais fácil e a princípio parecer mais “barata” para quem já tem experiência e demanda na área, como por exemplo escritórios de direito ou contabilidade. Mas acredito que não seja o caso de software houses.

Se adequar às normas tributárias exige um clipping de notícias sobre as atualizações tributárias, conhecimento sobre as legislações locais e muita atenção para que os dados fornecidos sejam adequados.

Já a contratação de um suporte tributário é mais prático, torna a informação mais didática para quem a recebe e agiliza o processo de adequação à normas, possibilitando que os desenvolvedores foquem realmente aonde tem que focar, em sua especialidade.

NF-e

Para além da Receita Federal: o que você precisa saber sobre o regime tributário

Quando pensamos em suporte tributário, a Receita Federal e o Imposto de Renda são as primeiras coisas que vêm à nossa mente. Manter a empresa regular com a Fazenda é fundamental para a prosperidade do negócio. Além disso, essa regularização exige atualizações constantes. Com tantas tarefas e tantas mudanças, é possível para o desenvolvedor manter-se atualizado com as leis tributárias? A resposta é: sim. Com o suporte tributário adequado, isso é possível.

A área de desenvolvimento de softwares já exige bastante de seus membros. Trabalhar com normas tributárias em um português arcaico, que sofrem constantes mudanças e têm uma complexidade absurda, não precisa ser mais uma de suas atribuições.

Com o nosso suporte tributário, você estará sempre atualizado com uma linguagem mais apropriada e mais objetiva. Mas o que exatamente o serviço de suporte oferece? Boa pergunta, então vamos lá.

Disponibilizamos para você diversas soluções e ferramentas que incluem:

  • Um gerenciador completo de documentos fiscais;
  • Escrituração fiscal;
  • Emissor online de boletos para clientes sem intermediação;
  • Auditor fiscal integrado para eliminar todos os erros das suas notas fiscais;
  • Serviços de documento fiscal eletrônico completo;
  • Serviço de certificado digital para seus clientes;
  • Soluções para a substituição do velho cupom fiscal e muito mais.

Esse é um serviço completo em que você pode acompanhar as principais atualizações tributárias do Brasil. É um diferencial para nossos clientes, pois os atualiza de tudo o que está acontecendo tanto local quanto nacionalmente em termos de regime tributário.

Além disso, há um atendimento personalizado para que você tenha acesso ao que é mais relevante para a sua software house.

Tributos federais e tributos municipais – como funciona a tributação fiscal no Brasil

O regime de tributação fiscal sofre constantes mudanças no Brasil. Muito se ouve falar sobre reforma tributária, por exemplo, além de outras mudanças que são feitas anualmente. Como resultado de tantas alterações, muitas pessoas ficam perdidas sobre como se manterem em conformidade com as normas. Realmente estar atualizado com informações atuais sobre tributação fiscal no Brasil, é um desafio para as software houses.

Além de atualizações constantes, há vários códigos fiscais no Brasil, como CFOP, CST, NCM, etc. Esses são alguns dos códigos que você, desenvolvedor, teria que conhecer. É preciso dominar esses códigos fiscais para aplicá-los em softwares que os exigem.

É preciso que as empresas estejam atualizadas sobre todas essas mudanças e sobre quais informações precisam prestar contas. Isso porque a sonegação fiscal vai além da falsificação de documentos. Documentos com elementos confusos e omissão de documentos que, por lei, são obrigatórios também consistem em sonegação fiscal.

Assim, é fundamental saber quais documentos precisam ser fornecidos e de que forma prestar contas sobre os mesmos. Uma empresa que é acusada de sonegação fiscal não apenas tem sanções legais, como também sofre um grande dano à sua imagem.

Nota Fiscal Eletrônica: Por que é importante ter suporte tributário 

Ter um suporte tributário ajudará a sua empresa a preencher adequadamente os dados para a emissão de NFe. Não é fácil conciliar as normas e tributações federais e municipais, entender qual é cada tipo de imposto e taxa. O suporte lhe evitará dores de cabeça, como multas e penalizações pelo preenchimento inadequado de dados para a NFe.

Use a tecnologia a seu favor para ter um suporte tributário adequado sem precisar pagar consultorias ou até mesmo despender o tempo de seus desenvolvedores com especializações em tributação que não são o “core” da software house.

Como o suporte tributário pode te ajudar

Seja atualizado das mudanças tributárias em seu estado, como também recebendo um atendimento personalizado para sua software house, ter um suporte tributário competente é um diferencial competitivo de sua empresa.

É muito mais eficiente ter um especialista experiente que já está em contato com as legislações fiscais diariamente, te atualizando em tempo real com uma linguagem objetiva e concisa, do que você tentar fazer por conta própria dentro da software house.

Concentre-se nos requisitos mais importantes do seu software, e deixe o módulo fiscal por conta da Tecnospeed

A software house tem acesso a um suporte completo e personalizado, mantendo-se atualizada sobre as tributações federais e municipais. Além de ter acesso a um portfólio incrível de soluções e APIs que vão literalmente resolver o módulo fiscal de seu software.   

Descubra aqui mais benefícios de nossas soluções de suporte tributário, e mantenha-se por dentro sobre a legislação tributária que sua software house e seus clientes precisam seguir. Clique no botão aqui embaixo!

Quero sabe mais sobre Suporte Tributário

Formado em Comunicação em Multimeios. Analista de Marketing da TecnoSpeed, focado em produção de conteúdos para mídias digitais.

Artigos relacionados