Quer ficar por dentro das principais tendências de BI para o ano de 2022? Nós vamos te contar e também te mostrar porque é importante ficar de olho nelas. Confira!
BI é a sigla para Business Intelligence, ou seja, Inteligência de Negócios. Isso nada mais é do que a coleta, interpretação e monitoramento de dados, a fim de descobrir possíveis ações que podem ser tomadas para aumentar as chances de sucesso de um negócio e corrigir possíveis falhas.
A economia e a tecnologia estão em constante evolução, então é preciso acompanhar as mudanças desses cenários para não ficar para trás. Vamos dar uma olhada nas principais tendências de BI para 2022?
O que esperar do BI em 2022
Como quase tudo no mundo, os planos para BI em 2022 não devem ignorar o cenário de 2021, então essa é a primeira coisa que precisamos ter em mente.
O aumento e velocidade de informações pode ser um benefício para qualquer negócio, mas também pode ser um fator limitador. Afinal, o que fazer com tanta informação? Quais fazem sentido para o seu negócio? O que merece atenção e o que pode ser deixado de lado?
O BI em 2022 precisa ser utilizado para tomar decisões mais assertivas, ágeis e conscientes, mas que, ao mesmo tempo, não sejam inflexíveis, pensando que o cenário ainda é um pouco incerto, mesmo com notícias animadoras e otimistas.
Esse é um ambiente favorável para Software Houses?
Sem sombra de dúvidas! O BI é a integração do negócio, da gestão e da tecnologia da informação, e é claro que não podemos falar em TI sem falar de software houses, não é mesmo?
Para tomar as decisões certas, não basta confiar na intuição e no “achômetro”, é preciso trabalhar com dados concretos e a partir daí traçar os próximos caminhos.
É aí que as software houses entram com o desenvolvimento de softwares e outras soluções que vão auxiliar empresários e gestores na hora de coletar dados, analisar informações e agir corretamente.
Quais possibilidades são as principais tendências de BI?
Para o ano de 2022, algumas tendências foram antecipadas, pensando principalmente em quem já entende a importância do BI e sabe como ele pode ser vantajoso em vários cenários. Conheça algumas delas:
Nuvem conectada
Quando o armazenamento em nuvem começou a se popularizar, muitos dados foram migrados de uma só vez, sem organização e priorização. Porém, isso precisa mudar para que as análises e dados fornecidos das estratégias de BI sejam mais certeiros.
Existem diversos fornecedores de nuvem e eles precisam estar conectados para que nenhuma informação escape, interferindo na qualidade dos relatórios necessários para o BI – e é disso que estamos falando com o termo “nuvem conectada” ou, como alguns chamam, multi nuvem.
SaaS e trabalho remoto
O SaaS é uma das tecnologias de Business Intelligence que mais cresceu em 2021. E espera-se que ela cresça ainda mais em 2022, já que muitos negócios adotaram ferramentas desse tipo e a receptividade tem sido grande, graças a essa flexibilidade de acessar os dados de forma remota pela nuvem.
O modelo de SaaS tem tudo a ver com trabalho remoto e esse é o principal motivo de ele ter se popularizado tanto nos últimos tempos.
Ele pode ajudar empresas a crescerem de forma sustentável e ordenada, o que é essencial nesse momento que ainda estamos vivendo.
BI colaborativo
Como repensar a colaboração em tempos de distanciamento social? As interações são importantes em qualquer negócio, mas esse distanciamento afeta diretamente essa realidade que até então conhecíamos.
Essa interação não é benéfica somente para as pessoas, mas isso também faz com que o time cresça e, consequentemente, a empresa.
Temos observado um crescimento de um BI colaborativo, que combina ferramentas, mídias sociais e canais de comunicação instantânea às tecnologias de BI.
Antes, o BI era responsabilidade do gestor de uma equipe, agora é do time todo. Assim, é possível conhecer mais a realidade de cada setor e aplicar as soluções de BI de forma mais ampla.
Self-service evoluído
Em muitos casos, a análise de dados é feita por um cientista ou engenheiro de dados, mas esse processo pode ser simplificado, já que esses profissionais costumam ser bem caros.
O self-service BI (SSBI) surge para essas empresas que não podem ter um profissional de análise de dados à sua disposição, mas que mesmo assim não querem ignorar o que o BI pode oferecer.
Com o SSBI, é possível ter acesso às ferramentas de análise de forma autônoma. Os gráficos são mais intuitivos e as informações já chegam prontas, facilitando muito a vida de gestores e empresários.
IA ainda mais inteligente
Parece ser redundante falar em uma inteligência artificial ainda mais inteligente, concorda? Pois é melhor começar a repensar. O casamento da IA com o BI formam o BA – Business Analytics.
Em empresas mais conservadoras, as decisões tomadas por alguma ferramenta ou mecanismo de inteligência artificial são facilmente ignoradas, já que os fatores humanos, como preconceitos e opiniões, acabam prevalecendo.
Essa tendência diz respeito a uma Inteligência Artificial que se prove e se sustente, não que somente dê os dados. Somente as informações não serão mais aceitas, elas precisarão ir além e explicar todos os porquês disso.
E aí, a sua software house está preparada para essas tendências? Os negócios dos seus clientes podem crescer muito e você vai ajudá-los nisso!
O PlugDash leva dashboards para o seu software
O PlugDash TV é a ferramenta que faltava para que seus clientes tenham acesso a várias informações de forma centralizada.
Como dissemos, o BI colaborativo é uma forte tendência, então faz todo sentido que os membros de uma equipe tenham acesso a informações importantes de forma clara e objetiva.
O PlugDash TV é uma aplicação de dashboards, pronto para ser implementado no seu ERP, e que pode ser utilizado em vários dispositivos pelo cliente final, deixando diversos gráficos visíveis aos colaboradores do local.
O Daniel vai explicar melhor sobre essa ferramenta. É só dar o play!
As tendências devem servir como um guia, mas sem deixar que elas aprisionem. É importante analisá-las para ter insights e, dessa forma, criar a melhor estratégia para o seu negócio e para a empresa do seu cliente.
Uma dessas tendências, como você viu, é a curva ascendente do modelo de SaaS, então que tal conhecer um pouco mais sobre as métricas para esse modelo de negócio?