Tempo de Leitura: 4 minutos

O TPV é um indicador não muito conhecido que tem relação direta com a market share. Entender do que se trata é muito importante, principalmente para quem tem interesse no mercado financeiro.


O TPV é um indicador muito importante principalmente para empresas de pagamentos, como bancos, adquirentes, operadoras de cartões e fintechs. Apesar de ser fundamental para esses setores, é um índice pouco explorado porque acaba ficando nos bastidores desse setor, não é algo fácil e muito útil de aplicar em outros segmentos do mercado.

A título de curiosidade, o TPV é um índice interessante de acompanhar e ele pode ser adaptado usando outros critérios, fazendo com que essa métrica possa ser usada de forma mais proveitosa em outros tipos de empresa.

Neste post vamos explicar em detalhes do que se trata o índice, qual sua importância e formas de adaptar o conceito a qualquer tipo de negócio. Boa leitura!

clique aqui e saiba as facilidades do CNAB de pagamento

O que é TPV?

A sigla, que em inglês quer dizer Total Payment Volume, significa Volume Total de Pagamentos. É o valor total que foi feito em transações através de meios de pagamento disponíveis, como cartões, fintechs, gateways, adquirentes, subadiquirentes e outros intermediários.

No Brasil, o índice também pode receber outras nomenclaturas, como Volume de Pagamentos Processado, Volume Financeiro de Pagamentos Processados, Total de Pagamentos Processados e Total de Volume de Pagamentos.

Qual a importância do Total Payment Volume?

Dentre outras coisas, a principal importância do indicador é calcular market share, ou seja,  participação de mercado, ter poder de comparação com outros períodos e também com outros players e concorrentes. É uma métrica bastante utilizada por fintechs, já que o produto delas está diretamente ligado com transações financeiras.

Para outros setores, o índice não é amplamente utilizado porque seus produtos não estão diretamente ligados a pagamentos, como é o caso das operadoras de cartão de crédito, bancos, fintechs e outras instituições financeiras. Nos casos de empresas de outros setores, é preciso analisar critérios diferentes para identificar a participação no mercado.

Existem muitos critérios e cabe a você definir qual mais se enquadra à sua empresa. Um ótimo exemplo são as pesquisas de Top of Mind, que indicam quais são as marcas mais lembradas. O número de clientes ou de assinantes também é outro critério, como por exemplo para as operadoras de telefonia móvel, que dividem um mercado super aquecido e a maior fatia do market share é disputadíssima.

Como utilizar o TPV na empresa?

O TPV (Total Payment Volume) é utilizado por várias empresas, veja como ela pode contribuir para a sua.
TPV não é uma métrica usada apenas pelas fintechs, ela é popular em vários segmentos. | Imagem: Pexels.

Embora esse indicador seja amplamente utilizado pelas Fintechs, ele também pode ser usado por outros tipos de empresas, com diferentes modelos de negócio. Mas como fazer isso? Nós preparamos algumas dicas para você colocar em prática na sua empresa ou software house e aproveitar ao máximo o que esse indicador pode oferecer. Confira!

Coloque uma meta

Assim como a meta de faturamento, número de vendas e outras que sua empresa já está acostumada. Com base em dados de períodos passados, estipule uma meta para o TPV e comunique a todas as pessoas do time que podem fazer com que ele se concretize.

Não o analise individualmente

O TPV é um indicador que precisa ser analisado juntamente com outras métricas, como o CAC, a MRR e o LTV. Quando se olha para ele ignorando outras métricas importantes, esse valor pode não significar muita coisa. Além disso, a conferência do fluxo de caixa é indispensável.

Fidelize seus clientes

Toda as metas que envolvem aumento de vendas, de assinaturas e de contratos precisam levar em conta a fidelização de clientes. Clientes fiéis fazem compras mais recorrentes, são promotores do seu negócio e convencem outras pessoas de que vale a pena depositar dinheiro na sua empresa.

O pós-venda deve estar afiadíssimo para promover ações de fidelização e acompanhamento dos seus clientes, então invista nisso sem negligenciar ações importantes.

Mantenha uma churn baixa

Ao mesmo tempo que é importante fidelizar clientes, também é importante manter uma taxa de cancelamentos baixa, no caso de negócios por assinatura ou contratos, como é o caso das SaaS. Aqui, o pós-venda também é essencial, assim como as contínuas melhorias no produto ou serviço, considerando os feedbacks dos usuários.

Considere outros critérios

Assim como dissemos no tópico sobre a importância do Total Payment Volume, para diferentes segmentos do mercado podem existir diferentes critérios para avaliar o market share, então talvez o Total Payment Volume não seja o melhor índice para o seu negócio. Considere o volume de vendas, o faturamento, o número de clientes, pesquisas de órgãos oficiais e outras métricas que possam ser mais úteis.

API de Pagamento da TecnoSpeed

Você já conhece a API de Pagamento da TecnoSpeed? Com ela, seu software pode ser transformado em uma extensão do banco para o seu cliente, facilitando transações e permitindo que os pagamentos sejam feitos dentro do ERP.

É muito fácil integrar a API ao seu ERP e nós fazemos isso de forma rápida e segura, sem necessidade de grandes alterações e adaptações. A homologação de novos bancos é um diferencial da nossa solução, nós fazemos isso sem custo adicional. Outro diferencial é o suporte para os devs da sua software house, que não ficarão na mão em momento algum. Nosso time de especialistas está sempre pronto para ajudar em qualquer situação envolvendo nossa API de pagamentos.

Conheça a API de Pagamento

Entender do que se trata o TPV é muito interessante para aumentar o repertório, não é mesmo? Ele pode gerar insights poderosos e ajuda a entender o lugar de uma empresa no mercado. Compartilhe esse post com aquele amigo ou amiga que pode se interessar pelo assunto!

 

Summary
O que é TPV?
Article Name
O que é TPV?
Description
A sigla, que em inglês quer dizer Total Payment Volume, significa Volume Total de Pagamentos. É o valor total que foi feito em transações através de meios de pagamento disponíveis, como cartões, fintechs, gateways, adquirentes, subadiquirentes e outros intermediários. No Brasil, o índice também pode receber outras nomenclaturas, como Volume de Pagamentos Processado, Volume Financeiro de Pagamentos Processados, Total de Pagamentos Processados e Total de Volume de Pagamentos.
Author
Publisher Name
TecnoSpeed
Publisher Logo

Localização

Tecnospeed ©  2021. Feito com ❤ pelo time Tecnospeed.