Descubra as vantagens do WhatsApp Business e como seu software pode se integrar ao app para elevar os resultados da sua Software House e seus clientes!
O WhatsApp se tornou, há algum tempo, indispensável no nosso dia a dia e, mais recentemente, uma verdadeira ferramenta de negócio. Este não é exatamente um tema novo, mas será que você conhece todas as potencialidades e vantagens do WhatsApp Business?
Antes mesmo do lançamento dessa versão comercial do “zap”, muitas marcas e profissionais passaram a fazer negócios através do aplicativo e, ao enxergar esse comportamento, o próprio WhatsApp encomendou uma pesquisa que constatou que essa prática estava presente em 80% dos pequenos negócios.
Neste ponto, o WhatsApp Business entrou para a lista de recursos de comunicação, conversão e fidelização, e mais: se tornou uma ferramenta estratégica que não deve ser ignorada, afinal, ela vai muito além das mensagens.
A seguir, falamos em mais detalhes sobre isso. Confira as vantagens do WhatsApp Business, dicas para evoluir o contato pelo app e de que forma a sua Software House se insere neste contexto e pode unir forças com essa ferramenta para beneficiar seus clientes!
O que é o WhatsApp Business?
O WhatsApp Business é um já velho conhecido dos empresários e marcas, mas, caso você ainda não esteja tão familiarizado com esse aplicativo e seus recursos, você precisa saber que ele é a versão comercial do WhatApp, lançada em 2018.
Essa versão difere da versão comum do aplicativo de mensagens, pois conta com recursos extras focados nas demandas de comunicação dos negócios. No entanto, ainda permite que os usuários:
- Enviem de mensagens de texto e voz;
- Façam chamadas de voz e de vídeo;
- Realizem marcações de mensagens;
- Compartilhem imagens, vídeos, gifs, PDFs e outros arquivos;
- Enviem localizações fixas ou em tempo real;
- Criem grupos e listas de transmissão.
Ou seja, ela mantém e oferece a mesma agilidade e praticidade para comunicar do WhatsApp, mas também conta com upgrades como automações, métricas, horário de atendimento, catálogo e outras mais – das quais falaremos melhor adiante.
Além disso, o WhatsApp Business conta com uma segurança ainda mais reforçada para garantir que as operações e trocas mediadas pelo aplicativo ocorram sem problemas para todos os envolvidos, marcas e consumidores.
Conheça as principais vantagens do WhatsApp Business:
Vamos, então, descobrir as vantagens e motivos para se utilizar o WhatsApp Business?
1. Criação de um perfil comercial
Em primeiro lugar, um negócio terá muito mais credibilidade ao se comunicar com seus clientes por meio de um perfil comercial, que demonstra mais profissionalismo e impessoalidade (sem perder, necessariamente, a proximidade), do que através de um número e perfil pessoas de um colaborador ou dono.
Além disso, os perfis comerciais permitem a configuração de dados do negócio, como e-mail, site, localização, e isso contribui para a imagem profissional e de confiança da marca, e também facilita a vida dos consumidores que terão essas informações sem precisar sair do aplicativo e acessar outro canal de comunicação da empresa.
2. Canal exclusivo para comunicação
É ingenuidade e até uma certa teimosia não utilizar o WhatsApp como canal de comunicação em um contexto em que o app está presente em 99% dos smartphones brasileiros e soma mais de 2 bilhões de usuários no mundo.
Seu cliente e os clientes dos seus clientes estão no Whats, assim como você, e com o WhatsApp Business é possível não só utilizá-lo para atingir os consumidores, mas torná-lo um canal exclusivo para comunicação, centralizando todas as interações em um só lugar e uma só conta, e facilitando o acesso e o atendimento para os dois lados.
3. Automação de mensagens de saudação/ausência
Ninguém gosta de ficar esperando por respostas, não é mesmo? E através dos recursos de mensagem de ausência e saudação do WhatsApp Business é possível não deixar os clientes sem retorno mesmo quando você não está disponível para ver ou responder apropriadamente à mensagem.
São automações relativamente simples, mas que podem fazer diferença na hora de conquistar e fidelizar clientes, pois demonstra atenção, agiliza a conversa e garante um follow-up.
4. Facilidade para exibir produtos
Aqui estamos falando do recurso de catálogo que comentamos anteriormente. Dentro da própria ferramenta há a possibilidade de cadastrar nomes, imagens e preços de produtos ou serviços e criar uma espécie de vitrine virtual para a marca. De novo, isso traz agilidade e facilidade para o cliente, além de potencializar a visibilidade e alcance do negócio.
5. Estatísticas valiosas para análise
Outro recurso incrível que não poderia ficar de fora das vantagens do WhatsApp Business citadas é o menu de estatísticas. Nessa área, estão disponíveis dados como a quantidade de mensagens enviadas, entregues, lidas e recebidas, e é possível ter um panorama da interação da marca com seu público e insights sobre as estratégias atuais e futuras.
6. Etiquetas organizadoras
O WhatsApp Business também conta com etiquetas organizadoras que permitem categorizar os contatos e segmentar os atendimentos de forma personalizada. Dá, por exemplo, para explorar esse recurso como forma de identificar a etapa da jornada de compra está cada cliente, o conteúdo ou produtos que ele consome e muito mais!
7. Uma ferramenta única com inúmeras informações de valor
E somando todos os pontos anteriores, o WhatsApp Business se torna um centralizador de informações fundamentais e objetivas, capaz de oferecer autonomia ao cliente e poder de ação para o empreendedor. São dados, contatos, históricos e recursos… tudo num só lugar!
Como evoluir ainda mais o contato realizado pelo WhatsApp?
O WhatsApp Business, como deu para notar, é uma ferramenta poderosa para negócios, idealizada principalmente para as pequenas empresas. No entanto, ele pode ir ainda mais além e entregar funcionalidades para negócios de diferentes portes e segmentos.
Para isso, porém, é preciso contar com um recurso mais robusto, que combine o melhor em automação e otimização com um atendimento atrativo, humano e personalizado para as demandas de cada organização.
Neste caso, a melhor solução é optar por uma API de WhatsApp, que será integrada ao sistema ERP da empresa e potencializará os recursos que o WhatsApp Business já oferece, tornando a comunicação da marca muito mais eficiente e escalável.
Integrando o seu ERP a uma API de Whatsapp
E se a sua pergunta é como você poderia levar isso para a sua Software House e oferecer essa solução completa aos seus clientes, saiba que a Whatsapp API da TecnoSpeed, chamada de PlugMessage, é a resposta ideal!
Com o PlugMessage, seus clientes poderão enviar e receber mensagens, e usufruir dos demais recursos e vantagens do WhatsApp Business direto no seu sistema. Sem contar que, através dos métodos disponíveis na nossa API, você também poderá desenvolver soluções baseadas no Whatsapp e nas necessidades dos seus clientes. O que nos diz?
Spoiler: são mais de 20 features para fortalecer o seu software e facilitar a vida do seu cliente. Ou seja, você não pode perder essa oportunidade e vai ser demais ter vocês crescendo ao nosso lado! Vamos juntos?