Benefícios do webhook para emissão de documentos fiscais

Os webhooks para emissão de documentos fiscais notificam o status das NFs e facilitam o dia a dia dos seus clientes. Confira mais neste post!


Os webhooks são uma maneira de permitir que aplicativos enviem mensagens ou alertas automáticos para outros aplicativos. Em outras palavras, eles possibilitam que duas contas on-line “conversem” entre si por meio de notificações sempre que algo novo acontece. 

Sabe quando o PayPal informa seu aplicativo de contabilidade quando os clientes efetuam um pagamento? É o webhook que proporciona essa comunicação.  

Webhooks são semelhantes às APIs, porém mais simples. A diferença é que, se você criar um aplicativo que se conecta a outro por meio de uma API, ele precisará encontrar formas de solicitar ao outro aplicativo novos dados quando necessário. 

Os webhooks, por outro lado, funcionam para uma parte específica da ferramenta e são automatizados. Você pode ter um webhook apenas para contatos, por exemplo, e sempre que um novo nome for adicionado, o aplicativo envia os dados para a URL de outros webhooks. É uma conexão simples e individual que é executada automaticamente.

Este post aqui no blogda blog explica detalhadamente a importância dos webhooks para desenvolvedores e mostra diferentes usos para esta ferramenta. Nesta continuação, nosso objetivo é mostrar de que forma os webhooks para emissão de documentos fiscais podem reduzir o esforço do desenvolvimento do seu software. 

Webhooks para emissão de documentos fiscais

É fato que desenvolver um módulo de emissão de documentos fiscais em um software já é bem complicado. Se ainda tiver que implementar uma ferramenta de consulta de status de nota fiscal, a complicação aumenta ainda mais. 

Mas ficar sem estas soluções não é uma opção. Seus clientes querem facilidade. Ter que sair do software para consultar as notas fiscais em outro local é muita perda de tempo. E você quer proporcionar o melhor sempre, não é mesmo?

Atualmente já existem inúmeras soluções de emissão de documentos fiscais disponíveis no mercado, mas apenas as mais completas disponibilizam recursos como os webhooks, que avisam o software do cliente sobre o status da NF de forma proativa, sem precisar fazer consulta.     

Dessa forma você reduz seus esforços no desenvolvimento de seu software ao mesmo tempo em que proporciona produtividade e agilidade para seus clientes. É o melhor dos dois mundos!  

Como funcionam os webhooks para emissão de documentos fiscais

Em geral uma solução de emissão de documentos fiscais completa é uma API que pode ser facilmente integrada ao seu software, bastando apenas uma requisição do seu sistema para executar todos os processos de construir, autorizar, emitir e imprimir o documento fiscal.  

Assim que você envia as informações dos documentos fiscais pela API e aguarda o desenrolar das etapas seguintes, o webhook integrado ao seu software receberá a notificação de retorno automaticamente. Ou seja, esta ferramenta não só evita que seu cliente precise se preocupar com possíveis instabilidades e rejeições como também entrega o status sem precisar fazer consultas.

Os webhooks para emissão de documentos fiscais notificam o software de três formas diferentes: concluído, rejeitado e cancelado. Com “concluído” a ferramenta informa que a nota foi processada e está com status final de autorizada. 

A notificação “cancelada” informa que a nota foi cancelada. E a “rejeitada” informa que a nota foi processada e não foi aceita. Nestes casos é necessário entrar em contato com a consultoria para analisar a motivação da rejeição e providenciar o tratamento necessário para o reenvio.

Outros benefícios de uma API de emissão de documentos

Como você pode ver, os webhooks para emissão de documentos fiscais não só facilitam o desenvolvimento do software como também agilizam a consulta de notas fiscais dos clientes.

Mas se estes benefícios ainda não te convenceram a procurar APIs e webhooks no mercado, listaremos mais benefícios que estas ferramentas podem proporcionar para seu software, tornando-o ainda mais poderoso. Confira: 

  • Agilidade no cadastro de emitentes

Sempre que alguém emite uma nota fiscal, deve cadastrar todos os dados dos clientes para que eles apareçam corretamente no XML. O que acontece é que as mesmas informações têm que ser preenchidas a cada vez que o cliente efetua uma compra, mesmo para aqueles que frequentam a empresa frequentemente. 

Com uma API de emissão de documentos fiscais toda essa perda de tempo pode ser evitada, já que ele utiliza as informações inseridas na primeira vez para preencher as demais notas fiscais da mesma pessoa.

  • Envio automático para o destinatário

A cada transação efetuada, uma cópia tanto da nota fiscal eletrônica quanto da nota fiscal de serviços deve ser encaminhada para o emissor, comumente por e-mail. Com uma API de emissão de documentos fiscais, todo este processo passa a ser feito automaticamente. 

Ou seja, assim que a nota fiscal for autorizada pela SEFAZ ou prefeitura, a solução já fará o envio para o e-mail do destinatário ou tomador, sem a necessidade de intervenção do seu cliente.

  • Atualizações automáticas 

Você desenvolvedor ou empresário de software já está cansado de saber que as peculiaridades que envolvem a tributação brasileira podem deixar qualquer um de cabelos em pé, não é verdade?

Mas se você escolhe uma empresa séria e responsável na hora de adquirir sua API e webhook para emissão de documentos fiscais, recebe todo o conhecimento da empresa no assunto por meio de atualizações automáticas e suporte.

Este post aqui no blog, lista mais benefícios que irá convencê-lo de vez a integrar uma API no seu software. E se você ficou interessado e quer conhecer um pouco mais das soluções de documentação fiscal que eles oferecem, clique aqui e confira mais informações sobre o PlugNotas.

 

Formado em Marketing. Redator do Grupo TecnoSpeed. Escreve artigos e conteúdos para TecnoSpeed DF-e, Certificados Digitais e WiFire.

Artigos relacionados