Descubra as vantagens e a importância da sua Software House contemplar diferentes formas de pagamento no ERP e inovar nas soluções financeiras!
Vivemos a era da compra online, os e-commerces não param de crescer, os marketplaces e superapps estão invadindo o mercado e, junto com isso, é cada vez mais importante inovar e oferecer variadas formas de pagamento no ERP que você fornece aos seus clientes.
Isso porque os meios de pagamento são um fator decisivo na jornada de compra do cliente final das empresas que utilizam ou podem vir a utilizar o seu sistema, e uma demanda que tem caminhado rumo à modernização e pluralidade. Vamos entender isso melhor?
A seguir, elencamos todos os detalhes sobre as expectativas dos clientes dos seus clientes, a demanda de múltiplas formas de pagamento em destaque na atualidade e as vantagens de preparar seu ERP para dar conta dela de forma completa e o quanto antes. Acompanhe!
O que o cliente final busca em uma experiência de compra?
Você, com certeza, já ouviu falar em customer success, user experience, funil de vendas ou jornada do cliente, não é mesmo? Então, certamente, você entende o quanto a experiência de compra é fundamental para a conversão e o sucesso de um negócio.
Pensando nas necessidades do cliente final para que a sua experiência de compra seja positiva, é possível listar diferentes aspectos. No entanto, se fosse para resumirmos ou focarmos nos pontos principais, teríamos:
- Um produto de qualidade;
- Atendimento ágil e atencioso;
- Processo de compra claro, prático e fácil;
- Segurança dos seus dados e da compra como um todo;
- Preços justos e competitivos;
- Formas de pagamento flexíveis e vantajosas.
Ou seja, para se manter competitivo, seu cliente precisa dar conta de várias coisas, mas uma das que você mais pode ajudá-lo é contemplar meios de pagamento diversos e integrá-los com o sistema e canais de vendas por ele utilizados.
Variedade das formas de pagamento
Nem todas as pessoas gostam das mesmas coisas, certo? Da mesma forma, nem todas as pessoas vão preferir ou conseguir utilizar um mesmo meio de pagamento. Variedade, portanto, é uma solução para atender um maior número de consumidores e aumentar as chances do cliente encontrar uma forma de pagamento acessível e confortável para ele.
Em outras palavras, oferecer várias formas de pagamento no ERP é ajudar seus clientes a potencializar suas vendas e ter mais e melhores resultados em seus negócios. O que reflete positivamente, por consequência, nos resultados da sua software house, tornando seu sistema mais completo e competitivo, como veremos adiante.
Quais as vantagens de oferecer múltiplas formas de pagamento no ERP?
As vantagens de oferecer várias formas de pagamento no ERP se estendem para a sua software house, seus clientes e o cliente final, afinal, representam modernidade e alinhamento com as tendências do mercado. De forma geral, a variedade de payment forms:
Garante flexibilidade
Para o seu cliente e os clientes dele, um portfólio variado de meios de pagamentos é essencial. Do ponto de vista do empreendedor, é uma forma de diminuir as limitações do seu negócio e se adaptar às necessidades dos seus clientes. Já para o consumidor, essa flexibilidade pode ser o ponto decisivo para ele concluir a compra.
Demonstra respeito ao consumidor
Conectado ao ponto anterior, oferecer diversas formas de pagamento demonstra preocupação e um desejo de facilitar ao máximo a vida do consumidor. E isso vale tanto para a sua software house com relação aos seus clientes quanto entre as empresas que você atende e o cliente final delas.
Reduz o número de desistências
Não é raro um cliente passar por todas as etapas iniciais da jornada de compra e desistir bem na hora de concluir o pagamento. Em grande parte, essa desistência se dá por um processo de checkout incompatível com as necessidades do usuário, na compra online, ou do cliente, na loja física.
Então, um portfólio diversificado ajuda a combater essa situação e aumentar as chances de conversão, o que, sem dúvidas, é muito valioso para os seus clientes e um argumento de venda poderoso para o seu ERP.
Promove a fidelização
O seu cliente sentirá o resultado no bolso e no crescimento do seu negócio com muita clareza ao contar com um ERP com múltiplos meios de pagamentos integrados e não vai querer abrir mão disso. Seu software vai se tornar um investimento estimado por ele e um recurso indispensável, aumentando seus índices de fidelização.
Reflete uma imagem de empreendimento preparado
Ter vários meios de pagamento no portfólio demonstra profissionalismo, alinhamento com o mercado e transmite uma imagem de preparo e confiança para os usuários e futuros usuários do seu ERP.
Da mesma maneira, o cliente final do seu cliente sentirá muito mais segurança e conforto na hora de realizar suas compras, aumentando a relevância e confiabilidade da loja.
Torna sua Software House mais completa
Por fim, como não poderia deixar de ser, um portfólio versátil, moderno e completo em uma das áreas de maior interesse e preocupação do seu cliente, a financeira, torna a sua software mais competitiva, com uma entrega capaz de beneficiar os resultados das empresas que utilizam seu ERP e otimizar a experiência do cliente final delas.
Em 2022, fizemos um webinar falando sobre como os meios de pagamento podem ser estratégicos para a inovação dentro das software houses. Confira abaixo:
Por que a software house deve inovar?
Os meios de pagamento estão em expansão. Em 2020 e 2021, vimos o crescimento exponencial do Pix. Neste ano, tivemos entre as tendências de tecnologias bancárias os pagamentos contactless, via redes sociais, carteiras digitais, superapps e varejistas.
E isso é só o começo. Sem dúvidas, o mercado fintech ainda vai evoluir muito. Portanto, oferecer várias formas de pagamento no seu ERP é não só uma tendência, mas uma necessidade para deixar a sua Software House pronta para o futuro.
Inovar é crucial e para isso é preciso estar bem informado. Então, para dar o primeiro passo nesse sentido, vale conhecer os tipos de pagamento disponíveis nos bancos para incrementar o seu ERP:
Além disso, não deixe de conferir nossos outros conteúdos sobre o mercado fintech, assim você se mantém atualizado sobre os meios de pagamentos e muitos outros temas desse segmento!