O conceito de mobilidade corporativa é fundamental hoje em dia. Entenda-o e saiba porque e como colocá-lo em prática na sua organização e suas soluções.
Diante da era da digitalização, da integração dos celulares às nossas rotinas e, mais recentemente, da expansão do trabalho remoto, falar e pensar em mobilidade corporativa é não só uma tendência, mas essencial.
Mobilidade tem a ver com modernidade, inovação, flexibilidade, segurança e eficiência. E tais pontos podem ser a base para o seu sucesso ou o sucesso dos seus clientes. Portanto, se você ainda não abriu as portas para o mobile e investiu nesse tipo de solução, é hora de mudar isso.
Para te ajudar, preparamos este guia sobre mobilidade corporativa para você entender mais a fundo esse conceito, seu valor e vantagens, e como começar a aplicá-lo na sua empresa de forma rápida e descomplicada. Então, é só continuar a leitura até o final para pegar todas as dicas!
O que é mobilidade corporativa?
A mobilidade corporativa é um tipo de comunicação melhorada.
Ela integra a rede da empresa com os dispositivos necessários para a realização de um atendimento qualificado fora do ambiente corporativo.
Entre os equipamentos utilizados, os tablets e os smartphones são os mais significativos. Uma vez que resultam em fluxos de trabalho mais ágeis e eficientes.
Assim, seu principal objetivo é simplificar as atividades internas e externas, a fim de melhorar os resultados.
Por que inovar?
A inovação é o combustível para a mudança e a evolução. É o que nos mantém no jogo e o torna mais interessante com o passar do tempo. Sem inovação, temos estagnação e apatia.
Sem inovação, perde-se o valor e o propósito.
Somos seres evolutivos e é por isso que inovar é tão importante e atraente; faz parte de quem somos e, por esse motivo, está na essência dos nossos negócios e das nossas escolhas de consumo.
Dentro do contexto corporativo, deve-se inovar para continuar relevante e competitivo, para crescer, para motivar seus colaboradores e parceiros, para mudar paradigmas e para ser cada vez melhor.
Entenda ainda mais, como a mobilidade corporativa pode impactar a sua Software House, ao assistir o vídeo abaixo:
Como você pode fazer isso?
A inovação pode ter muitas facetas. É possível inovar em termos de produto, claro. Mas também em termos de abordagem, estratégia, comunicação, atendimento, oferta, experiência e por aí vai.
No caso das software houses, uma excelente forma de levar inovação para o negócio é aumentando seu mix de produtos e explorando nichos que ainda não integram o seu portfólio.
Por exemplo, se você oferece sistemas ERPs para empresas, elas também têm em como demanda os certificados digitais, obrigatórios para o cumprimento de diversas emissões, rotinas e declarações fiscais, tributárias e trabalhistas, e uma adição valiosa para sua carta de serviços.
Outra possibilidade interessantíssima para as empresas de software é complementar as features das suas soluções, desenvolvendo ou integrando APIs e módulos baseados nas necessidades dos seus clientes e as tendências do mercado.
Mobilidade corporativa: uma nova tendência
Diante disso, a mobilidade corporativa se apresenta como uma das mais fortes demandas e tendências da atualidade. Afinal, os celulares são praticamente onipresentes e utilizá-los como meio de acesso, otimização e inovação é, simplesmente, a escolha lógica.
Do e-mail corporativo e outras ferramentas de comunicação a aplicativos de gestão de estoque, produção, logística, desempenho, carga-horária e vendas, passando pela integração das redes sociais e as organizações… as possibilidades do mobile nos negócios são gigantes.
Portanto, o conceito de mobilidade corporativa engloba um conjunto de ações e recursos que viabilizam o trabalho remoto e o acesso móvel das ferramentas e dados necessários para isso.
Assim, as empresas e profissionais conseguem superar as limitações físicas e trabalhar a qualquer hora e de qualquer dispositivo ou lugar. E isso traz agilidade, autonomia, economia e diversos outros benefícios para as organizações e seus clientes – sobre os quais falaremos mais adiante.
Evolução mobile
Houve um tempo em que falar em mobile era um território completamente novo, uma aposta para o futuro, inovação pura. Depois, com o crescimento exponencial dos dispositivos móveis e do digital, vimos o pensamento mobile first se tornar tendência e, então, norma.
Segundo a 30ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, realizada pela FGV, o Brasil tem 235 milhões de celulares e 230 milhões deles são smartphones em uso.
Somando esse número com os notebooks e tablets, seriam 324 milhões de dispositivos portáteis registrados no nosso país e uma média de 1,6 dispositivo portátil por habitante – isso que esses números são de maio de 2019.
Os números de 2022 registram que mais de 60% dos acessos em todo o mundo foram pelo celular; e essa proporção é de 57% no Brasil. E a previsão é que eles continuem crescendo, acompanhados, claro, das mudanças de comportamento e tendências mobile que surgem a cada ano.
Por que seu cliente deve investir nessa estratégia?
Com essa transformação digital, tanto o cadastro dos clientes quanto as informações dos produtos são atualizadas em tempo real, facilitando assim a tomada de decisão.
Portanto, ao investir numa estratégia de mobilidade corporativa, seu cliente aumenta a produtividade dos colaboradores por meio dessa capacitação tecnológica.
Isso significa que, eles poderão acessar remotamente todos os dados necessários para a realização do seu trabalho, sem precisar sair do servidor da empresa.
Os reflexos para você e para seus clientes
O mobile é um tipo de recurso vantajoso tanto em termos de ferramentas internas quanto como parte integrante de suas soluções. Eles garante, por exemplo:
- Agilidade para os processos e comunicações, pois a informação está sempre na palma da mão e à distância de alguns cliques.
- Flexibilidade para a gestão, que pode ser feita com muito mais eficiência, facilidade e precisão sem a necessidade de reuniões, relatórios, papelada ou monitoramento presencial.
- Autonomia para os colaboradores, ao garantir transparência, acesso fácil a ferramentas e dados, e atualização em tempo real.
- Economia, eficiência e lucratividade para os negócios, que conseguem otimizar processos e custos, tomar melhores decisões ligadas a crises ou oportunidades e potencializar seu alcance, vendas e resultados.
- Atratividade e valor para o seu software, pois ele se tornam alinhados com o mercado, mais completos, vantajosos e indispensáveis para os seus clientes e potenciais clientes.
Ou seja, o mobile e a mobilidade corporativa têm muito a oferecer para sua software house e sua rede de clientes e leads.
Principais benefícios
Em tempos tecnológicos, a mobilidade corporativa transforma o ambiente de trabalho.
Isso porque os profissionais, munidos de dispositivos com interfaces amigáveis, se motivam e melhoram sua produtividade – o que diminui as taxas de rotatividade.
Além disso, há menos perda de tempo. Uma vez que essa tendência permite o autocontrole e gestão da jornada por meio dos processos, que são automatizados.
O acesso aos dados é outro ponto positivo e importante, reduzindo custos por conta de erros ou informações desencontradas.
Assim, simplificar as atividades e a forma como seus clientes interagem com diferentes processos do negócio agrega valor à sua solução.
Estas condições de atendimento atualizadas e adequadas abre portas para uma diferenciação no mercado, ajudando na retenção da sua carteira atual e na prospecção de novos clientes.
Como começar a desenvolver mobile?
Para começar a pensar soluções de mobilidade corporativa, você precisará de desenvolvedores especializados nesse tipo de tecnologia e investir tempo, dinheiro e esforço nesses projetos.
Se quiser dicas, confira os nossos conteúdos sobre os critérios indispensáveis para o desenvolvimento de apps, a migração do desktop para o mobile para empresas com time de desenvolvimento próprio e como escolher a linguagem de programação para desenvolver um app mobile para o seu sistema ERP!
Ofereça mobilidade corporativa
Primeiramente, entenda que disponibilizar um e-mail corporativo não é suficiente para uma mobilidade de sucesso.
Assim, é preciso democratizar esse acesso por meio de investimentos na segurança das informações e na máxima eficiência dos processos.
E essa tendência é tão forte que o PlugDash oferece uma solução para auxiliar nessa mobilidade.
Nossa tecnologia foi criada com base nas necessidades dos clientes das software houses, ou mesmo para empresas que possuem um squad de desenvolvimento próprio, integrando a visualização de dados do seu software com tablets e smartphones dos colaboradores.