6 formas de agregar valor ao seu software

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Todo desenvolvedor já se perguntou sobre como agregar valor ao software, não é? Por isso, separamos algumas dicas para ajuda-lo. Confira!


Muitos desenvolvedores têm buscado informações sobre como agregar valor ao software comercializado pela empresa. Com um mercado cada vez mais competitivo, a busca pela excelência na entrega deve estar presente no dia a dia de trabalho. 

E a boa notícia é que há muitas maneiras de fazer isso! Neste texto apresentamos várias dicas e você pode escolher a que melhor se adapta a realidade dos seus clientes. Confira! 

Por que agregar valor ao software?

O motivo principal para investir tempo e recursos em agregar valor ao software comercializado pela sua empresa é se destacar em relação ao produto oferecido pelos seus concorrentes. 

A longo prazo, o valor agregado impacta na comercialização do produto, aumentando as vendas. Nesse caso, recursos, ferramentas e serviços viabilizados pela contratação do software passam a ser entendidos como necessário. 

Outra vantagem é fidelizar os clientes que já fazem uso do software. Afinal, se vários recursos essenciais para problemas recorrentes são fornecidos pelo sistema contratado, para que buscar outras opções? 

Fornecer opções e possibilidades que não são essenciais para o cliente, mas são desejáveis, mostra que a desenvolvedora está antenada com o segmento e as necessidades do seu público-alvo. 

Como agregar valor ao software?

Confira, abaixo, a nossa seleção com seis formas de agregar valor ao software que podem trazer muitos benefícios para seus clientes e fidelizá-los! 

1- Usabilidade

A usabilidade é uma das melhores formas de agregar valor ao seu software. Afinal, se é fácil manuseá-lo e utilizá-lo no dia a dia, rapidamente ele se torna um recurso favorito ou até mesmo indispensável. 

Se a navegação é complexa, ela repele o usuário. Se for fluída, ele se sente mais à vontade para realizar as operações ali dentro e explorar recursos. Dessa forma, a plataforma ou sistema se torna um recurso de trabalho. 

O conceito de usabilidade diz respeito à facilidade em interagir e utilizar o produto. Para qual finalidade ele foi criado? É fácil encontrar os caminhos para executar as ações desejadas dentro dele?

Além de estudar os conceitos, é importante testar a usabilidade do seu software. Convide usuários e observe como eles se relacionam com a interface apresentada, como executam as funções. Tome nota de erros e falhas.

Realizar testes de usabilidade e corrigir problemas pode colocá-lo à frente no segmento. 

2 – Implemente feedbacks

A possibilidade de enviar feedback também é uma forma de agregar valor ao software. É um recurso aparentemente simples, mas que traz muitos ganhos para a relação entre cliente e empresa desenvolvedora. 

Disponibilizar um campo para que os próprios usuários reportem falhas ou enviem sugestões de melhorias é bastante vantajoso: 1) a sua empresa antecipa a correção e o cliente passa menos tempo insatisfeito; 2) é possível criar indicadores a partir de elogios e críticas; 3) a comunicação é mais fluida e a desenvolvedora é vista como parceira, não como fornecedora de um produto.

3 – Interface atrativa

Quando as ferramentas e possibilidades existentes dentro do software dialogam entre si, elas ficam mais atrativas, portanto, mais “amigas” do usuário (user-friendly)

O caminho para realizar operações dentro do software deve ser intuitivo. A facilidade de encontrar ícones, categorias e abas otimiza o tempo do cliente e simplifica atividades recorrentes. 

Se a interface não for amigável, o usuário que interage com ela acaba repelindo o uso, entendendo o software como algo complicado. 

Faça testes constantes para checar a interface. Assim você consegue identificar falhas rapidamente e garante um uso melhor.  

4 – Benefício real ao usuário

Entenda a realidade do seu cliente e ofereça vantagens reais, que descompliquem processos engessados. Busque entender quais são os principais pontos problemáticos da operação e mostre as soluções do seu software. 

Algumas perguntas simples que podem te ajudar a construir ou identificar quais são os benefícios reais da sua proposta: 

  • Ele torna uma tarefa morosa mais prática? 
  • O tempo investido para a atividade é consideravelmente otimizado?
  • O desempenho e a entrega é aperfeiçoado?

5 – Invista em segurança

Fraudes são muitos comuns e, quando acontecem, são extremamente danosas. Elas afetam o usuário final, a empresa que faz uso do software e a desenvolvedora. Os prejuízos podem ser incalculáveis , afetando diferentes setores, como o financeiro e a reputação da empresa.  

Um exemplo prático são os sistemas integrados de gestão que emitem documentos fiscais eletrônicos. As fraudes nesse setor – confira nosso post sobre o tema – podem gerar multas e até intimação pelo fisco. Ninguém quer ter esse tipo de problema, né?

Muitas vezes o valor agregado da segurança em produtos digitais só é percebido quando o pior acontece. Portanto, se a sua solução apresenta diferenciais em relação à segurança quando comparado aos concorrentes, valorize esse aspecto na comunicação.

6 – Automatizar processos

A automatização de processos consiste, basicamente, em melhorar o fluxo e o desempenho de atividades que eram feitas manualmente ou que exigiam muitas etapas. 

Nos softwares de gestão empresarial, por exemplo, a adição de recursos pode ser uma forma de fazer isso acontecer. 

A centralização de informações no mesmo ambiente virtual e a padronização – de relatórios, bases de dados, formatos de documentos, pesquisas e outros – faz com que todo o time fale a mesma língua. 

A vantagem é que seu cliente passa a ter mais atividades integradas em uma mesma plataforma. Nos casos em isso alcança os processos internos e a gestão de pessoas, o software pode se tornar ainda mais necessário para manter a operação ativa e organizada.

Veja alguns exemplos:

  • Feedbacks internos (gestão empresarial) 

A possibilidade de enviar feedback também é uma forma de agregar valor ao software. É um recurso aparentemente simples, mas que traz muitos ganhos para a comunicação interna. 

Profissionais de relações públicas, de RH e gestores de departamentos podem se beneficiar do recurso. O registro e o arquivamento no software facilitam a rotina das equipes envolvidas na proposição de melhorias, otimizando o tempo dedicado à atividade. 

A praticidade no acompanhamento de devolutivas impacta diretamente no desenvolvimento dos profissionais e, consequentemente, da própria empresa, que certamente verá o software como algo essencial para construção de novos processos e tomada de decisões. 

  • Recursos de gestão

Pesquisas Net Promoter Score, popularmente conhecidas como NPS, que medem a lealdade dos clientes, podem ser feitas dentro do software. A sistematização dentro da mesma plataforma permite que os dados sejam acessados por equipes diferentes. 

  • Demandas obrigatórias 

Há várias regras obrigatórias para cada segmento e você pode oferecer ferramentas ou recursos que auxiliem com essa demanda. Esse serviço é indispensável para o seu cliente. Então, por que não oferecê-lo integrado ao seu sistema?

Um exemplo prático é a emissão de documentos fiscais eletrônicos. Eles estão presentes em todos os setores, do varejo à indústria, em lojas virtuais de pequeno à grande porte, no ramo de transportes. 

O PlugStorage é uma plataforma criada pela TecnoSpeed. Ela oferece o serviço de armazenamento, consulta, download e distribuição de documentos fiscais eletrônicos para o seu software.

Você pode adquirir esse módulo e integrá-lo ao seu produto. Terceirizar um módulo com quem mais entende do assunto também é uma forma de agregar valor ao seu software.

Soluções TecnoSpeed

 

 

 

 

 

 

Geison Durães
Geison Durães
Formado em Comunicação em Multimeios. Analista de Marketing da TecnoSpeed, focado em produção de conteúdos para mídias digitais.

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