API de pagamentos: tenha um software mais completo e competitivo

Como escolher a melhor API de pagamentos para o seu software? Confira as dicas que separamos para orienta-lo a escolher a melhor solução de pagamentos.


Se o seu software é feito para gestão de empresas, você já deve saber que uma API de pagamentos pode agregar muito valor. Na briga pelo cliente, existem diversas ações que seu negócio pode tomar para aumentar a sua competitividade, entre elas, escolher a melhor solução para que eles possam receber e gerenciar seu dinheiro.

Primeiro vamos avaliar quais os principais pontos que tornam seu software mais competitivo no mercado:

Como seu software pode ser mais competitivo no mercado

Entre as ações mais comuns que seu negócio pode adotar para tornar sua solução mais competitiva no mercado estão:

 

  • Foco em uma vertical específica: desenvolver um software de gestão que atenda a todos os tipos de empresa pode acabar não sendo muito atrativo para clientes que têm necessidades específicas e precisam de algo mais focado em seu segmento. Optar por se especializar em uma vertical específica pode ajudar o seu software a ganhar autoridade e conseguir atender melhor seus clientes. Escolha uma vertical que tenha potencial de crescimento para o faturamento da sua empresa, em que você consiga identificar necessidades que não estão sendo atendidas e podem ser exploradas.
  • Suporte de qualidade: se seu cliente não entender como usar a sua solução ele pode deixar de te indicar para outras pessoas e ainda espalhar opiniões negativas. Por isso, o suporte humano para implementação é uma parte importante da experiência.
  • Possibilidade de integração com outras ferramentas: se o seu software é fechado e não aceita integrações com outras ferramentas, ele pode deixar de atender algumas necessidades dos seus clientes. Foque no que o seu negócio é mais forte e permita que outras ferramentas trabalhem em conjunto para oferecer o melhor resultado final ao usuário.
  • Componentização: uma solução diferente para o problema que citamos acima. Seu cliente pode ter diversas demandas que espera que o seu software ou sistema possa resolver. E, para resolver cada demanda dessas, sabemos que é um alto investimento em tempo e dinheiro. Sabe aquela história de fazer de tudo um pouco? Isso não vai ajudar o seu sistema a criar autoridade no mercado ou se destacar na mente do cliente por ser especialista em alguma coisa, por isso, esteja aberto a utilizar soluções de terceiros que agreguem valor ao seu sistema, sem que sua equipe precise dedicar tempo ao desenvolvimento dela. Um exemplo são as APIs que podem ser integradas ao seu sistema para adicionar diferentes funções, como o emissão e gestão de pagamentos.

 

É aqui que entra a principal questão deste post: como saber qual a API de pagamentos que será melhor para o seu software?

Levantamos uma lista dos principais pontos que devem ser considerados na hora de tomar essa decisão. Confira!

O que avaliar na escolha da melhor API de pagamentos para o seu software

É uma solução completa para seus clientes e também para sua empresa?

Uma API de pagamentos é uma boa solução não somente para o seu cliente, que pode utilizar todas as funcionalidades de emissão de boletos, cobranças no cartão de crédito, controle de pagamentos, etc. 

Ela também pode ser uma função que você pode usar para receber de seus clientes, principalmente se seu software envolve cobranças de planos de assinatura e mensalidade, além de outras funções que podem ajudar na gestão financeira do seu negócio.

Com a API de pagamentos da Juno, por exemplo, você tem controle sobre todos os pagamentos recebidos, em atraso, lista de clientes e consegue pagar contas usando seu saldo online dos recebimentos.

Quais processos podem ser automatizados?

O processo de emissão de boletos, por exemplo, envolve toda a rotina de homologação bancária, envio arquivos de remessa e retorno, processos que precisam ser feitos com cada banco diferente que seu cliente usa. 

O módulo de pagamentos deve conseguir automatizar todos esses processos de uma maneira que fique fácil, e sem retrabalho para sua equipe.

A solução é whitelabel?

Quando a solução é whitelabel, isso quer dizer que é só a sua marca que aparece para o seu cliente e ele não precisa sair do seu ambiente para usar o módulo de cobranças. Assim, a experiência com a sua marca não é quebrada.

Na Juno, a solução whitelabel permite que os clientes tenham acesso a melhor tecnologia, com o apoio do backoffice que lida com toda a parte burocrática por você. 

Qual a facilidade de integração?

Se você já está adotando uma solução de terceiros para otimizar o trabalho da sua equipe, não vai querer que eles gastem tempo excessivo com a integração. Procure por empresas que tenham atendimento de qualidade para auxiliar com o suporte e que consigam colocar a solução para funcionar em poucos dias. 

Meu negócio e dinheiro estará seguro?

Em tempos de LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) e fraudes em pagamentos, procure contar com uma empresa de confiança para lidar com o seu dinheiro e dos seus clientes. 

Aqui na Juno, temos uma equipe de Risco e Compliance totalmente dedicada a verificar informações e prevenir problemas dessa natureza.

A API fornece relatórios para acompanhar resultados?

Para que o módulo de pagamentos seja completo ele precisa, além de automatizar os processos de emissão de cobrança, fornecer relatórios que ajudem você e seu cliente a entender o fluxo de dinheiro na sua empresa e controlar a inadimplência.

Personalização ao seu modelo de negócios

Por fim, uma boa solução de API deve ser feita pensando no que o seu software precisa. As soluções da Juno são feitas para diferentes modelos de negócio, assim, conseguimos entender o que o cliente precisa para oferecer uma personalização que poderá resolver todas as demandas do software.

E, por falar em personalização, o PlugBoleto: API de emissão de boletos, foi uma dessas soluções feitas em parceria entre a Juno e a TecnoSpeed. Uma forma prática de implementar emissão de boletos ao seu software, com suporte especializado em desenvolvedores Teste grátis por 30 dias!

Juno no TecnoUpdate

A Juno é uma das empresas patrocinadoras do TecnoUpdate – o evento essencial para as Software Houses. 

O TecnoUpdate é um evento anual realizado pela TecnoSpeed e este ano comemora sua 10ª edição. O objetivo do TecnoUpdate é atualizar empresários, gestores e desenvolvedores de software com as tendências em documentos fiscais eletrônicos, tecnologia e gestão para  Software Houses.

Além de palestras com temas focados nas necessidades das software houses, o TecnoUpdate visa promover o encontro entre profissionais de TI de todas as regiões do Brasil em um ambiente exclusivo, confortável e ideal para geração de negócios e parcerias.

Juno, a empresa que apresentou a API de Pagamentos estará no TecnoUpdate. Clique aqui e se inscreva no evento.

Formado em Comunicação em Multimeios. Analista de Marketing da TecnoSpeed, focado em produção de conteúdos para mídias digitais.

Artigos relacionados