CNAB 240: veja a API de pagamentos que auxilia na homologação deste layout

Você sabe o que é CNAB 240? Entenda a complexidade desse layout e como uma API de pagamentos pode solucionar esse problema!


Muitas empresas utilizam dos boletos bancários para realizar cobranças aos clientes que consomem os seus produtos. Para realizar esse pedido, contudo, é necessário que o empresário siga alguns padrões estipulados pelos bancários, sendo o CNAB 240 um destes.

Você, proprietário ou profissional de uma software house, sabe como oferecer ao seu cliente a opção de pagamentos e cobranças por meio do layout CNAB 240? Entenda com a gente o que é essa sigla, além da complexidade que ela carrega para muitos programadores e as vantagens em adotar uma API de pagamentos para auxiliar nesse serviço.

Continue aqui e acompanhe o nosso artigo! Boa leitura.

clique aqui e saiba as facilidades do CNAB de pagamento

O que é CNAB 240?

Para início de conversa precisamos entender o que é CNAB 240. A sigla remete à expressão Centro Nacional de Automação Bancária e diz respeito ao funcionamento de transações bancárias e demais serviços que envolvam essas os bancos no meio digital.

Para que tudo ocorra de maneira padronizada e que não se torne uma confusão às agências financeiras e aos empresários, a FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos – estipulou alguns layouts para a relação entre essas instituições, sendo o CNAB 240 uma dessas.

A partir dessas informações com padrões estipulados é possível digitalizar todos os processos bancários que ocorrem entre essas empresas e dar a baixa dos pagamentos, de forma que exista um escopo e que se assemelhe a todos do mesmo tipo.

A complexidade do layout de remessa

Entre os layouts e numerações que a FEBRABAN estipulou a essas instituições existentes o modelo de arquivo de remessa e retorno. O primeiro tipo, que é de nosso interesse, trata-se de um documento mandado ao banco para registrar uma determinada cobrança, como acontecem com os boletos bancários – porém uma faceta diferente.

Sem dúvidas, esse registro CNAB é muito importante, pois ele é responsável por registrar digitalmente alguma cobrança ou pagamento e comprovar para a instituição bancária que esse processo aconteceu de fato.

Armazenamento maior de informações

A complexidade desse layout é representada pela sua numeração. Quando tratamos do CNAB 240, apesar de ser um número inferior ao CNAB 400, esse exige que a empresa tenha um padrão de remessa maior e com mais informações.

A configuração desse modelo acontece em 4 segmentos e 240 posições, tornando o procedimento realizado pelo profissional muito mais complexo e com margem para erros – já que se trata de um serviço difícil de realizar.

Existem vantagens numa API de pagamentos?

Pensando na complexidade de realizar a remessa CNAB 240, decidimos destacar as vantagens que uma API de pagamentos pode trazer a software house que oferece a opção de pagamentos com relação direta às instituições bancárias aos seus clientes.

São diversos esses benefícios, porém listamos três que o fará pensar na possibilidade de contratar esse serviço e disponibilizá-lo junto ao sistema desenvolvido pela sua empresa.

Adequação aos bancos

Em primeiro lugar, a maior dificuldade para lidar com a CNAB 240 e até mesmo desenvolver um sistema para ela não está na linguagem de programação usada para colocar esse software no ar, mas na homologação entre os bancos que o cliente tem relação.

Apesar de existir esse layout padronizado, muitas softwares houses possuem dificuldade de fazer isso por conta própria e com apenas o auxílio de profissionais. Por isso, a adoção de um sistema automatizado, que precise apenas de algumas configurações para homologar em cada banco é uma opção muito interessante!

Tempo de implementação

Além disso, é muito importante falar sobre o tempo de implementação. Imagine que o sistema do seu cliente tenha apenas um banco homologado e que você precise fazer essa pré-homologação com outras instituições. Essa é uma tarefa difícil e demorada.

Contudo, com uma API de pagamentos desenvolvida para isso, além de reduzir o tempo para esse integração, a possibilidade de aderir a novos bancos é maior, aumentando as opções do seu cliente e até mesmo facilitando ainda mais a emissão documentos do mesmo.

Pagamento facilitado

Dentre as vantagens de adotar uma API para automatizar a CNAB 240 não poderíamos deixar de falar sobre o pagamento facilitado. Muitas empresas possuem apenas um ou dois funcionários responsáveis para entrar em cada conta de banco e realizar esses procedimentos, uma atitude que torna o serviço muito mais lento e com margem para erros.

Porém, a partir do instante que você adota esse sistema, além de não haver a necessidade de entrar em cada agência bancária e realizar o processo, as chances de cometer alguma falha na emissão desse documento são quase ínfimas – acontecendo apenas quando o sistema falha, algo muito raro no mundo tecnológico.

Como a API de pagamentos da TecnoSpeed pode ajudar?

Entendemos, então, que a CNAB 240 é um modelo de layout definido pela FEBRABAN e que muitas softwares houses precisam oferecer esse modelo para os seus clientes. O desenvolvimento de um sistema como esse é complexo, além do próprio manuseio por parte dos funcionários que trabalham nessa área.

Por isso, afirmamos que a adoção de sistema de automação pode ser a solução! Aqui na TecnoSpeed você encontra a API de pagamentos e também outras opções de emissões de boletos.

Se você, desenvolvedor ou empresário de software house, oferece serviços de criação de sistemas para os seus clientes e eles estão em busca do layout 240 para a relação com as instituições bancárias, conte com os nossos serviços e aproveite as vantagens que eles oferecem.

Conclusão

Concluímos, por fim, que a CNAB 240, principalmente quando se trata dos casos de remessa, é uma emissão complexa devido a sua extensão. Para diminuir a dificuldade nesse processo e até mesmo a possibilidade de erros durante o procedimento de criação, uma API de pagamentos é a melhor opção.Seu software está preparado?

Summary
O que é CNAB 240?
Article Name
O que é CNAB 240?
Description
Para início de conversa precisamos entender o que é CNAB 240. A sigla remete à expressão Centro Nacional de Automação Bancária e diz respeito ao funcionamento de transações bancárias e demais serviços que envolvam essas os bancos no meio digital. Para que tudo ocorra de maneira padronizada e que não se torne uma confusão às agências financeiras e aos empresários, a FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos – estipulou alguns layouts para a relação entre essas instituições, sendo o CNAB 240 uma dessas.
Author

Artigos relacionados