Confira a evolução do Certificado Digital nos últimos anos e suas tendências e potenciais para 2024 e como sua Software House pode se beneficiar dela!
Temos acompanhado (e te ajudado a acompanhar também!) a evolução do Certificado Digital nos últimos anos e esse recurso continua em alta, batendo recordes e representando um excelente investimento para negócios de qualquer porte ou área.
Pensando nisso, preparamos esse review completo do mercado de certificação digital, partindo do ano de 2020, que foi marcado pela expansão dessa tecnologia, passando pelos avanços significativos de 2021 e chegando até os dados mais recentes desse segmento, referentes ao ano de 2024.
Além disso, falaremos sobre a importância, os usos e os benefícios do certificado digital para que você não tenha dúvidas sobre o valor e potencial desse tipo de recurso e possa apostar nele como um aliado o quanto antes. Acompanhe!
Overview do Certificado Digital
Caso você ainda não esteja familiarizado com a tecnologia do Certificado Digital, aqui vai um panorama geral.
Ele é uma tecnologia de identificação e autenticação eletrônica que, através de recursos de criptografia e biometria digital, é capaz de validar juridicamente operações online.
Isso significa que é possível utilizar um certificado digital para assinar documentos digitalmente (contratos, procurações, processos, prescrições, atestados, laudos e outros); autenticar notas e outros documentos fiscais; acessar portais e serviços do governo, como o e-CAC, e-Social e a Carteira Digital de Trânsito; e muito mais.
Ou seja, não é à toa que essa tecnologia tem sido tão requisitada nos últimos anos e batido recorde atrás de recorde em números de emissão e usuários ativos.
E para além da praticidade e funcionalidade dos certificados, eles desempenham um papel importante em termos de segurança e modernização de processos.
Afinal, reúnem o que há de mais recente em tecnologias contra fraude e violação, e entregam esse avanço combinado com mais agilidade, flexibilidade e economia. Tudo isso, aumenta o alcance e eficiência dos negócios e processos públicos.
O cenário do Certificado Digital em 2024
O ano de 2024 promete ser mais um ano excepcional para os certificados digitais. Impulsionada pela demanda cada vez maior por soluções digitais e interações online, a tecnologia está preparada para continuar crescendo neste ano. A seguir, analisamos detalhadamente as principais tendências que moldam o cenário em 2024:
Trabalho remoto e a transformação digital
A revolução do trabalho remoto continua impulsionando a adoção de certificados digitais. À medida que as empresas adotam a colaboração online e fluxos de trabalho digitais, os certificados fornecem um método seguro e confiável para autenticação de usuário, assinatura de documentos e criptografia de dados.
Melhores processos em cibersegurança
As ameaças à segurança cibernética estão em constante evolução, e o certificado digital desempenha um papel vital na proteção de informações confidenciais. Com recursos como assinaturas digitais e validação à prova de violação, os certificados oferecem uma defesa robusta contra ataques cibernéticos como phishing e violações de dados.
Expansão da adoção governamental
As agências governamentais em todo o país estão reconhecendo cada vez mais o valor dos certificados digitais para simplificar processos e aprimorar os serviços prestados ao cidadão. Espera-se que essa tendência se acelere em 2024, levando a uma adoção pública mais ampla e integração com ainda mais plataformas e serviços governamentais.
O futuro do mercado de certificados digitais
Olhando para 2025, o futuro dos certificados digitais também continua cheio de possibilidades. Separamos aqui as principais áreas a serem observadas:
Foco na conveniência do usuário
A experiência do usuário está se tornando prioridade. Portanto, espere avanços nos processos de emissão e gerenciamento de certificados. Isso pode incluir:
- Apps mais fáceis de usar: A tendência é que as pessoas consigam gerenciar e usar certificados digitais com mais facilidade em qualquer lugar, simplificando ainda mais as interações digitais.
- Fluxos de trabalho simplificados: O processo de obtenção e renovação de certificados provavelmente se tornará mais fluído, reduzindo significativamente o tempo de processamento e o esforço do usuário.
Autenticação biométrica
Os métodos de autenticação biométrica, como impressão digital e reconhecimento facial, provavelmente se tornarão mais integrados aos certificados digitais. Com isso, uma camada robusta de segurança poderá adicionar um fator de autenticação único e difícil de falsificar.
A integração biométrica não apenas aumentará a segurança, mas também fornecerá uma experiência do usuário mais conveniente e rápida, eliminando a necessidade de lembrar senhas complexas.
Padronização
Os esforços para estabelecer padrões universais e garantir maior interoperabilidade entre diferentes autoridades certificadoras devem ganhar impulso. Isso levará a vários benefícios, como, por exemplo, as transações entre fronteiras. Ou seja, certificados padronizados facilitarão transações entre empresas e indivíduos que operam em diferentes países, o que é benéfico para o comércio eletrônico e a colaboração internacional.
Integração com tecnologias emergentes
Os certificados digitais estão bem posicionados para se integrar perfeitamente a tecnologias de ponta como blockchain e Internet das Coisas (IoT). Essa tendência abre portas para aplicativos inovadores em áreas como:
- Troca segura de dados: A tecnologia pode ser usada para estabelecer canais de comunicação seguros e confiáveis dentro de ecossistemas complexos de IoT, garantindo a integridade e confidencialidade das transmissões de dados;
- Processos automatizados: A integração com blockchain pode permitir fluxos de trabalho automatizados que se baseiam em assinaturas digitais seguras e verificáveis, fornecidas pelos certificados, aumentando a eficiência e reduzindo a intervenção manual em vários processos.
Ao se manter informado sobre esses avanços e oportunidades do Certificado Digital, você e a sua Software House podem garantir que estarão prontos para atender às necessidades dos clientes com inovação e segurança — e ganhar e crescer a partir disso!
Histórico do Certificado Digital
Os certificados digitais possuem um histórico rico, com marcos importantes que impulsionaram a sua ampla adoção, como a pandemia de 2020. Vamos nos aprofundar nos principais momentos que moldaram o cenário atual:
Ampliação em 2020
2020 sem dúvidas foi um marco na história dos Certificados Digitais. Isso porque a pandemia e a demanda de isolamento social acelerou muito a expansão e adesão dessa tecnologia. O digital se tornou necessário e o certificado digital se tornou um grande aliado!
De 2019 para 2020, o número de emissões de certificados cresceu mais de 50% e o ano foi encerrado com a marca recorde de mais de 6 milhões de certificados digitais emitidos.
No entanto, não foi somente um ano de alta dos números… Em 2020 também tivemos uma grande e importante movimentação legal, principalmente com relação ao processo de solicitação de um certificado digital.
Antes da pandemia, para obter um certificado digital era necessário comparecer pessoalmente a uma Autoridade Certificadora vinculada à ICP-Brasil, entregar as documentações e autenticar seu cadastro.
Ao final de março de 2020 foi estabelecida a Instrução Normativa nº 02 que regulamentou a requisição e emissão de certificados digitais via videoconferência. Em abril a emissão pode ser feita pela primeira vez de forma online, fundamentada na IN nº 02 e também na Medida Provisória nº 951 e na Resolução nº 170.
A partir daí, foi dada a largada para tornar essa alternativa oficial e, nesse meio tempo, outras medidas foram implementadas, como a possibilidade de auditorias remotas, a prorrogação da IN nº 02 através da IN nº 08 e o estabelecimento da MP nº 983.
Em setembro, a MP nº 983 foi transformada e sancionada na Lei nº 14.063/20 implementando definitivamente a emissão de certificados via videoconferência. Em outubro, a Resolução nº 177 complementou as regulamentações desta questão e abriu as portas para um ano de 2021 marcado por mais crescimento e evolução.
Panorama 2021
E foi exatamente o que aconteceu durante os meses do ano seguinte. 2021 foi o ano da consolidação do modelo de emissão via videoconferência, em harmonia com a tendência de trabalho remoto, compras online e outras tecnologias contactless.
Essas novas formas de fazer negócio e interagir foram importantíssimas para que empresários e empresas pudessem se adaptar, sobreviver e até prosperar frente à crise. As barreiras físicas foram superadas e a burocracia foi trocada pela segurança, a modernidade e a praticidade.
Segundo Manoel Rodrigues, Diretor Comercial da Autêntica, nossa parceira no segmento de Certificados Digitais, “o modelo da videoconferência veio para trazer ainda mais arranjos de economia junto ao canal de certificação digital.”
Portanto, a validação digital ajudou no crescimento de negócios e soluções digitais, principalmente na área educacional, contábil e na telemedicina, e também cresceu graças ao avanço desses segmentos e modalidades.
Além disso, novos recursos foram desenvolvidos e lançados pelo ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação), como a plataforma de consulta Meu Certificado e o Validador de Certificados para receitas, solicitações de exame, atestados e demais documentos digitais de saúde – desenvolvido em parceria com os órgãos e conselhos federais da área.
Assim, aquilo que era somente uma projeção otimista no começo do ano se concretizou e até foi superada ao final. A expectativa para 2021 era chegar à marca de 6,9 milhões de certificados digitais emitidos e o ano foi encerrado com o número de 7.460.760 emissões.
O ano de 2022 e 2023
Em 2022, tivemos mais recordes. Em agosto de 2021, o número de emissões superou a marca de 700 mil certificados pela primeira vez, a única vez ao longo do ano. Já em 2022, tivemos um número na casa dos 700 mil em março, maio, junho, julho, agosto e setembro. O destaque foi novamente o mês de agosto, que registrou mais de 781 mil novas emissões.
O saldo foi de mais de 11 milhões certificados ativos e 8.539.551 emitidos só em 2022. E essa continuidade no crescimento das certificações é, em grande parte, devido ao incentivo governamental para isso.
Segundo a contagem publicada pelo Ministério da Economia em abril de 2022, 74% dos 4,9 mil serviços disponíveis para a população são 100% digitais e têm o certificado digital como tecnologia validadora.
Outro marco que se iniciou ao final de 2021, se desenvolveu durante 2022 e garantiu uma projeção positiva para 2023 foi a aprovação e implementação da Autoridade de Registro Eletrônica, uma modalidade de emissão autosserviço, 100% remota, automatizada e sem intermediários.
Benefícios do Certificado Digital
É inegável a versatilidade, custo-benefício e praticidade do certificado digital. Ele realmente revoluciona a rotina e os processos corporativos, tornando-os mais eficientes, seguros e rápidos. E se você quer fazer parte dessa revolução, nós temos a oportunidade perfeita:
O crescimento dos certificados digitais nos últimos anos é uma prova de como eles são úteis e estão transformando nossa sociedade, moldando um futuro seguro, eficiente e digital para empresas e cidadãos. Vamos juntos escrever essa nova realidade?