Quer mais qualidade e produtividade para desenvolvimento do seu Software? Entenda como os cálculos da API NFS-e podem ajudar!
O desenvolvimento de um módulo fiscal para o software é uma tarefa desafiadora, sobretudo quando se trata da Nota Fiscal de Serviço (NFS), documento fiscal obrigatório para prestadores de serviços. É nesse momento que os cálculos da API NFS-e revelam-se como um grande aliado para as Software Houses.
A legislação fiscal é ampla e cada região apresenta suas especificidades de alíquotas, aumentando a complexidade do processo.
Se a sua empresa desenvolve ERPs para o segmento de serviços, você precisa conhecer os desafios do segmento e apresentar soluções simplificadas para o seu cliente. Continue conosco e descubra como!
NFS-e
O documento fiscal que comprova a prestação do serviço é denominado Nota Fiscal de Serviço (NFS). Inclusive, é essa nota que evidencia o valor do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN) devido ao município.
No ambiente digital, a NFS passa a ser chamada de Nota Fiscal de Serviço eletrônica (NFS-e), a qual é gerada eletronicamente por cada prefeitura, através das tecnologias disponibilizadas.
A emissão da NFS-e, em formato eletrônico, visa padronizar um modelo nacional, reduzir o uso excessivo de papel, proporcionar uma consulta facilitada aos documentos fiscais, obter valores confiáveis, combater a fraude, dentre outros objetivos.
Atualizações fiscais
Para aqueles que emitem a NFS-e e para os desenvolvedores que precisam tê-las em seus sistemas, é preciso estar sempre atento às atualizações fiscais.
A legislação municipal sofre constantes mudanças, o que impacta diretamente nas informações constantes na NFS-e, tais como alíquotas por categoria de serviços, responsabilidade e obrigatoriedade na emissão deste documento fiscal.
Portanto, acompanhar as modificações e manter-se atualizado sobre os assuntos fiscais exige um esforço contínuo.
A emissão da NFS-e é obrigatória?
A emissão da NFS-e é obrigatória se a empresa realiza a prestação de serviços. Nesse cenário, todas as operações devem ser registradas e documentadas para o controle dos órgãos fiscais. Ocorre que o cumprimento dessa obrigação se depara com algumas dificuldades, dentre as principais encontram-se as particularidades de cada município.
O fato do ISS ser um imposto de competência municipal, cada cidade tem autonomia para estabelecer as próprias alíquotas, além disso, cada prefeitura apresenta seus próprios códigos de tributação e sistemas de arrecadação.
Os diferentes layouts de XML da NFS-e representam outro grande desafio, uma vez que há centenas de possibilidades. Da mesma forma, existem diversos sistemas autorizadores, também tem os municípios que não disponibilizam web service para autorização e sem falar na instabilidade e indisponibilidade de servidores municipais.
Assim, a criação de um módulo fiscal para a emissão de NFS-e exige o estudo aprofundado da legislação tributária do município em que pretende atuar, com o desenvolvimento de soluções compatíveis com o layout e o sistema de cada cidade.
Agora, se você quer mais qualidade e produtividade para desenvolvimento do seu Software, entenda como os cálculos da API NFS-e podem ajudar!
API NFS-e
No propósito de descomplicar a rotina dos profissionais desenvolvedores, os cálculos da API NFS-e apresentam-se como um jeito fácil de emitir documentos fiscais, basta você incluir as informações solicitadas e deixar o restante por conta da tecnologia.
Uma única API é capaz de emitir NFS-e para todo o Brasil, sem a preocupação de manter-se atualizado com as especificações fiscais de cada cidade. A inteligência da API NFS-e foi criada para que o desenvolvedor não se preocupe com o processo de emissão, mas apenas como a obrigação de emitir, sendo capaz de detectar e tratar de forma automática as instabilidades que acontecem na comunicação entre o seu sistema e a prefeitura.
A nossa solução é integrada por meio de arquivos JSON. O PlugNotas NFS-e é responsável por gerenciar a comunicação e cuidar de todo o processo para a emissão do documento fiscal a partir de uma única requisição. Assim, você consegue fugir das falhas na troca de informações e instabilidades.
Como funciona a solução NFS-e da TecnoSpeed?
A API NFS-e da TecnoSpeed foi criada com a missão de facilitar as emissões de Notas Fiscais. É por essa razão que acompanha uma inteligência surpreendente, que realiza os cálculos de impostos/retenções do nó “serviço” no JSON.
Para facilitar a compreensão, veja como a API funciona.
É preciso inserir apenas a alíquota do ISS, as alíquotas das retenções e o valor total do serviço prestado, conforme o exemplo abaixo:
Após o envio do valor do serviço e das alíquotas, nossa solução realiza automaticamente o cálculo do valor do ISS e ISS retido, valor líquido, descontos, base de cálculo e as retenções (PIS, COFINS, IRRF, CSLL, INSS e CPP).
Vale ressaltar que, caso o prestador de serviços preencha qualquer um destes campos que seriam calculados de forma automática no JSON, a solução irá respeitar o valor informado manualmente, prosseguindo com o envio para a prefeitura.
Obs.: Caso o prestador tiver diferenciações em questões fiscais/tributárias, como valor do ISS zerado, base de cálculo reduzida ou alguma outra particularidade, será de responsabilidade do próprio contribuinte informar estes valores já calculados no JSON.
Não perca tempo com as peculiaridades no processo de emissão da nota fiscal de cada município, otimize seu tempo com o PlugNotas e os cálculos da API NFS-e da TecnoSpeed na criação do módulo fiscal e se dedique a oferecer soluções incríveis para os seus clientes!
Agora você já sabe que com a tecnologia certa, o programador consegue direcionar o seu conhecimento para o que realmente importa, sem se preocupar com as regras e retenções fiscais de cada região.
O JSON apresenta uma eficiência incontestável, sendo o meio mais popular na transmissão de informações entre aplicações. Por meio dos cálculos da API NFS-e da TecnoSpeed você terá sua nota emitida sem complicação.
E para facilitar a integração e atender as necessidades dos diversos tipos de clientes, surgiu o PlugNotas, e com um único JSON é capaz de construir o XML de envio automaticamente, autorizar e imprimir. Plugou, tá emitindo!