Compreender os processos da certificação digital é fundamental para que a Software House consiga oferecer o apoio que o cliente precisa. Saiba tudo neste conteúdo!
Cada vez mais pessoas fÃsicas e jurÃdicas utilizam meios digitais que requerem autenticidade em assinaturas e transações, o que torna o Certificado Digital muito importante.
Para o agente de registro que emite esses certificados, é fundamental conhecer as etapas do Certificado Digital para poder auxiliar o cliente da melhor forma possÃvel.
O Certificado Digital é muito mais que uma simples oportunidade de lucro para Software Houses que desejem oferecer este serviço, trata-se de uma comodidade que pode aproximar o cliente e fidelizá-lo pela praticidade e segurança ao ter esse certificado emitido com a própria empresa. Â
São vantagens sensacionais, e para você aproveitar melhor cada uma delas, é importante ter bastante cuidado na emissão do certificado.
As etapas do Certificado Digital são simples, mas devem ser seguidas à risca para que tenha validade jurÃdica e nenhum problema ocorra.
Por isso, neste artigo você entenderá todas as etapas do Certificado Digital e como este produto pode se tornar um grande potencial para a Software House e alavancar seus resultados.
O que é Certificado Digital?
O Certificado digital representa a identidade virtual da pessoa fÃsica ou jurÃdica, constitui-se em um documento eletrônico que envolve segurança e reconhecimento em diversas esferas, uma vez que possui a autenticidade verificada. Ele utiliza chaves criptográficas para gerar uma identidade única e segura para quem o possui.Â
Esse certificado permite, por exemplo, que a realização de transações tributárias sejam feitas facilmente, viabilizando a regularidade do cliente de sua Software House para com as obrigações impostas pela Receita Federal, Secretaria da Fazenda Estadual e até mesmo os Fiscos Municipais.Â
Tal documento é composto por informações da empresa ou da pessoa fÃsica, uma chave pública associada à pessoa jurÃdica ou fÃsica cadastrada e a assinatura digital de uma empresa autorizada como Autoridade Certificadora Confiável.
São várias etapas do Certificado Digital até a emissão deste documento. Continue conosco e veja cada um delas.
Por que existem etapas na emissão?
As etapas na emissão do Certificado Digital são fundamentais para garantir autenticidade, segurança e validade para a assinatura de documentos que exijam este certificado.
Dessa forma, cada fase deve ser seguida para maior segurança de quem precisa utilizar este documento.
Etapas de um certificado digital
Confira quais são as etapas para a emissão de um Certificado Digital.
1- Compra
A primeira das etapas do Certificado Digital é a compra. É o momento em que a pessoa fÃsica ou jurÃdica faz a solicitação do certificado para seguir para as etapas seguintes. Esse é um excelente momento para familiarizar o cliente com o conceito e a importância do Certificado Digital.
2- Agendamento
O agendamento da validação é necessário para que um dia em especÃfico seja acordado com quem deseja tirar o certificado para que se valide os documentos. Consiste em uma etapa indispensável, podendo-se agendar a validação presencial, por videoconferência ou até mesmo por delivery.
3- Validação
Trata-se do momento em que os documentos fornecidos pela pessoa fÃsica ou jurÃdica são validados e em que a biometria é coletada. Os documentos necessários para a validação da pessoa fÃsica são:
- Documento de Identificação
- Carteira de Identidade de Estrangeiro (CIE), se estrangeiro domiciliado no Brasil
- CPF.
Já para a pessoa jurÃdica, os documentos necessários são os seguintes:
- Documento de Identificação
- Carteira de Identidade de Estrangeiro (CIE), se estrangeiro domiciliado no Brasil
- CPF
- Registro Comercial (para empresa individual)
- Ato Constitutivo ou Certidão Simplificada, Estatuto ou Contrato Social em vigor devidamente registrado em órgão competente
- Documento de eleição de seus administradores, se aplicável
- Cartão do CNPJ impresso no site da Receita Federal do Brasil há no máximo 5 dias.
4- Emissão
Com os documentos devidamente válidos, o Certificado Digital é emitido, gerando uma chave única para a pessoa fÃsica ou empresa cadastrada. A partir daÃ, é preciso instalar o Certificado Digital em seu computador ou dispositivo em que ele seja usado. E está pronto! Seu certificado já pode ser usado enquanto for válido nos meios pertinentes.
5- Renovação
Após o perÃodo de validade do Certificado Digital (em geral, de um a três anos), é preciso fazer a renovação do certificado, caso os dados cadastrais permaneçam os mesmos, ou emitir novo certificado atualizado, caso os dados tenham sofrido alguma alteração.
Sua Software House pode cuidar desse processo para o seu cliente
Cuidar das etapas do Certificado Digital pode ser muito simples! Sabendo que Certificado Digital é fundamental para qualquer empresa, a sua Software House pode fazer deste um excelente produto, não apenas para maximizar os resultados, mas também para simplificar a rotina do cliente e aproximá-lo de seu negócio!
Não tem complicação, emitir um Certificado Digital em sua Software House é mais fácil do que pensa. Com a tecnologia certa, você pode emitir o documento no momento da implantação do software e, quando necessário, renová-lo em uma simples visita técnica!
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Agora que você conferiu todas as etapas do Certificado Digital, que tal entender melhor sobre a tabela ICMS. E se tiver alguma dúvida, comente aqui embaixo!