Nem todo software de emissão disponibiliza a versão para impressão das notas. Mas, com o arquivo RTM, a conversão do XML para PDF fica fácil. Entenda!
As Notas Fiscais e demais documentos fiscais passaram a existir apenas digitalmente com a implementação do Projeto SPED. Mais especificamente no formato de um arquivo XML, que é uma linguagem organizada, leve, de interpretação universal para os computadores, mas não amigável para ser lida por pessoas.
Nesse sentido, a conversão do XML para PDF, visando a leitura ou impressão do arquivo por parte dos contribuintes ou seus clientes, se torna uma demanda. E se o seu software de emissão ainda não dá conta desse detalhe ou você está em busca de uma solução que a contemple, você está no lugar certo, pois este artigo e nossos componentes vão te ajudar.
Então, continue a leitura para entender as possíveis formas de se converter um arquivo XML e gerar o PDF da Nota Fiscal, os pontos de atenção que devem ser considerados ao fazer isso, como resolver essa questão através de um arquivo RTM e como viabilizar isso de maneira descomplicada, personalizada e segura com as soluções Tecnospeed.
XML para PDF
Como você deve saber, o XML é uma linguagem ideal para a transmissão de dados, pois garante leveza, segurança e compatibilidade com diversos dispositivos e sistemas operacionais – não à toa este formato foi escolhido como o oficial para os documentos fiscais eletrônicos brasileiros.
No entanto, ao se deparar com um arquivo XML, sua visualização e leitura não são amigáveis aos olhos e linguagens humanas, se parece mais com uma leitura de um código. Justamente por isso que o DANFE – Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica foi instituído.
Assim, clientes, contribuintes, terceiros e autoridades fiscais podem ler e interpretar as informações de uma nota através deste documento impresso ou arquivo PDF, seja para fins de comprovação, fiscalização ou, simplesmente, organização. Confira a visualização de um DANFE para entender como essa versão em PDF facilita a interpretação do documento:
Diante da necessidade de converter um XML para PDF, seus clientes podem considerar buscar e utilizar serviços gratuitos e online para concluir essa “tradução” de seus arquivos, no entanto, o buraco aqui é (bem) mais embaixo.
Os dados contidos em um arquivo XML de uma Nota Fiscal são sensíveis e merecem atenção redobrada com relação à sua segurança. Portanto, a conversão do XML para PDF em sites gratuitos definitivamente não é a alternativa indicada. Se o serviço é gratuito, muito provavelmente o pagamento são as suas informações!
Outra opção é fazer a consulta das notas e “conversão” através do portal das prefeituras ou SEFAZ, o que garante muito mais segurança para o processo, mas também não soluciona a questão por completo, visto que não é um procedimento automatizado ou disponível em lotes e, portanto, viável para um grande volume de arquivos a serem convertidos e impressos, além de não estar disponível em todas as localidades.
Agora, se você está se perguntando qual é, portanto, a melhor solução para dar conta desta conversão e passar arquivos XML para PDF, saiba que ela é mais simples do que você imagina e se chama arquivo RTM.
O que é o arquivo RTM da Nota Fiscal?
O RTM é uma extensão de arquivo gerada por um programa chamado Report Builder que, por sua vez, é amplamente utilizado para editar e apresentar relatórios por seu uso fácil, diverso e intuitivo. Já ouviu falar dele?
Dentre as diferentes funcionalidades que o Report Builder oferece, a edição de campos e seus textos e dados é uma das mais úteis, e também a que se aplica nessa demanda de conversão do arquivo XML para PDF.
Com o seu componente Rich Text é possível personalizar as informações e gerar um PDF com todos os dados da Nota Fiscal ou outro DF-e em questão, deixando-os legíveis para a leitura e/ou impressão.
Então, falar em arquivo RTM da Nota Fiscal, significa falar da criação/edição de um arquivo compatível com o conteúdo encontrado no PDF da Nota Fiscal e também do formato usado para gerar as impressões dos componentes da TecnoSpeed com facilidade, segurança e flexibilidade.
Personalizando o RTM com as soluções TecnoSpeed
O processo de personalização do RTM da Nota Fiscal é simples e realmente auxilia na criação de uma versão amigável para a impressão deste documento. No entanto, além dessa demanda primária, há a demanda de automatizar esse processo de personalização através de seu software ou módulo fiscal.
Nesse sentido, as soluções da Suíte de Componentes da TecnoSpeed é ideal, pois fornece essa entrega completa, com o Report Builder integrado ao módulo fiscal e, portanto, ao seu sistema, e já com pré-definições de layout para impressão, incluindo campos, fontes, tamanhos, posicionamentos, linhas e posição e tamanho das imagens.
Além disso, você também pode customizar esses detalhes de acordo com a sua necessidade e criar um modelo adaptado ao seu negócio ou à demanda de seus clientes. E esse processo é bastante simples.
No caso da NF-e, por exemplo, basta selecionar a opção “Editar DANFE” e o sistema irá abrir o Report Builder e permitir a edição direto no software, sem necessidade de instalação do programa e alternância entre as abas. Para ir além, confira como os RTM’s podem ser editados dentro dos componentes da TecnoSpeed na NF-e, NFC-e e NFS-e!
E para levar essa solução completa para os seus softwares e, consequentemente, para os seus clientes, não deixe de explorar as possibilidades e integrar nossos componentes:
Temos certeza que com as nossas soluções fiscais o seu software irá ainda mais longe, suas dores de cabeça e esforços serão aliviados e o seu reconhecimento e valor multiplicados. Vamos juntos?
1 Comment
Muito útil! Não sabia que era possível converter as notas fiscais em PDF utilizando XML, vou dar uma testada e ver como funciona no meu software de cadastro de notas.