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Elaboramos um artigo sensacional para você entender tudo sobre a maturidade do produto. Confira!


O conhecimento sobre os estágios de maturidade do produto é essencial para adotar estratégias adequadas e garantir a sua continuidade no mercado.

A concepção ou definição de um produto não é exata, visto que cada empresa pode ter uma nomenclatura própria, e critérios específicos de acordo com o que melhor se encaixa em sua instituição.

Nesse cenário, a maturidade do produto é uma etapa do ciclo de vida – abordaremos mais à frente – que é caracterizada pelo ápice das vendas juntamente com uma estabilidade de lucros e concorrências. É a fase que evidência a consolidação de um produto, indicando que seu objetivo inicial foi atingido.

Continue conosco para descobrir estratégias incríveis para perpetuar o seu produto no mercado, mantê-lo desejado pelos clientes e afastar a fase de declínio.  

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Um pouco sobre o Ciclo de Vida do Produto

O Ciclo de Vida do Produto ou CVP, como é conhecido, é o tempo hábil em que um produto se mantém no mercado, desde a idealização daquele item até o fim de sua trajetória onde ele deve ser atualizado ou descontinuado.

Essa jornada é um processo natural que acontece com todo e qualquer item que é comercializado, mas isso não significa a má qualidade de um produto, representa somente o fechamento de um ciclo, no qual o item evolui, se transforma ou é substituído.

É de extrema importância ter o conhecimento do CVP para ser possível identificar em qual etapa o produto se encontra e quais estratégias de ação devem ser implantadas para postergar sua permanência no mercado.

As fases do ciclo de vida de um produto são as seguintes: desenvolvimento, introdução, crescimento, maturação e declínio. Você pode entender mais sobre cada etapa em nosso artigo “Ciclo de Vida do Produto (CVP): entenda o que é e quais são suas etapas”. Nele você compreenderá cada etapa e o que fazer em cada uma delas.

Por que pensar e aplicar as estratégias da maturidade?

Confira por que pensar e aplicar as estratégias da maturidade!
Como a maturidade do produto é a última etapa, devemos colocar todos os esforços nela. | Imagem: Pexels.

Todas as etapas do CVP têm sua devida importância, no entanto, a maturidade do produto merece atenção especial, pois é o último estágio de ascensão antes do declínio. É o momento no qual os esforços devem estar a todo vapor para lidar com ideias inovadoras da concorrência e agir rapidamente.

Quando se trata de softwares, é possível ver claramente esse processo. Lembra de um tempo atrás, quando as soluções ofereciam a funcionalidade de emissão de NF-e como inovação para estabelecimentos comerciais ou prestadores de serviços? De fato, por um momento foi algo inovador. No entanto, essa função deixou de ser um “plus” e se tornou praticamente uma obrigatoriedade, pois, atualmente, aqueles que não disponibilizam essa função não se destacam aos olhos do cliente.

A concorrência entre as Software Houses que oferecem essa função em seu sistema é bastante ampla, evidenciando a fase de maturidade do produto que, agora, precisa oferecer outros benefícios para se sobressair entre os demais, por exemplo, além de disponibilizar emissão de NF-e, é possível levá-la para o ambiente mobile

Para superar esse desafio existem algumas estratégias que podem ser aplicadas. Vamos a elas!

1. Fortaleça sua marca

Fidelizar um cliente pode ser menos complexo do que conquistar novos consumidores. Sendo assim, alguns fatores podem influenciar esse processo, como a experiência de compra do usuário e a relação do consumidor com a marca. Nesse sentido, é benéfico ter os valores morais da empresa bem definidos, a fim de consolidar e fortalecer a identidade da marca e criar identificação com o cliente.

2. Invista em inovação

Diante da concorrência encontrada na fase de maturidade, a inovação torna-se vital. Nesse momento, oferecer novas funcionalidades aos seus clientes transmite mais estabilidade, como o dashboards mobile, e ainda é uma forma assertiva de tomada de decisão sobre o que inovar.

Uma dashboard é o recurso ideal para essa função, pois ele possibilita uma visualização ampla e completa dos dados. Para ter acesso a essa ferramenta, o PlugDash é a solução perfeita. A partir disso, é possível detectar os GAPS da marca ou produto e saber quais ações devem ser tomadas.

3. Esteja atento à margem de lucro

A fase de maturidade do produto é o momento de ter mais cautela, qualquer erro pode ser fatal e antecipar o fim da vida útil do produto no mercado. Essa etapa representa um momento em que os custos são maiores devido ao esforço de se destacar no mercado e, consequentemente, os lucros tornam-se menores.

Assim, para manter a margem de lucro da empresa é necessário pensar em inovação e aprimoramento que tenham baixo custo de investimento. 

Com tantos obstáculos, sabemos que parece complicado fazer com que seu produto permaneça no mercado por tanto tempo, mas seguindo as nossas dicas e aplicando as estratégias certas você será capaz de atribuir longevidade a sua invenção.

No mercado de softwares não é diferente, mesmo as empresas já consolidadas, necessitam de atualizações e inovações, como as soluções mobile.

E sabendo que essa é uma ferramenta promissora, oferecer recursos mobile para o seu cliente é essencial para se destacar no mercado, independente do segmento de atuação, através de gráficos e apresentações visuais, meios para que a empresa possa permanecer com seu produto em evidência por mais tempo. 

Além é claro do custo-benefício, uma solução integrável como o PlugDash é ideal para essa fase do produto: é uma inovação que necessita de investimento muito inferior a outras opções do mercado e consegue agregar muito na margem de lucro do produto.

Conheça o PlugDash

A fase de maturidade pode parecer o início do fim de um longo planejamento, mas esse não precisa ser o cenário do seu produto.

De fato, é o início de algo novo e que deverá sofrer alterações, mas não precisa representar o final da vida útil do produto no mercado.

Muitas Software Houses estão optando por integrar soluções prontas, previamente desenvolvidas que oferecem a inovação que um produto necessita nessa fase do CVP sem um alto custo de investimento.

Esse é o caso do PlugDash – uma solução para criação de dashboard mobile no software de sua empresa, dispensando a necessidade de criação de uma nova aplicação.

Garanta a permanência do seu software no mercado por muito mais tempo com uma solução simples. Se destaque dos seus concorrentes e se mantenha em evidência no seu segmento com as nossas soluções! 

O assunto é inovação? Então é com a TecnoSpeed que você pode contar! Conheça mais sobre o PlugDash aqui!

Conclusão

Percorrer as fases do ciclo de vida é o caminho natural de qualquer produto que se encontra no mercado. Entretanto, essa trajetória pode ser trilhada de maneira inteligente e estratégica para que fique em destaque pelo máximo de tempo possível. 

Agora que você conhece todas as etapas e entende a importância da maturidade do produto, já pode usá-las em seu benefício e colocá-las em prática. Aplique as metodologias sem hesitar, tenha o controle do ciclo de vida útil do seu produto e esteja presente no mercado por muito mais tempo!

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Por que pensar e aplicar as estratégias da maturidade?
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Todas as etapas do CVP têm sua devida importância, no entanto, a maturidade do produto merece atenção especial, pois é o último estágio de ascensão antes do declínio. É o momento no qual os esforços devem estar a todo vapor para lidar com ideias inovadoras da concorrência e agir rapidamente. Quando se trata de softwares, é possível ver claramente esse processo. Lembra de um tempo atrás, quando as soluções ofereciam a funcionalidade de emissão de NF-e como inovação para estabelecimentos comerciais ou prestadores de serviços? De fato, por um momento foi algo inovador. No entanto, essa função deixou de ser um “plus” e se tornou praticamente uma obrigatoriedade, pois, atualmente, aqueles que não disponibilizam essa função não se destacam aos olhos do cliente.
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