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Modelo de Validação de Steve Blank: o que é?

Publicado por Geison Durães em 20 de agosto de 2020
Saiba como funciona o modelo de validação Steve Blank
Tempo de Leitura: 4 minutos

Você sabe como funciona a Validação de Steve Blank? Entenda a importância desse método e como ele é fundamental para a gestão de empresas!


A gestão empresarial é um planejamento essencial para os negócios. Para isso, muitos empresários buscam métodos que demonstrem uma excelente desenvoltura no mercado e também a fácil adaptação a sua empresa. Um dos modelos disponíveis para essa organização é a famosa Validação de Steve Blank. Você já ouviu falar?

Neste artigo discutiremos sobre essa forma de gestão de empresas no mercado, mostrando como ocorrem os passos de inovação e escala, além de detalharmos como funciona a Validação Steve Blank na prática. Esse conteúdo é encontrado também em forma de vídeo para você que deseja se aprofundar ainda mais no assunto!

Modelo de Validação de Steve Blank - Software House

Continue aqui e acompanhe a nossa explicação! Boa leitura.

Conteúdo ocultar
1. O que é Validação de Steve Blank?
2. Como esse modelo funciona?
3. 1. Fase de inovação
3.1. a. Descoberta
3.2. b. Validação de mercado
4. 2. Fase de escala
4.1. a. Escala de vendas
4.2. b. Escala da empresa
5. Conclusão

O que é Validação de Steve Blank?

Afinal, o que é a Validação de Steve Blank? Como outros métodos de planejamento e organização empresarial, esse modelo serve para fazer a gestão de um negócio no mercado, a fim de traçar métricas concisas e que coloquem um produto à venda com segurança.

Em outras palavras, este método funciona como uma validação do mercado por meio de um produto que você quer colocar para comercialização. Sem saber o interesse dos clientes e a busca que estão realizando é inviável colocar um item para venda, já que não há conhecimento suficiente do público para esse negócio.

Como esse modelo funciona?

O modelo de Validação Steve Blank possui duas fases essenciais para o seu funcionamento, além de algumas subdivisões dentro desses períodos. Essa sequência é essencial para que o processo ocorra de maneira correta!

Além disso, é fundamental que o empresário esteja atento ao mercado e ao cliente, pois eles são as ferramentas mais importantes para realizar esse procedimento dentro da empresa.

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1. Fase de inovação

Para iniciar temos a fase de inovação do modelo de Validação de Steve Blank. Imagine a seguinte situação: o cliente vai atrás de sua empresa para contratar um serviço de código de barras, porém você não oferece esse produto no instante.

Mas, em determinado momento, você percebe que a busca por esse serviço aumentou muito e que ele pode ser um grande potencial dentro de seu negócio. Ou seja, a partir dessa procura, planeja-se disponibilizar o código de barras aos consumidores.

a. Descoberta

Para começar o processo de Validação Steve Blank é fundamental que o empresário realize a descoberta sobre como é esse público. Muitos acreditam que o produto é voltado para um nicho, porém isso apenas é confirmado por meio de pesquisas por telefone, retorno aos consumidores que foram em busca desse item, entre outros.

A situação do código de barras é um exemplo fatídico, pois as empresas acreditam que esses clientes são modernizados e que possuem todos os instrumentos para um produto altamente tecnológico. Mas pense: um posto de gasolina em uma estrada no interior do Brasil possui internet para um aplicativo desse nível? Muito provavelmente, não!

Portanto, nessa etapa é fundamental que haja o levantamento do problema desse cliente e as formas que ele resolve a situação por enquanto – além do perfil dos mesmos. Somente através dessas informações é possível seguir para a comercialização – lembrando que durante a pesquisa não pode haver vendas!

b. Validação de mercado

Descoberto qual é o problema desse cliente, agora o empresário possui conhecimento suficiente para começar a validar o seu produto. Mas, atente-se! Esse passo não significa que você já está validado diante o mercado, mas que apenas está em processo de construção. 

Para isso, o modelo de Validação Steve Blank realiza as adaptações do produto de acordo com as pesquisas e resultados encontrados no passo de descoberta, a fim de projetar a venda ideal para o consumidor e a montagem certa do produto para o mercado.

Nessa fase pode haver venda, sim! Porém é preciso tomar cuidado, pois essa comercialização serve apenas como um teste para saber se o produto está de acordo ou não com o público-alvo.

2. Fase de escala

O código de barras foi aceito pelos consumidores? Ótimo! A partir da primeira fase temos um produto construído de acordo com a procura do mercado. Ou seja, conseguimos reconhecer qual o problema real desses clientes.

Agora iniciamos um novo processo, que precisa alinhar a quantidade de vendas e a gestão de qualidade desses produtos disponibilizados para comercialização.

a. Escala de vendas

O início da fase de escala é árdua, pois é neste instante que o empresário investe em novos canais de venda para conseguir mais clientes e aumentar a comercialização do seu produto dentro do mercado.

O código de barras, exemplo que estamos usando como uma forma prática de ver o modelo de Validação Steve Blank, agora é vendido por meio dos vendedores internos e externos, redes sociais e demais formas de comércio.

É importante salientar que nessa etapa, diferente da anterior, a validação do mercado já ocorreu. No passo anterior, a venda foi autorizada como um teste deste produto – para analisar o verdadeiro problema do consumidor – e agora a empresa tem completo conhecimento sobre como desenvolver esse projeto e vendê-lo.

b. Escala da empresa

A última parte dessa validação muitas vezes é esquecida, porém é essencial para manter a Validação de Steve Blank em dia. Agora que já há a aceitação do público-alvo e conhecimento sobre esses consumidores, é preciso um suporte especializado, que tire todas as dúvidas ou possíveis problemas que possam acontecer com esse cliente.

Por meio desse canal, além de criar um maior vínculo com o público, a empresa consegue se atualizar diante do mercado e estar sempre adequado aos pedidos dos consumidores de sua empresa.

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Conclusão

Para encerrar vamos retomar tudo que foi discutido até aqui. O modelo de Validação Steve Blank é um método de gestão de empresas, que auxilia os empresários no momento de disponibilizar um novo produto no mercado.

Muitos acreditam que o lançamento de um novo item somente necessita de inovação e criatividade, mas a busca do cliente precisa vir em primeiro lugar, sendo a chave essencial para criar novas comercializações.

Para você que ficou interessado no assunto e quer saber mais sobre gestão de empresas, tecnologia e assuntos afins, continue em nosso blog e conheça um pouco mais sobre a TecnoSpeed! 

Geison Durães
Geison Durães
Formado em Comunicação em Multimeios. Analista de Marketing da TecnoSpeed, focado em produção de conteúdos para mídias digitais.

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