ERP híbrido: o que é e como funciona?

Descubra o que é um ERP Híbrido, como funciona e quais são as vantagens dessa solução. Também veja porque esse modelo de sistema será tendência em 2020.   
Tempo de Leitura: 3 minutos

Descubra o que é um ERP Híbrido, como funciona e quais são as vantagens dessa solução. Também veja porque esse modelo de sistema será tendência em 2020.   


Com a necessidade de transformar os negócios e disponibilizar soluções mais modernas para os clientes, muitas software houses se veem diante de um obstáculo: desenvolver sistemas tradicionais, em servidores locais, ou disponibilizar um ERP Híbrido que ofereça serviços de armazenamento na nuvem?

Não sabe se desenvolver um ERP Híbrido é uma opção interessante para a sua software house? Veja, neste post, o que é, como funciona e quais são as vantagens que esse modelo de sistema pode oferecer para os seus clientes. Confira!

ERP Híbrido: o que é?

O ERP Híbrido é uma solução que integra as funcionalidades de um ERP local e um ERP na nuvem. Ou seja, permite a instalação do servidor dentro da empresa e o armazenamento e acesso de informações pela internet. 

Quando uma software house decide desenvolver um modelo híbrido, ela está buscando oferecer aos clientes as vantagens de ambas as categorias: a segurança de ter um ERP instalado no local e a facilidade de acesso de um servidor cloud.  

Confuso? Vamos explicar!

Um exemplo de ERP híbrido é quando se desenvolve o ERP como um software local, mas coloca esse servidor para funcionar num data center. Isto é, outro lugar fora da empresa e que pode ser acessado por Internet. Nessa opção de modelo híbrido, são mantidas as vantagens de um ERP local, mas se acrescenta a segurança do armazenamento em nuvem. 

Outro exemplo é quando o ERP é desenvolvido como serviço, mas sua instalação é feita localmente no servidor. Ou seja, ele consegue reduzir algumas desvantagens da modalidade cloud porque o cliente final ganha a chance de personalizar o sistema com base nas suas necessidades. 

Como o software híbrido se trata da junção entre o ERP local e o ERP em nuvem, é importante que o desenvolvedor conheça quais são as vantagens e desvantagens de cada modelo. Por que?  Para que ele crie a ferramenta e consiga esclarecer ao cliente todas as dúvidas relacionadas ao ERP híbrido.

Confira o conceito de ERP híbrido e as oportunidades de negócios que ele pode te oferecer, no vídeo abaixo:

ERP Híbrido: O que é e como funciona?

ERP na nuvem e ERP local: quais são as vantagens e desvantagens?

Enterprise Resource Planning, conhecido também por ERP na nuvem, é uma opção tecnológica para acessar os dados em qualquer lugar e hora. Capaz de desburocratizar boa parte das tarefas, a solução em cloud garante benefícios significativos como investimento inicial baixo, suporte técnico e facilidade de acesso. 

Também possibilita mais segurança, mobilidade para controlar as informações e backup automáticos de todos os dados.

Já o ERP local, instalado nos computadores e servidores do próprio cliente, oferece vantagens distintas do ERP na nuvem. Por exemplo, garante o controle total sobre os dados, mais flexibilidade para customização e personalização e ganhos financeiros mais expressivos a longo prazo.  

Tanto o servidor na nuvem como o ERP local possuem vantagens interessantes para os seus clientes, concorda? Porém, ambas as modalidades também tem desvantagens que precisam ser levadas em consideração. 

O software em nuvem, por exemplo, não permite a chance do cliente personalizar a ferramenta pois o modelo já possui um programa padrão. A probabilidade de ocorrer erros também é uma desvantagem pois o sistema em cloud exige mais responsabilidade dos usuários que têm acesso a plataforma. 

Por outro lado, o servidor local deixa a desejar quanto a usabilidade e capacidade de realizar atualizações. Os clientes podem demorar para personalizar o programa ou perder tempo chamando profissionais de TI para ajudar sempre que o software precisa de reparos.

Além das desvantagens acima, o investimento em um ERP local também pode ser desfavorável para o cliente a curto prazo. Isso porque o valor inicial é considerado alto e depende de uma equipe para realizar a instalação. 

Por que o ERP Híbrido é uma tendência?

O servidor local garante mais segurança e o armazenamento em nuvem proporciona funcionalidades mais modernas para administrar os negócios à distância.

Como o objetivo das software houses é satisfazer às necessidades dos clientes e permitir que eles desfrutem dos benefícios de ambas as modalidades, desenvolver um ERP Híbrido têm se tornado uma opção bastante atrativa. 

Afinal, a solução mantém as vantagens de um ERP local ao mesmo tempo que oferece mais segurança para os usuários. 

Um ERP Híbrido, diferente de um ERP tradicional, possibilita também a chance do cliente economizar dinheiro já que em alguns casos pode haver a redução na adesão de licenças para bancos de dados e sistemas operacionais. 

Ou seja, o modelo híbrido não só é uma alternativa benéfica para o desempenho dos serviços como é vantajosa para o bolso de qualquer cliente.

De acordo com o Gartner a tendência é que, em 2020, 90% das implementações sejam feitas em modelo híbrido. Software houses como a sua vão se libertar da dúvida entre investir em um servidor local ou um servidor em nuvem, e começar a apostar em soluções híbridas que oferecem mais vantagens.

Para as software houses que querem se manter competitivas no mercado, essa pode ser a oportunidade perfeita para se sobressair. Tudo indica que o modelo híbrido será a opção Nº1 nos próximos anos, então porque não criar o sistema agora e sair na frente das concorrentes?

Embora o ERP na nuvem e o ERP local apresentem desvantagens quando separados, a solução híbrida é capaz de superar as diferenças e proporcionar aos clientes apenas os benefícios. Ou seja, começar a desenvolver o ERP híbrido não é uma boa opção para a sua software house, mas sim excelente.  

Fica por dentro de tudo!

Gostou do tema? Quer ficar por dentro de todas as novidades relacionadas a tecnologia e desenvolvimento de software? Então cadastre-se em nossa Newsletter para acompanhar mais conteúdos para as software houses.


Geison Durães
Geison Durães
Formado em Comunicação em Multimeios. Analista de Marketing da TecnoSpeed, focado em produção de conteúdos para mídias digitais.

Comments are closed.

Pular para o conteúdo